A SUSTENTAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA

A educação infantil é o primeiro contato da criança com as atividades pedagógicas favorecedoras do seu desenvolvimento de socialização, oferecidas em creche e pré-escola.

A criança nessa fase necessita de maiores atenção e cuidado do professor, ao brincar, ao jogar, cantar, dançar e correr, isso desenvolvera diferentes expressões, ou seja, afetiva, motora, cognitiva, lingüística e outros. Em outras palavras, a criança exige atenção e acompanhamento de forma sistematizada na Educação Infantil.

Vale ressaltar, que a criança também inicia o seu processo de leitura e escrita codificadas, ou seja, o lúdico é o procedimento metodológico indispensáveis nessa fase de desenvolvimento.

O papel do ensino da Educação Infantil, não e somente de responsabilidade da escola, mas também da família, os responsáveis devem acompanhar a rotina de seus filhos e orientá-lo para o seu aprendizado continuo.

A escola também tem como função, proporcionar a criança espaço que favoreçam o brincar, disponibilizando brinquedos pedagógicos recreativos para que seu desenvolvimento do pequeno seja compatível para o conhecimento de Piaget.

A educação infantil é uma fase riquíssima, quando há uma comunicação entre professor, aluno e também entre os amigos, se torna um fator preponderante para o desenvolvimento da criança no ambiente escolar.

Vale ressaltar, que o conhecimento de saberes infantis deve ser considerados e respeitados pelo educador, atualmente alguns profissionais enxergam a educação infantil apenas como um pré requisito para aprendizagem e leitura; além desse ponto de vista é importante  também promover a interação pessoal, social, fatores determinantes na educação infantil.

Um dos pressupostos de sustentação da educação básica é proporcionar a formação integral do individuo, exercício da cidadania, potencialidade, proporcionando atividades que promovam o desenvolvimento da criança.

Segundo pensadores da área explicam que as crianças aos três anos se desperta para historia de contos de fadas, esse processo ira auxiliá-los a organizarem experiência de vida, ou seja, lidar com sua alegria, conquista, perdas e sentimentos contraditório.

Atualmente, a leitura se faz presente no ambiente escolar, cabe ao professor instigar a criança ouvir historia para que adquira a habilidade artística, pois o trajeto de ouvir e ler historia, desenvolvera todo potencial critico dessa criança.

Vale lembrar que a leitura provoca na criança o despertar para o mundo da imaginação, o professor pode utilizar essa ferramenta para oportunizar a criança, o brincar de faz de conta, interpretação do papel social e por fim que a mesma faça a descoberta de sua respectiva identidade, sendo indispensável o profissional que atua na área da educação infantil trabalhar práticas com historia infantil. Sendo assim a leitura de um livro com a s crianças pré-escolares não apenas se cria numa atividade prazerosa, mas sim uma brincadeira pedagógica.

É preciso que o educador aproveite toda a situação de interação, sendo necessário instigar também a criatividade e a socialização, deixando de lado as atividades mecânicas e oportunizando-as atividades lúdicas e prazerosas. Cabe a esse profissional da educação criar situações de aprendizagens no cotidiano de creche e escola, possibilitando articulação de varias linguagens, oferecendo a criança um espaço de experiências para novas descobertas.

 

ADRIANA PERES DE BARROS Graduada em Pedagogia; Especialista em Educação Infantil , professora na Rede Municipal de Ensino Público na cidade de Rondonópolis. ELIANE SANTOS REZENDE MICHELATO- Graduada em: Pedagogia; Especialista em Psicopedagogia e professora na Rede Municipal de Ensino Público na cidade de Rondonópolis. JANE GOMES CASTRO, graduada em Ciências Biológicas; Especialista em Educação Infantil e professora na Rede Municipal de Ensino Público na cidade de Rondonópolis. LEIDIANE OLIVEIRA ROCHA- graduada em Pedagogia: Especialista em Docência na Educação Infantil- UFMT.  RAQUEL SANTOS SILVA (5) Graduada em: Letras; Especialista em Educação Infantil e professora na Rede Municipal de Ensino Público na cidade de Rondonópolis. RENATA RODRIGUES DE ARRUDA; Especialista em Educação Infantil. Email:[email protected]. VALQUIRIA MENDES MARQUES, graduada em pedagogia; Especialista em Psicopedagogia, professora na Rede Municipal de Ensino Público na cidade de Rondonópolis.