Infelizmente, os índices de criminalidade continuam altos em todo o Brasil, nos fazendo buscar formas de proteger nossos bens e garantir a segurança das pessoas. Por isso, é muito comum empresas, edifícios e condomínios buscarem o apoio de uma empresa de segurança patrimonial.

Essas empresas têm amplo conhecimento dos melhores recursos e estratégias para evitar roubos, furtos, invasões e outros crimes que colocam em risco vidas humanas e bens de alto valor financeiro e/ou emocional.

As empresas de segurança privada contam hoje com recursos tecnológicos cada vez mais avançados, que permitem estratégias de segurança mais eficazes, garantindo o bem-estar das pessoas e a integridade do patrimônio. Conheça alguns dos equipamentos mais utilizados em condomínios e empresas para garantir a proteção patrimonial e a segurança das famílias ao entrarem no edifício.

1. Acesso biométrico

Moradores e funcionários têm as suas digitais registradas e passam a utilizá-las para acessar o prédio através de um leitor instalado nas entradas, que permite o acesso apenas de pessoas cadastradas. Ainda é possível associar à biometria um alarme silencioso, para o caso da pessoa ser refém de um invasor – nesse caso, são cadastradas duas digitais diferentes, uma para o uso comum e outra para situações de emergência, que permite acesso ao local, mas envia um alerta para a empresa de monitoramento.


2. Câmeras infravermelhas de visão noturnas

Esses aparelhos permitem ver quando alguma pessoa entra no ambiente mesmo que ele não esteja iluminado, facilitando a detecção de intrusos mesmo durante a noite e ainda mostrando quantos deles estão no prédio e sua localização exata.


3. Alarmes

Tradicionais, ainda são bastante utilizados para inibir a invasões. As empresas de segurança privada podem utilizar diversos tipos de alarme, sendo o mais conhecido aquele que dispara um aviso sonoro com o objetivo de dificultar a ação de criminosos, mas também é possível mandar um aviso diretamente para o dono do imóvel ou para a empresa de segurança, bem como bloquear automaticamente o acesso.


4. Acompanhamento em tempo real

Os avanços tecnológicos permitiram integrar alarmes e câmeras a tablets e smartphones, emitindo um aviso imediato em situações suspeitas e possibilitando acompanhar a segurança da casa ou empresa pelo celular. Há ainda a capacidade de acessar em tempo real, através da internet, as imagens das câmeras de segurança do edifício.


5. Reconhecimento facial para entrada em ambientes

Cartões e senhas podem ser roubados facilmente ou falsificados e já existem formas de burlar o acesso biométrico. O reconhecimento fácil se tornou o método mais seguro para evitar fraudes e outros crimes, pois ele diferencia até mesmo gêmeos. Além disso, ele é rápido e prático, evitando o esquecimento de senhas e cartões de acesso, simplificando a rotina.


6. Botão de pânico

Muito útil, o botão de pânico funciona 24 horas e está ligado à central de monitoramento, que é comunicada silenciosamente quando um morador, porteiro ou funcionário aciona o botão. A empresa de segurança patrimonial pode ser instalar o botão de pânico no controle da garagem e na guarita do porteiro, por exemplo.