A Segregação Racial Norte Americana.

No período de 1850- 1960

 

Airton César da Silva Nº de Matrícula 201581238.

Curso de Licenciatura em História.

Disciplina: Trabalho de Conclusão de Curso.

Professor Orientador: Dr. Rodrigo Amaral.

 

Introdução

O presente artigo baseia-se na trajetória de vida de, Dorothy Vaughan, Katherine Johnson, e Mary Jackson,dando ênfase aos acontecimentos ao redor com o auxilio do conteúdo historiográfico contidos nos textos dos seguintes Livros e seus respectivos autores:

 KARNAL Leandro.História dos Estados Unidos: das origens ao século XXI. ...[ET AL.].

AZEVEDO, Célia Maria Marinho de. Anti-racismo e seus paradoxos: reflexões sobre cota racial, raça e racismo. São Paulo: Annablume, 2004.

HOBSBAWM, Erich J. A Era dos Extremos: O breve século XX - 1914-1991. 2 ed, São Paulo, Companhia das Letras, 1997. (Capitulo 8: Guerra Fria). 

Quando a segregação eclodiu trouxe dias de medo e terror para os norte-americanos, em plena Guerra Fria, com a União Soviética, na corrida espacial entre outros movimentos, que para uns era bom,mas para outros era uma grande injustiça, pois tratava-se de pessoas comuns, porém diferentes por sua cor de pele;que para os sulistas norte americanos já era muita coisa a ser tolerado, foram dias cinzentos da história mundial.

Abro um parágrafo para ressaltar a trajetória de vida de três mulheres em especial que com sua atitude e resiliência as tornaram precursoras mudando seus próprios destinos e inspirando outras mulheres de sua época, é importante dizer que o este fato que ocorreu de 1850 até1964 quando acontecia a luta pelos direitos humanos, conflitos civis, debates, políticas e desigualdades trabalhistas entre homens e mulheres.