A Sabedoria dos Grandes Pensadores para o Cuidado do Próximo

Já imaginou viver uma vida plena e em paz, aprendendo com grandes pensadores, pessoas que dedicaram suas vidas ao cuidado dos outros? Eu fui em busca dessas lições, e posso dizer que foi uma jornada transformadora. Desde a sabedoria de Maxwell Maltz, passando por grandes homens que não mediram esforços pessoais para cuidar do ser humano até culminar com a humildade ensinada por François de La Rochefoucauld.

A sabedoria de grandes homens chega até nós através dos seus esforços e habilidades em enxergar a necessidade dos outros. Isso é muito encantador! Podemos mencionar, inicialmente como exemplo, Maxwell Maltz que afirmou: “para viver uma vida plena é preciso libertar-se da poluição causada pelos sentimentos negativos”. 

Maxwell Maltz é um excelente exemplo de um homem sábio. Ele afirmou que, para viver uma vida plena, é preciso libertar-se da poluição causada pelos sentimentos negativos. Essa é uma verdade fundamental que todos nós deveríamos ter em mente. Sentimentos negativos, como medo, tristeza, raiva e insegurança, só nos impedem de avançar e ser felizes. Eles nos paralisam, impedem-nos de agir e nos impedem de ver as coisas de forma clara e objetiva.

Portanto, a sabedoria de homens como Maxwell Maltz é algo que deve ser valorizado e compartilhado. Ela é uma fonte de luz que pode iluminar o caminho das pessoas que a buscam. E é por isso que a sabedoria dos homens sábios é algo tão encantador e valioso.

Por outro lado, Miguel de Cervantes nos tranquiliza dizendo que “um bom arrependimento é a melhor medicina para as enfermidades da alma". Miguel de Cervantes foi um escritor espanhol conhecido por sua obra "Dom Quixote de La Mancha". Além de ser um grande escritor, ele também era uma pessoa sábia, que tinha uma compreensão profunda sobre a natureza humana e as emoções. Ele sabia que as enfermidades da alma são uma parte inevitável da vida humana, e que todos nós experimentamos sentimentos negativos como arrependimento, culpa, tristeza e ansiedade.

Mas, ao invés de nos deixarmos vencer pelas nossas enfermidades da alma, Cervantes acredita que um bom arrependimento é a melhor medicina para curá-las. O arrependimento, quando genuíno, pode nos ajudar a compreender o erro que cometemos e nos dar a oportunidade de mudar. É uma forma de nos libertarmos do peso da culpa e dos sentimentos negativos, e nos permitir avançar em direção a uma vida mais plena e feliz.

Cada um deles nos oferece uma perspectiva diferenciada sobre a importância de cuidarmos do próximo. Obed Grajew, por sua vez, diz que “sem educação não há democracia consolidada e justiça social”. Da mesma forma, François de La Rochefoucauld nos ensina a sermos humildes: “a humildade é o altar sobre o qual Deus deseja que ofereçamos nossos sacrifícios”.

Por fim, quando cultivamos a sabedoria em nossas ações, entendemos que o nosso grande altar, onde se dá o nosso relacionamento maduro com as pessoas, a nossa humildade e educação para a justiça social e a libertação dos pensamentos negativos contra nosso próximo, está relacionado ao cuidado que devemos ter com nosso semelhante, pois nosso próximo é esse grande altar de sacrifício onde se encontra nossa verdadeira paz e amor retratada por Jesus Cristo: “Amarás teu próximo como a ti mesmo (Mt 22,39). 

 

Padre Joacir d’Abadia, Filósofo, autor de 16 livros, Especialista em Docência do Ensino Superior, Bacharel em Filosofia e Teologia, Licenciando em Filosofia, Professor de Filosofia Prática. Acadêmico: ALANEG, ALBPLGO, AlLAP, FEBACLA e da "Casa do Poeta Brasileiro -  Seção Formosa-GO"_ Contato: (61) 9 9931-5433 | Segue lá no Instagram: https://www.instagram.com/padrejoacirdabadia/