Algumas disputas podem ser reconhecidamente saudáveis. Um desses exemplos é a rivalidade amigável entre os usuários Apple e Android, que defendem ao máximo as suas escolhas, elencando incessantemente os pontos positivos de cada marca. Isso pode ser benéfico, obrigando as marcas a melhorarem sempre os seus produtos, tendo em vista que nenhuma quer ficar para atrás — ou envergonhar seus adeptos.

Como era de se esperar, os usuários da Apple e até mesmo seus engenheiros garantem que a segurança do MacOS (sistema operatório dos computadores da apple) não necessita de nenhum recurso adicional, no entanto, se você é do tipo de pessoa que acredita que “o seguro morreu de velho”, algumas medidas podem deixar o uso do seu iMac ou Macbook ainda melhor. Por exemplo, se você costuma utilizar o seu computador fora de casa, o uso de uma VPN, Virtual Private Network, ou Rede Privada Virtual em português, pode ajudar a garantir uma navegação com mais privacidade e com o endereço de IP oculto, além de proporcionar a certeza de usufruir de uma internet realmente sem fronteiras, com acesso a conteúdos que poderiam ser bloqueados no seu país.

Benefícios do ecossistema Apple

Ninguém jamais pode duvidar que Steve Jobs foi um grande revolucionário. Foi necessária muita coragem para apresentar ao público o primeiro smartphone “sem botões”, cujas funcionalidades eram feitas quase exclusivamente com base no sistema touchscreen, principalmente em uma altura em que a concorrência ainda não tinha desenvolvido essa ideia. Mas talvez a maior sacada do fundador da Apple tenha sido pensar num sistema, que inclusive muitos julgam ser superior ao Windows, que funcionasse perfeitamente em diferentes dispositivos — sem dúvidas uma das maiores vantagens de segurança da Apple.

O iCloud, armazenador de senhas único, sincronização quase instantânea de arquivos e Apple Pay são funcionalidades disponíveis a todos os dispositivos Apple que garantem mais conforto e segurança para os seus usuários. Como já é característico, a última versão do sistema MacOS, por exemplo, apostou ainda mais em inovação e segurança, trazendo novidades interessantes, como o compartilhamento de tela nas chamadas Facetime, a reestruturação do Safari, entre outras coisas.

Medidas adicionais de segurança

Ainda que o sistema da maçã esteja se reinventando a todos os instantes e buscando a cada dia a maior satisfação e segurança dos seus usuários, nada é à prova de erros e pessoas mal-intencionadas. Sendo assim, há medidas básicas que podem ser tomadas para minimizar qualquer ação suspeita ou fraudulenta no seu sistema MacOS para evitar riscos maiores aos seus dados pessoais.

Tenha atenção aos sites que visita, preste atenção a qualquer e-mail ou mensagem estranha que receber e, se possível, dê preferência ao uso de redes privadas ao invés de Wi-Fi públicos — sobretudo para a realização de transações bancárias. Além disso, tome cuidado ao baixar programas aleatórios na internet, verifique sempre a procedência destes e tente também ler feedbacks de outros usuários.

Também é importante adicionar senhas de difícil acesso a todos os seus dispositivos Apple, a fim de garantir que o acesso a esse ecossistema esteja protegido, e eventualmente trocar as senhas se estas forem detectadas numa fuga de dados — o sistema iOS tem uma funcionalidade que informa esses problemas aos seus usuários.

Com todos os cuidados tomados, com certeza vai ser ainda mais prazeroso aproveitar o dispositivo que é o queridinho dos nômades digitais e das pessoas que trabalham na área de Tecnologia de Informação.