A SAÚDE MENTAL DA CRIANÇA DENTRO DO PROCESSO DA ALFABETIZAÇÃO

 

               ANA CAROLINA OLIVEIRA ARAÚJO

JOELMA GOMES DE OLIVEIRA ARAUJO²

                                                                    

 

 

 

RESUMO

 

O objetivo do presente estudo foi compreender a importância da saúde mental da criança dentro do processo da alfabetização. A escolha desse tema foi motivada pela ânsia de descobrir se o sistema educacional brasileiro consegue dar suporte aos profissionais da educação em relação a lidar com as crianças que apresentam algum transtorno mental em fase de alfabetização. Para a excussão deste artigo a problemática proposta foi descobrir qual a relevância da saúde mental infantil dentro do processo de alfabetização?

 Os resultados encontrados no respectivo tema mostram que os profissionais da escola acabam por lidar com o sofrimento psíquico infantil de forma solitária, buscando soluções restritas ao ambiente escolar, utilizando estratégias pessoais, estabelecendo contato com as famílias e propondo encaminhamentos. A metodologia utilizada para construção do texto foi pesquisa bibliográfica.

 

 

PALAVRAS-CHAVE: Saúde Mental. Infantil. Alfabetização.

1.    INTRODUÇÃO

A saúde mental infantil é um assunto que deveria ser amplamente debatido. Uma vez que essa saúde mental é afetada pelos transtornos mentais que se manifestam de maneira diferente nas crianças e os seus sintomas podem ser confundidos com problemas comportamentais, que dificulta o diagnóstico e por consequência o tratamento.

Além disso, os pequenos também podem sofrer com transtornos de conduta, os quais são comumente interpretados como manha, birra ou má criação. É importante entender que as crianças também podem sofrer com distúrbios emocionais e nem sempre conseguem expressar o que está acontecendo.

Para a excussão deste artigo a problemática proposta foi descobrir qual a relevância da saúde mental infantil dentro do processo de alfabetização?

 Os resultados encontrados no respectivo tema mostram que os profissionais da escola acabam por lidar com o sofrimento psíquico infantil de forma solitária, buscando soluções restritas ao ambiente escolar, utilizando estratégias pessoais, estabelecendo contato com as famílias e propondo encaminhamentos. Tais resultados evidenciam uma demanda que se refere à falta de formação e informação para lidar com esse tipo de situação e, mais especificamente para lidar com crianças que apresentam sofrimento psíquico.

            Para dar conta desta pesquisa o objetivo geral é compreender a importância da saúde mental da criança dentro do processo da alfabetização bem como descobrir qual a Influência do sofrimento psíquico dos alunos na dinâmica da sala de aula.

A escolha desse tema foi motivada pela ânsia de descobrir se o sistema educacional brasileiro consegue dar suporte aos profissionais da educação em relação a lidar com as crianças que apresentam algum transtorno mental em fase de alfabetização

A metodologia utilizada para realização desta pesquisa foi leitura bibliográfica.

 

 

2     DESENVOLVIMENTO

TEORIAS DA APRENDIZAGEM E A ALFABETIZAÇÂO INFANTIL.

 

Sobre a Infância

 

 

“A educação é a arma mais poderosa que você pode

usar para mudar o mundo.”

                                                                                    Nelson Mandela

 

 

  Por volta dos séculos XI e XII, a infância era algo que não tinha importância. Segundo Bérulle apud Colin (2004),”  a infância é o estado mais vil e abjeto da natureza humana, depois da morte.” A ideia de infância era vista como ideia de ser dependente, que vivia em função do adulto. Essa etapa da vida não tinha nenhum significado. O importante era encontrar formas de transformar a criança imatura, irracional, incompetente, associal e acultural em um adulto maduro, racional, competente, social e autônomo.

(...) Essa faixa etária não era percebida como tempo diferente, nem o mundo da criança como um espaço separado. Pequenos e grandes compartilham dos mesmos eventos, porém nenhum laço amoroso especial os aproximava. A nova valorização da Infância gerou maior união familiar, mais igualmente os meios de controle do desenvolvimento intelectual da criança e manipulação das emoções. (CUNHA, 1991, p. 23).

 

Só no século XVII que a infância passou a existir, a criança passou a ser vista como um ser social, capaz de pensar e ter personalidade própria. Este século marcou o início da educação na vida das crianças.

Nesta época vários estudos começaram a surgir, teoria foram desenvolvidas e uma delas dizia que o caráter, a vocação era determinado pelo grau de educação que essa criança tem.

 

Sua principal preocupação, evidentemente, era documentar o surgimento, durante o período moderno, de um sentiment de I’enfance: uma expressão ambígua, que transmite a idéia de uma consciência de infância quando um sentimento em relação a ela. (ARIÈS apud COLIN, 2004, p.33).

 

 

Após a descoberta da infância e a importância da valorização desse período é que a criança passou a ser diferenciada do adulto e consequentemente passou a receber uma educação também diferenciada, e voltada para ela.

Superado esse período, onde ouve um descortinamento das visões rumo aos primeiros aprendizados infantis, veio à necessidade de tronar a criança em um ser intelectual inteligente.

À medida que as sociedades ficavam mais complexas, a educação passou a ser uma coisa indispensável na vida das pessoas.

É nessa perspectiva que deve-se pensar a influencia das teorias, usadas para atingir o aprendizado.

 A educação passa a receber em toda a sua história, as influencias de diferentes correntes. Foi assim que os pressupostos as concepção inatista propiciaram um pratica escolar que reconhecida apenas às capacidades do ser humano, acreditando-se que o ambiente exercia pouca influencia sobre a formação dos indivíduos. O ponto de partida dessa analise e a concepção vigostskyana. 

 

Não é uma forma de comportamento natura e inata, mas é determinada por um processo histórico cultural e tem propriedades e leis especificas que não podem ser encontradas nas formas de pensamento e fala(...). (VYGOTSLY, 1993, p.44)

 

Estudiosos da Psicologia do Desenvolvimento indicam que vários são os olhares possíveis para o entendimento do crescimento e desenvolvimento humano, especialmente do desenvolvimento infantil.

Chamadas de teorias da aprendizagem, pelos diversos modelos que tem como objetivo explicar o processo de aprendizagem dos indivíduos. As teorias de maior destaque na educação contemporânea desde a Grécia Antiga as de maior destaque foram as de Jean Piaget e Lev VygotsKy, embora exista muitos nomes pioneiros que abordou esta temática que se tornou o responsável pela corrente comportamental foi Burrhus Frederic Skinner que lançou conceito do comportamento operante.

Rompendo com direcionamento desses correntes outras contribuições vem surgindo, levando aos professores novas fontes de reflexão a respeito do processo de desenvolvimento humano.

 

Independente da escola de pensamento seguida sabe-se que o individuo desde o nascimento, vem utilizando uma percepção, campo percentual, vai ampliando seu repertório e construindo conceitos em função do meio que o cerca. (PAIN apud SKYNNER, p. 94)

 

A teoria do desenvolvimento da inteligência foi desenvolvida posteriormente por Piaget.

Segundo BOHM (1987) essas teorias focalizam determinados aspectos do desenvolvimento humanos, embora deve-se ressaltar que uma teoria é uma maneira de olhara o mundo e não uma forma de conhecimento do que é o mundo.

Outra importante contribuição dessa teoria é a de tomar o conhecimento prévio do aluno a cerca dos conteúdos das diferentes áreas do conhecimento.

Segundo Vygotsky (1988), o aprendizado de uma criança começa muito antes dela frequentar a escola. E que qualquer situação de aprendizagem envolvendo crianças na escola tem sempre uma história previa. Ele não aceita a possibilidade de existir sequencia universal de estágios de desenvolvimento, dada a diversidade das condições de vida da criança. Para Vygostsky o mecanismo desencadeador do desenvolvimento sócio-cognitivo é a interação com o outro e com o meio. Ele fala que a teoria descrita por Piaget é correta, embora discorde da concepção de sua dinâmica evolutiva. 

Enquanto Piaget acredita que a estruturação do organismo precede o desenvolvimento, Vygotsky defende que é o próprio processo de aprendizagem é que gera e promove o desenvolvimento das estruturas mentais superiores.

O ponto culminante da teoria de Vygostsky é o estudo da Zona de Desenvolvimento Proximal, (ZDP), que é a distancia existente entre o que o sujeito já sabe e aquilo que ele tem possibilidade de aprende.

Segundo alguns estudiosos, a aprendizagem é o processo de alteração de conduta de um indivíduo, seja por condicionamento operante, experiências ou ambas, razoavelmente operante. “(...) a aprendizagem não pode ser vista como o campo de aplicação de princípios metodológicos.” (PAREDES, 2006, pág. 10.)

As teorias psicológicas do desenvolvimento ressaltam, entretanto, que a divisão em etapas cronológicas deve ser encarada de maneira flexível para evitar a compartimentalizão do indivíduo, pra não correr o risco da criação de rótulos que os encaixem, em determinados critérios de comportamentos estereotipados.

A primeira questão apresentada pela Psicologia do Desenvolvimento foi a de que a criança é vista como possuidora de uma “natureza infantil”, presente de uma forma igualitária em todas as crianças. Segundo Piaget, há 4 estágios básicos de desenvolvimentos cognitivo. Desenvolvimento cognitivo, afetivo, psicomotor e motor.

NOGUEIRA (2007), ao falar das fases do desenvolvimento humano, diz que não se pode fragmentá-las como se o individuo fosse uma somatória de aspectos físicos ou motor, afetivo ou emocional, intelectual ou cognitivo e social. Ela segue dizendo que o homem é um ser que deve ser estudado em sua totalidade: histórico, emocional, cultural, social, biológico e concreto. Pois as várias áreas do conhecimento têm relação de proximidade e de interface entre elas, e se influencias mutuamente.

Segundo Piaget (2003) o desenvolvimento do ser humano passa por alguns estágios hierárquicos desde o nascimento até por volta dos 16 anos de vida, podendo variar em função do meio ambiente e cultural em que o individuo está inserido. Segundo ele, o conhecimento é construído através da interação do sujeito com seu meio, a partir das estruturas já existentes. Sendo assim, a aquisição do conhecimento depende tanto das estruturas cognitivas do sujeito como da relação desse sujeito com o objeto, Por esta razão se faz necessário fazermos algumas pontuações a cerca destes conceitos.

_ Desenvolvimento cognitivo segundo Piaget.

_ O primeiro estágio – Sensório Motor;

_ O segundo estágio- Pré- operatório;

_ O terceiro estágio- operações concretas;

_ O quarto estágio- operações formais.

. (Revista Nova Escola, 2003, pag. 57).

 

Segundo WALLON (2003), a construção do “eu” depende essencialmente do outro. Suas emoções dependem da forma em que seus espaços são organizados. Portanto a motricidade tem caráter pedagógico. Ele prega e valoriza desde cedo à importância das emoções.

 

2.1 A Saúde Mental 

A saúde mental é aquela que se refere ao nosso bem-estar psicológico e à estabilidade emocional que possuímos.

 

Saúde Mental é o equilíbrio emocional entre o patrimônio interno e as exigências ou vivências externas. É a capacidade de administrar a própria vida e as suas emoções dentro de um amplo espectro de variações sem, contudo perder o valor do real e do precioso. É ser capaz de ser sujeito de suas próprias ações sem perder a noção de tempo e espaço. É buscar viver a vida na sua plenitude máxima, respeitando o legal e o outro. (Dr. Lorusso)

 

 

Saúde Mental é estar de bem consigo e com os outros. Aceitar as exigências da vida. Saber lidar com as boas emoções e também com as desagradáveis: alegria/tristeza; coragem/medo; amor/ódio; serenidade/raiva; ciúmes; culpa; frustrações. Reconhecer seus limites e buscar ajuda quando necessário.

 

Os seguintes itens foram identificados como critérios de saúde mental:

  • Atitude positiva em relação a si próprio;
  • Crescimento, desenvolvimento e auto realização;
  •  Integração e resposta emocional;
  •  Autonomia e autodeterminação;
  •  Percepção apurada da realidade.
  • Domínio ambiental e competência social

 

Problemas de saúde mental mais frequentes:

  • Ansiedade;
  •  Mal-estar psicológico ou stress continuado;
  •  Depressão;
  • Dependência de álcool e outras drogas;
  •  Perturbações psicóticas, como a esquizofrenia;
  •  Atraso mental;
  •  Demências.

 

Estima-se que em cada 100 pessoas 30 sofram, ou venham a sofrer, num ou noutro momento da vida, de problemas de saúde mental e que cerca de 12 tenham uma doença mental grave.

A depressão é a doença mental mais frequente, sendo uma causa importante de incapacidade.

Sendo assim, é importante conhecer as principais características e como a saúde mental evoluiu ao longo da história:

  • Desde a , na filosofia, vários teóricos que lidaram com a relação entre corpo e não-material (alma, mente, essência …) de maneiras diferentes dentro de suas ideias.
  • Séculos depois,  definiu o dualismo entre mente e corpo, formando assim a base do estudo psicológico.
  • No entanto, só no século XIX é que um importante anatomista alemão chamado Ernst Heinrich , disse que nossos sentidos influenciam a maneira como percebemos o mundo e que essa percepção formou nossa personalidade e emoções.
  • Finalmente, o famoso psicanalista  lançou os pilares da psicologia propondo uma terapia mental e verbal para aliviar e tratar vários problemas que tiveram a psique e o subconsciente e que pareciam para ter uma origem física.


 

2.2 Definição de Saúde Mental de Acordo com a Psicologia

Como vimos, existem vários pontos de vista que podem definir a saúde mental, no entanto, usaremos dois eixos principais e importantes: a Associação Americana de Psicologia (APA) e a Organização Mundial da Saúde (OMS).

  • Segundo a APA, a saúde mental é concebida como a maneira pela qual nossos pensamentos, sentimentos e comportamentos afetam nossas vidas. Uma boa saúde mental nos leva a ter uma imagem positiva de nós mesmos e, ao mesmo tempo, estimula relacionamentos satisfatórios com amigos e outras pessoas.
  • Por outro lado, a OMS define a saúde mental como um estado de bem-estar em que a pessoa é capaz de enfrentar os vários desafios que a vida propõe, sendo um indivíduo que trabalha de forma produtiva e faz contribuições para sua comunidade.
  •  

2.3 Saúde Mental Infantil.

 

            A saúde mental infantil é aqui compreendida como um fenômeno complexo e multidimensional, envolvendo, dentre outros, aspectos emocionais, comportamentais e sociais, que produzem um elenco de habilidades capazes de tornar a criança competente para estar no mundo e pertencer a ele, considerando o contexto de vida dela (Amstalden, Hoffmann, & Monteiro, 2010OMS, 2001).

No Brasil, é fato recente o reconhecimento, pelas instâncias governamentais, de que a saúde mental de criança é questão de saúde pública e deve integrar o conjunto de ações do Sistema Único de Saúde (SUS).

            Historicamente, as ações relacionadas à saúde mental da infância foram de responsabilidade dos setores educacional e de assistência social, com quase ausência de proposições pela área da saúde mental. (Couto, Duarte & Delgado 2008).

            Com o objetivo de superar os problemas assistenciais que lhe são inerentes, existem hoje ações em direção à implantação de uma política de saúde mental para infância como um plano específico, integrado à política geral de saúde mental do SUS. A principal finalidade desta política é a construção de uma rede de cuidados capaz de responder com efetividade às necessidades de crianças e adolescentes. Duas ações principais estão em curso nos últimos anos: 1) a implantação pelo SUS de novos serviços de saúde mental para crianças e adolescentes, os Centros de Atenção Psicossocial Infanto-Juvenil (CAPSi); e 2) a construção de estratégias para articulação intersetorial da saúde mental com setores historicamente envolvidos na assistência à infância e saúde geral, educação, assistência social, justiça e direitos, com vistas à integralidade do cuidado.

Política Nacional de Saúde Mental tem definido diretrizes importantes para a assistência à criança, pois é na infância que os indivíduos desenvolvem a sua estrutura mental.

É claro que ninguém vai atravessar toda a infância sem passar por vivências negativas. Quando acontecem esporadicamente, essas situações nem sempre devem causar preocupação.

Os acontecimentos da vida, fatores presentes no ambiente em que a criança vive, têm sido apontados como fatores determinantes da saúde mental infantil

Levando em conta que os contextos familiar e escolar são os mais imediatos e plenamente vivenciados por crianças, Matsukura & Cid (2008) sugerem que tais ambientes devem lhes propiciar condições/situações que favoreçam um crescimento saudável, no que se refere aos aspectos motores, emocionais, afetivos, sociais e cognitivos.

Neste contexto destacamos também que o espaço escolar tem sido identificado como um espaço estratégico para o desenvolvimento de práticas de prevenção e promoção da saúde a fim de alcançar uma alfabetização satisfatória.

Ao focarmos nosso olhar na educação ou mais especificamente na fase de alfabetização infantil, destacamos a incidência de alguns transtornos mentais, como os problemas emocionais e de comportamento, que tem se associado a dificuldades em relação ao desempenho escolar, o que se constitui como uma questão de relevância em saúde pública.

Segundo Matsukura & Cid (2008) indicam a necessidade de que a escola e a família tenham condições de propiciar a criança situações que favoreçam o crescimento saudável, no que se refere aos aspectos motores, emocionais, afetivos, sociais e cognitivos.

As crianças diagnosticadas segundo o Código Internacional de Doença (CID)  os com os mais diversos transtornos, sendo descritos em: Esquizofrenia, Distúrbio delirante induzido, outros distúrbios psicóticos não orgânicos, Transtorno afetivo bipolar, Transtorno depressivo recorrente, Transtorno obsessivo compulsivo e Transtorno mental não especificado que compromete a saúde mental, devem ter atendimento especializado para que consigam serem alfabetizados. Assim é importante que tenha a sua disposição um grupo de profissionais para atendê-lo, tais como, pedagogo, psicopedagogo, psicólogo, fonoaudiólogo, neurologista entre outros.

Para cuidar da saúde mental das crianças nesse contexto, alguns cuidados devem ser tomados pelos adultos. A escuta, o acolhimento e a disponibilização de um sistema de suporte são os primeiros passos para evitar que os problemas piorem e tornar a alfabetização desta criança uma ação possível e menos dolorosa.                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                

O espaço de diálogo precisa estar sempre aberto. Para isso, os adultos devem reconhecer os sentimentos das crianças, estar dispostos a ouvir o que elas têm a dizer e valorizar as suas emoções sempre que elas forem compartilhadas.

            A negligência com a saúde mental infantil resulta em vários impasses emocionais e comportamentais. Muitos deles poderiam ser facilmente tratados com a psicoterapia infantil e, assim, reduzir o sofrimento dos pequenos durante uma fase tão gostosa da vida. 

A infância deveria ser livre de preocupações e tristezas.

            O processo de escolarização, portanto, tem se caracterizado como uma preocupação de profissionais e pesquisadores de saúde mental, pois ele compreende um tempo potencial de ações de promoção à saúde mental de crianças (ATKINS, HOAGWOOD, KUTASH, & SEIDMAN, 2016; CID & GASPARINI, 2016).

            Entende-se que essa é mais uma ação de inclusão e que não cabe somente à escola e seus profissionais enfrentá-lo sozinho, mas que isso se faz necessário e só é possível, a partir de um diálogo e uma construção entre os diversos setores e a própria sociedade, para que assim se tomem efetivas posturas e ações que promovam a compreensão e o acolhimento.

            Sendo assim os resultados do presente estudo sobre a saúde mental infantil e o contexto escolar aponta para a necessidade de mais pesquisas relacionadas ao tema e que promoção à saúde mental não só das crianças, mas também de todos os envolvidos, incluindo os professores.

 

 

 

 

3 CONCLUSÃO

 

            Após várias leituras feitas em artigos relacionados ao assunto “saúde mental infantil e como ela reflete no processo de alfabetização" foi possível comprovar uma pluralidade de desafios que se apresentam diante da problemática. E que esses desafios impedem que a criança que apresenta transtorno mental seja prejudicada em seu processo de alfabetização.

            Os estudos evidenciam que a criança que apresenta algum comprometimento na saúde mental e não recebe o suporte necessário para lidar com o problema tende apresentar também problema de alfabetização e que pode acarretar uma deficiência ao longo de toda sua vida escolar, e que a permanecia com essa dificuldade no decorrer de seu processo de desenvolvimento, implica em prejuízos para o desempenho de atividades e habilidades relativas às fases  posteriores  do  ciclo  de  vida,  e  aumenta  as  chances  de se tornar uma criança ou adolescente com dificuldades escolares,  relacionais  ou  até  mesmo  de  desenvolver  transtornos mentais mais graves na fase adulta.

Os estudos apontam que o apoio recebido por parte das políticas publicas não são suficientes para dar o suporte que a escola precisa.

            A questão da saúde mental infantil deve envolver ações de prevenção e promoção à saúde, e também intervenções especializadas que tenha em sua rede profissionais capacitados que saibam lidar com os transtornos detectados que prejudicam a aprendizagem.

            Ainda são muitos os desafios a serem enfrentados. É necessário tornar essa população visível e relevante para que o cuidado dispensado a ela se torne efetivamente um direito ao cuidado, que envolve várias instâncias para que, assim, como se preconiza ao indivíduo adulto, a criança tenha acesso a uma atenção integral, sendo respeitada sua condição peculiar de desenvolvimento e seu contexto sociocultural.

 

 

 

4 REFERENCIAL

Amstalden, A.L.F., Hoffmann, M.C.C.L., & Monteiro, T.P.M.M. (2010). A política de saúde mental infanto-juvenil: seus percursos e desafios. In E. Lauridsen-Ribeiro, & O. Y. Tanaka (Orgs.). Atenção em Saúde Mental para crianças e adolescentes no SUS São Paulo: Hucitec.

 

Atkins, M.S., Hoagwood, K., E., Kutash, K., & Seidman, E. (2010). Toward the integration of education and mental health in schools. Adm. Policy Ment Health. 37(1), 40-47.

 

ARIÈS, Philippe. História social da criança e da família. 2ed.Rio de Janeiro, RJ: Guanabara, 1986.

COUTO MCV. Novos desafios à reforma psiquiátrica brasileira: Necessidade da construção de uma política pública de saúde mental para crianças e adolescentes. 121-30. 2008. Brasília, Ministério da Saúde. Cadernos de Textos de Apoio da III Conferência Nacional de Saúde Mental.

CUNHA, Maria Antonieta Antunes. Literatura infantil – teoria e prática. Ed. Ática – 12ª Edição – 1991.

HEYWOOD, Colin. Lima história da infância: da Idade Média a época contemporânea no Ocidente/ Colin Heywood; trad. Roberto Cataldo Costa. – Porto Alegre: Artmed, 2004.

 

MATSUKURA,T. S., &Cid, M.F.B. (2008). Intervenção junto a professores do ensino público municipal:abordando os papéis da família e escola no desenvolvimento infantil e viabilizando ações. In T. Araújo Filho, & M. J-M. Thiollent (Orgs.), Metodologia para projetos de extensão: apresentação e discussão (1a ed., pp. 192-196). São Carlos: Cubo multimídia.

 

Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais: DSM-5. Editorial panamericana medica, 2014. Weber, EH, Fechner, GT, von Helmholtz, H., Spencer, H., & Galton, F. (2017). 12 Bases da Psicologia do Século XIX. História e Sistemas de Psicologia , 182. Traduzido e Adaptado do texto de De Claudia Pradas Gallardo – https://www.psicologia-online.com/autor/claudia-pradas-gallardo-399.html

PAÍN, S. Diagnóstico e tratamento dos problemas de aprendizagem. 3ª ed. Porto Alegre: Artes Médicas, 1994.

 

PIAGET, Jean. A equilibração das estruturas cognitivas. Rio de janeiro: Zahar, 1975.

 

Revista Nova escola, Grande Pensadores- 2003. Edição Especial. Editora  Abril.

 

VIGOSTKY, L. S.; Luria, A. R.; LEONTIEV, A, N. Linguagem, Desenvolvimento e Aprendizagem, São Paulo: Ìcone, 1988.

 

VYGOTSKY, L. S. A formação Social da Mente. São Paulo: Martins Fontes, 1991. 14. CARVALHO, M. F. A relação do sujeito com o conhecimento: condições de possibilidades no enfrentamento da deficiência mental. 2004. Tese (Doutorado). Universidade Estadual de Campinas, São Paulo, 2004.

ARAÚJO. Ana Carolina Oliveira, Especialização em Psicologia Infantil. Graduada em Psicologia. Psicóloga Hospitalar no Hospital Vale do Guaporé no Município de Pontes e Lacerda-MT. E-mail: [email protected]

² ARAÙJO. Joelma Gomes de Oliveira, Especialização em Literatura Infantil e Infanto Juvenil.Licenciatura em Pedagogia. Professora da Educação Básica no Município de Jauru-MT. E-mail: [email protected]