O Brasil arrastado ,  pelo mundo que se desenvolve , vem apresentando excelentes resultados no mercado internacional, contudo como observa um especialista em  cachaça , assim se intitula um   vizinho nosso , bom de papo por anos de experiência em cultura de bar ,  o país sofre da síndrome do pato gordo.Sozinho o país não consegue  voar e quando voa não vai longe.

Não é pato para reprodução , para gerar patinhos saudáveis para manutenção da espécie , é pato de  panela.

Conteste-o e ouvirá dissertações sobre os males que nos atingem em momentos de fatura .

Em sua sabedoria popular , como chá de hortelã, diz que quem tem um boi cuida , quem tem muitos descuida, até que os males da negligência os atinjam.

Claro que contestei a observação , quem não cuidaria do rebanho , afinal os investimentos e riscos são altos!!!!!!!

Sua observação , como sempre  cercada de histórias, afinal é assim que se conversa entre um gole e outro, é de que o país não pode depender apenas de abnegados, mas de consciência  coletiva .

Dizia ainda, tenho um pedacinho de terra , onde planto algumas verduras e mantenho alguns pés de laranja. Nessas conversas todas as arvores frutíferas viram pés de laranja.

E seguia, meu vizinho de cerca não tem  o mesmo cuidado que eu e não mantém seu terreno limpo das ervas-daninhas, tempos atrás surgiram alguns arbustos na sua propriedade  que dá uma flor amarela, bonita, mas que produz uma quantidade enorme de sementes , leves,  fáceis se serem  levadas pelo vento.

Comecei a notar que em meu sítio começaram a brotar  pés desse arbusto, sem que eu os tivesse plantado. Cada vez que ia ao sítio tinha um enorme trabalho para limpar os canteiros , foi então que  me dei conta de que estava sendo invadido por um mal que vinha de fora.

Quando nos encontramos na venda, assim são chamadas as mercearias  em pequenas cidades do interior, conversando com alguns vizinhos me dei conta de que não era apenas eu que padecia desse mal.

Todos concordaram em limpar os sítios para minimizar a praga.Parece que deu certo!!!

Lembrou ainda que em época de fartura de manga , observação que mostra que não há apenas pés de laranja, quando não se colhe no tempo certo  e não se limpa  terreno há infestação de moscas.

Discursava  esse senhor,  uma manga madura pode ser uma boa sobremesa, uma semente para reprodução ou um atrativo para moscas .Você como dono do sítio faz a escolha.

E repetia, pato gordo não voa e pato que  não voa perde o viço.

Acredito que pouco sei sobre a vida dos patos, mas sei sobre gestão  , vendas e vôos de negócios.

Empresas que não colhem  no tempo certo, que não plantam as  sementes , que não eliminam as ervas daninhas, que não formam  parcerias,  que não se solidarizam com sérios problemas de mercado , enfrentarão cedo ou tarde a síndrome do pato  gordo.

Tenho visto empresas passarem por reestruturações , desenvolverem um excelente trabalho , encherem o caixa e naufragarem logo em seguida porque  simplesmente negligenciaram os fundamentos que a impulsionaram.

Não há como não perguntar : Perderam , então , a crença nos fundamentos de gestão que a levaram a uma posição privilegiada?

Entrevistando as pessoas que estiveram e estão presentes no processo vamos descobrir que não o discurso ainda é o mesmo , mas padecem do mal da acomodação .

Com insistência repetem: Minha parte já fiz , que os outros  venham agora e façam a deles , como se no mercado as soluções fossem  definitivas.

Como gestores temos que ter consciência que uma solução aplicada numa empresa , num determinado momento , nem sempre funciona  em  outras empresas, com  o mesmo problema e possivelmente poderá não funcionar nessa mesma empresa no futuro.

As variáveis nos negócios são muitas e as soluções precisam de ajustamento à medida que são conduzidas, uma vez  que sucessos não são definitivos e a acomodação inaceitável   sob o risco da empresa perder o viço como o pato  gordo de meu vizinho.

 

 

Ivan Postigo

Economista,  Bacharel em contabilidade, pós-graduado em controladoria pela USP

Autor do livro: Por que não? Técnicas para  estruturação de carreira na área de vendas

Postigo Consultoria de Gestão Empresarial

Fones (11) 4526 1197  /  ( 11 )  9645 4652

www.postigoconsultoria.com.br

[email protected]

 

  "Alerta máximo: A  misteriosa morte em massa de colônias  abelhas coloca em risco a vida no planeta"

 

Informe-se, divulgue!