A violência urbana é um dos maiores problemas que atinge cidades como São Paulo e Rio de Janeiro. Viver em uma cidade onde acontece um crime a cada minuto é realmente difícil, para viver com mais segurança temos que nos apegar a alguns equipamentos que são essenciais em uma sociedade como a nossa.

O medo tem trazido algumas mudanças nas arquiteturas de prédios e grandes casas, como porteiros eletrônicos, câmeras e diversos recursos de segurança sofisticados.

"Na capital paulista, o acúmulo visual de obstáculos nas construções de médio e alto padrão é notório. Não há edifício ou casa de alta renda que não tenha muros altos, grandes guaritas, fios eletrificados, câmeras visíveis e sofisticados carros de serviços privados circulando ostensivamente. As guaritas quase não permitem a visão de fora para dentro, e alguns muros chegam a 12 metros de altura, aguçando a curiosidade sobre aquilo que é protegido" ? diz a analisa Sônia Ferraz de acordo com o site da FAPERJ.

Visando a versatilidade e a fácil operação, equipamentos como a catraca é capaz de unir estética e funcionalidade. As catracas possuem avançados recursos tecnológicos para o controle de acesso, podendo ser usada por cartões ou identificação biométrica (através da impressão digital).

As catracas acompanham um display com fácil visualização e sinalizadores verdes ou vermelhos tornando a operação mais fácil para o usuário. Para as catracas de identificação biométrica as impressões digitais são arquivadas e armazenadas automaticamente em uma base de dados dentro do equipamento.

Algumas catracas hoje já apresentam uma lista de controle de acesso dos usuários de acordo com os horários configurados . A segurança eletrônica das catracas tem cada vez mais sendo mostrado como uma salvação assegurando as empresas das grandes metrópoles podendo ser instalada em qualquer ambiente como agências, escolas, postos, clube, estádios, casas noturnas e grandes eventos.