A Sociedade da Interação

Society of the interaction

 

Heráclito Ney Suiter¹

  

Resumo

                        Na era da informação, a comunicação entre as pessoas passaram de um modelo estático para um modelo dinâmico. Ao contrário do que muitos pensam, há uma distinção entre interação e interatividade, sendo que esta última é advinda das novas tecnologias de informação, em particular da rede mundial de computadores. O grande problema se concentra ainda na questão econômica para que o processo de interação/interatividade entre as pessoas possa ser mais democrático e inclusivo.

 

Palavras Chaves:

Comunicação. Interação. Interatividade. Novas mídias. Informação.

 ___________________________

¹ Bacharel em Direito pelo Centro Universitário UnirG – Gurupi -TO, acadêmico do 6º período de Comunicação Social/Jornalismo do centro Universitário UnirG e pós-graduando em Comunicação em Crise das Instituições Públicas e Privadas pela W-Pós – Brasília – DF.


                        Ao final do século XX, a sociedade começa a tornar-se complexa, exigindo uma migração do pensamento linear, cartesiano reducionista para um modelo em rede, não linear e holístico. Para Capra (Suiter, 2010, p.05 apud Capra,1995, p.24), o homem entra no século XXI em meio a uma crise sem precedentes de dimensões intelectuais, morais e espirituais.

 

                           Com a grande complexidade de nossa contemporaneidade, surge a nova sociedade da informação, com necessidade de estabelecer novos parâmetros na comunicação. Silva (2003, p.1), em uma de suas pesquisas aponta que essas mudanças têm implicações paradigmáticas, uma vez que na teoria clássica da comunicação a mesma tem um conteúdo de informação uno e indivisível; na sociedade moderna, a interatividade impõe um caráter múltiplo, complexo, sensorial e participativo por parte do receptor da mensagem.

            Há uma distinção entre os termos interação e interatividade, o primeiro, mais antigo do que o segundo conceitua-se como sendo a influência recíproca das pessoas em uma sociedade, já a interatividade, surge no final dos anos 70 e inícios da década de 80 a medida que  as novas tecnologias de informação foram sendo implementadas (Silva,1998, p.02). Para Simmel (1983, p.165), a sociedade é resultado de uma interação entre os indivíduos que a compõe.

            Para alguns, não há distinção entre o termo interação e interatividade, já para outros o que difere um e outro termo é que na interatividade é a relação entre homem e máquina, na interação esta relação ocorre somente entre pessoas sem a utilização de máquinas.  Na interação ocorre a reciprocidade de ações entre vários agentes físicos e biológicos, dentre eles, o homem. Com relação a interatividade, traduz-se uma qualidade técnica do que se pode chamar de “máquinas inteligentes”, máquinas dotadas de propriedades de natureza dinâmica, em constante aprimoramento que acompanha a evolução técnica.  

 

            Conforme o avanço da sociedade em meio a sua complexidade, o surgimento de novas tecnologias de comunicação tendem a se aprimorar mais e mais. O aumento gradual de interatividade entre as pessoas só tende a aumentar, uma vez que o receptor, que apenas atuava no panorama da comunicação como estático, com as novas tecnologias, passa a participar de forma mais dinâmica no processo de troca de informação, ao mesmo tempo em que recebe também emite e interfere de forma direta no processo de comunicação. 

            A grande barreira a ser transposta é a econômica, pois ainda há uma grande maioria de pessoas que não tem acesso a essas novas tecnologias. Em face dessa realidade podemos afirmar que a era da informação ainda não é democrática. A questão econômica também interfere nas novas tecnologias com relação ao monopólio das comunicações, prova disso são as chamadas gigantes do meio informático como Google, Microsoft, Yahoo, etc.

 

Referências 

1 Bibliográficas

CAPRA, Fritjof. A teia da vida. 9ª edição. São Paulo: Cultrix, 2000.

LÉVY, Pierre. Cibercultura. São Paulo: Editora 34, 1999.

SIMMEL, Georg. Sociologia. São Paulo: Ática, 1983.

SUITER, Heráclito Ney. O conflito entre preservação ambiental e desenvolvi-mento econômico. Gurupi: IEP, 2010. 

2 Internet

SILVA, Marcos. Interatividade: uma mudança fundamental do Esquema Clássico da Comunicação. Boletim Tecnico do Senac. Volume 26 - Número 3 - Setembro/Dezembro 2000.

http://www.senac.br/informativo/bts/242/boltec242d.htm. 

Acessado em: 01.12.2011.

 SANTOS, Hermílio. Interação social e novas mídias: elementos para uma análise da interação mediada. Revista FAMECOS, Porto Alegre, nº 18, agosto de 2002.

http://www.revistas.univerciencia.org/index.php/famecos/article/viewFile/318/249. 

Acessado em 01.12.2011.