Detetives particulares são profissionais muito empenhados em auxiliar os seus clientes a acabarem com dúvidas e solucionarem situações delicadas. Para realizar esse trabalho é preciso utilizar diversos recursos, tendo preparo técnico, experiência e ainda utilizando equipamentos tecnológicos que facilitam a investigação e garantem resultados mais rápidos e certeiros e, consequentemente, a satisfação do cliente, foco principal do investigador particular. Mas não vá pensando que os aparelhos utilizados pelos investigadores são como aqueles equipamentos mirabolantes que aparecem nos filmes de espião, a ideia é contar com aparelhos funcionais e discretos, que facilitem a investigação sem coloca-la em risco.

Rastreando veículos

Um dos equipamentos que mais beneficiou o trabalho do detetive particular foi o rastreador de veículo que utiliza a tecnologia GSM via satélite, possibilitando acompanhar em tempo real a localização do investigado. Com o rastreador de veículo o detetive particular pode ter acesso ao local exato em que a pessoa investigada está a qualquer momento, permitindo descobrir pistas, encontros e padrões de comportamento e até mesmo possibilitando flagras que serão registrados em fotos, vídeos e áudio para serem entregues ao cliente. O rastreamento de veículos através de satélite acabou com os riscos de perder o investigado no trânsito e desperdiçar uma chance de solucionar o caso. Com o rastreador não tem erro, se você está seguindo a pessoa e a perde de vista, basta checar sua localização. Isso, aliás, permite chegar até o investigado de forma mais rápida, evitando pontos de trânsito, obras e alagamentos.

Outros recursos tecnológicos

Não é só o rastreamento de veículos que melhorou com a evolução da tecnologia, muitos outros recursos utilizados em investigações evoluíram e novos aparelhos surgiram. As escutas de ambientes, por exemplo, ajudam a saber tudo o que é falado no escritório, na casa, no carro ou aonde for necessário e pode ser utilizada em objetos discretos, como uma caneta. Outros objetos comuns que passam despercebidos agora podem conter câmeras para registrar em vídeo todas as ações do investigado e interações do detetive com pessoas ligadas a ele – entre os mais comuns temos os óculos que filmam e a caneta que filma. De forma muito discreta é possível ter acesso a momentos íntimos que ajudam a revelar a verdade. As câmeras de visão noturna são um recurso recente, que permitem realizar flagras em ambientes noturnos, muito comuns em casos extraconjugais, por exemplo, e que até pouco tempo atrás eram muito complicados, pois a qualidade das imagens não permitia definir com certeza as pessoas envolvidas. A qualidade das câmeras também é outro fator que evoluiu muito recentemente, sejam elas câmeras profissionais de longo alcance, as microcâmeras escondidas em objetos ou as de visão noturna. A resolução é muito mais alta e permite imagens de qualidade mesmo em ambientes mal iluminados.

Certamente os avanços da tecnologia permitiram novas possibilidades e facilitaram muito o trabalho dos detetives, garantindo mais agilidade e precisão na resolução de casos. Se você está pensando em procurar os serviços de um investigador, pergunte quais equipamentos ele utiliza!