A RIQUEZA DE UMA COMUNIDADE! (HOMENAGEM À NOEMIA SARTORI)

 

Professor Me. Ciro José Toaldo

 

 

            Ouro (SC) e Capinzal (SC), em 14/02/2023, receberam a triste notícia da morte de um de seus pilares, a Senhora Noemia Eva Sartori, com seus 101 anos de idade. Quando uma comunidade perde um de seus fundadores este é momento de reflexão e rememorar a sua história de vida. Este artigo é uma homenagem à Dona Noemia, um ser de luz que encantou todos que estavam ao seu redor.

            Agradeço a Denise Maria pelas informações sobre sua mãe. Espero que todos possam aprender com essa ‘professora do tempo’ que viveu intensamente cada um de seus dias!

Nomeia, nasceu em Capinzal (SC) em 12/05/1921, na Rua Alexandre Thomazoni, em frente a atual Câmara de Vereadores. Filha de Demétrio Caliari (nasceu na Itália) e Ângela Maria da Linha Caliari. Com cinco anos, mudou-se com seus pais para Ouro (SC), na Rua Governador Jorge Lacerda e neste mesmo local residiu toda sua vida; também com cinco anos ficou órfão de mãe.

Começou a estudar muito cedo, como não havia professores nas comunidades, seu pai tendo colaboração de outras famílias foi até a cidade de Porto União (SC), de onde trouxe uma professora polonesa para ensinar as crianças, sendo assim, criou-se a primeira Escola de Capinzal e Ouro no meio Oeste Catarinense, as margens do Rio do Peixe.

Em 02/02/1939, casou-se com Francisco Alberto Sartori (in memoriam) com quem teve oito filhos: Egomar Elói (In Memoriam), Homero Luís, Romulo Antônio, Marlene Inês (In Memoriam), Leoni Desolina, Denise Maria, Mara Lúcia e Jaime Demétrio que lhes proporcionaram 14 netos e 12 bisnetos. Como era amante do canto, ainda criança passou a cantar no coral infantil que foi o primeiro coral da comunidade ourense. Católica praticante fez parte do primeiro grupo das Filhas de Maria, mais tarde denominado de Apostolado da Oração. Foi atuante no magnifico Coral Santa Cecilia e também do Coral da Igreja de São Paulo Apóstolo. Aliás, uma de suas dádivas era o canto que lhe trazia entusiasmo ao viver!

Ainda no aspecto religioso foi uma das organizadoras da ornamentação da Primeira Missa de implantação do Município de Ouro, em 07/04/1963. Participava ativamente na organização dos almoços e festas tradicionais da comunidade do Padroeiro São Paulo Apóstolo. Quando o Papa João Paulo II visitou o Brasil, em 1980 foi uma das convidadas para comungar com o Papa, na Missa do Aterro do Flamengo, no Rio de Janeiro.

 Foi membro atuante da Associação de Pais e Mestres (APM) da Escola Estadual Silvio Santos, além de ser uma das fundadoras do Grupo da Terceira Idade, tendo o nome de ‘Bela Vista’ inclusive sendo ‘Miss da Terceira Idade do Município do Ouro’. De maneira brilhante compôs a Primeira Turma da UNITI (Universidade da Terceira Idade) da UNOESC (Universidade do Oeste de Santa Catarina). Outro detalhe muito curioso, como uma assídua e amante leitora, leu todos os romances do acervo da Biblioteca Municipal Ivo Bazzo, de Ouro (SC).

Dona Nomeia não se intimidou frente às transformações do seu tempo, ao contrário, soube aproveitar destas benesses e ‘viveu’ ainda mais com intensidade. Quando este que vos escreve era ainda jovem, lembro-me da felicidade de minha mãe, tias e várias outras senhoras, inclusive Dona Nomeia, elas criaram um grupo para se divertir e fazendo com que a alegria fosse a protagonista do viver daquelas mulheres guerreiras!

Uma mulher que esteve a frente de seu tempo. Gostava de passear, estar em contato com seus semelhantes e amava sua família. Podemos escrever que a comunidade se enriquece muito quando pode contar com criaturas como Dona Noemia Sartori! Sem sombras de dúvidas ela deixa seu legado, tanto para sua família, como para quem a conheceu. Ouro e Capinzal devem conhecer a história dessa pujante mulher, pois ela foi um alicerce destas duas comunidades que são coirmãs.

Infelizmente, em nossa cultura, ainda somos levados a valorizar apenas políticos e demais autoridades constituídas, contudo, a maioria dos que vivem no anonimato, acaba sendo esquecido! Mas, nós do Jornal O Tempo, bem como deste site Webartigos, estamos homenageando nossa assídua leitora e queremos dizer: obrigado Dona Nomeia Sartori pelo seu belo exemplo de vida!

Nossos profundos sentimentos a toda a sua família! Tenham grande orgulho dessa gigante matriarca!

Que Ela Descanse em paz!

Fiquem todos com Deus e até o próximo artigo!