Jandira Mendes Silveira(orientanda)

Suelly Norberto Gomes (orientadora)

RESUMO

As melhorias vindas com tecnologias e junto com a crescente competitividade em escala global modificaram as organizações, com o seu desenvolvimento e a facilidade nas criações de produtos, serviços e informação, cujas tarefas desenvolvem em apenas um clique para quem a domina. O campo tecnológico tem gerado uma extensãograndiosa ao decorrer dos tempos. As instituições de ensino, por significarem elementoinseparável desta sociedade próspera percebeu que necessitava utilizar as tecnologias como um meio de transmissão e propagação do conhecimento.Portanto este estudo busca pesquisar sobre a tecnologia e a leitura da literatura com prática pedagógica tendo como objetivo refletir sobre a utilidade e auxílio da tecnologia no ensino aprendizado referente a leitura de obras literárias praticadas no ambiente escolar, buscando evidenciar uma prática educativa que auxilie na formação de cidadãos capazes de viver na sociedade em que está inserido. Para a realização deste trabalho foi utilizado o método bibliográfico, onde foi analisado e coletado informações em diferentes artigos e livros que tratam do tema aqui apresentado. A tecnologia aliada à educação estimula a produção de saberes, facilita o acesso as informações e aos conhecimentos. O emprego dos recursos didáticos com alicerce nas Tecnologias de informação e comunicação passa a fazer parte do trabalho de desenvolvimento do aluno é também um grande aliado do professor na concretização de suas atividades, sendo também eficaz para a sociedade. Os procedimentos realizados no âmbito escolar acarretam consigo diferentes formas tecnológicas das quais transformam o conhecimento prévio do aluno. Desta maneira, dominar as tecnologias é importante para os alunos, deve-se procurar meios para seja realidade no cotidiano escolar.

Palavras – chave: Conhecimento. Ensino Aprendizado. Leitura. Tecnologia.

Introdução

            A leitura leva a um mundo onde se pode: sonhar, enfrentar medos e angustias, surpreender-se, alegrar-se, emocionar-se. Depende da idade, do conhecimento, dos valores, o modo como será interpretado o texto. O que está escrito não muda, mas nós somos capazes de fazer “leituras e interpretações diferentes” de um mesmo texto, em diferentes períodos.

Porém, ao fazeresta análise deve se pensar sobre osmétodos e as mudanças que devem ocorrer nos processos educacionais para a implementação das novas tecnologias no ambiente educacional, dando acesso aos educandosesta nova modalidade.

Conhecer os métodos pedagógicosé de suma importância ao educador, inserido em um mundo globalizadoque está sempre em constante mudanças, graças ao auxílio das tecnologias de comunicação e informação. 

Com estas transformações, vê se o surgimento das tecnologias, tais como:informática, a internet, a hipermídia, a multimídia, e as diferentes ferramentas de interação e comunicação como chats, listas de discussão e o correio eletrônico, sendo algo útil para o desenvolvimento do procedimento de ensino-aprendizagem, sendoexatamente isso que iremos adentrar neste trabalho.

            A leitura é uma ação únicada raça humana. Logo, aação de lermostra como atividade que permiteoconhecimento do ser humano na vida em sociedade. A leitura faz com que surjam indivíduos-leitores críticos e transformadores, dependendo de quem ensina este método. Para isso é indispensável que o educador também seja crítico e consciente de seus atos e que não tenha medo do ato de explorar, utilizando a tecnologia para essa “exploração”.

Assim, as tecnologias colocam várias portas que tendem ajudar,especialmente na área da educação, dessa forma as instituições educacionais buscam inovações e adaptações desses processos tecnológicos, para utiliza-los como modo de ensino/aprendizagem, com grande potencialidade educacional ainda a ser explorado.

Nesta discussãoda formação de leitores, é preciso considerar algumas questões complicadas e, também, rodeadas por muitos debates na época presente: políticas públicas, acesso ao livro, currículo escolar, professores leitores, formação continuada de professores e inúmeros meios que possam ser acrescentando e discutidos em volta do tema desenvolvimento dosledores que são calorosas e polêmicas r também reflexões.