A Restauração do Altar

Então Elias disse a todo o povo: Chegai-vos a mim. E todo o povo se chegou a ele; e restaurou o altar do Senhor, que estava quebrado.

1 Reis 18:30

Há grande alegria em saber que, a primeira etapa de nossa caminhada ministerial tem chegado ao fim. Sabemos que desafios maiores virão e grande compromisso Deus tem cobrado de todos aqueles que buscam exercer a vocação conforme Sua vontade. Muitos são os desafios e oposições a serem enfrentados. Todavia, fidelidade nos é requerida, para ingressar à Obra do Ministério.

Vejamos o profeta Elias, um homem simples de uma cidade não tão importante, mas com um grande compromisso pela frente: Ser um profeta de Deus! O contexto evangélico brasileiro é muito parecido com o de Israel, pois o altar estava quebrado e o culto ao Deus verdadeiro esquecido, no Reino de Israel. Um rei apóstata e cruel estava no poder; a sociedade encontrava-se em colapso econômico, moral e, principalmente, espiritual. Os cultos eram dedicados aos falsos deuses: Baal, Aserá entre outros. A identidade do povo de Deus estava fragmentada e dissoluta nas libertinagens do pensamento religioso pagão. A situação de Israel era deprimente, assim como parte da Igreja brasileira em nossos dias; porém o Senhor tem convocado seus profetas para esta hora.

Temos o privilégio de servir a Deus num ministério peculiar, desafiador e compromissado com a Palavra, pois dela temos aprendido nos últimos quatro anos. Devemos lembrar que assim como Elias, nosso dever é restaurar o altar em meio ao contexto que vivemos nesta nação, onde muitos tem cometido o desmazelo com o Senhor.  Fica evidente o crescente detrimento dos valores, do zelo e o respeito no exercício da obra, deixando que ocorram infiltrações carnais, liberais e perniciosas no altar.

É verdade que aquele altar estava apontando para a cruz de Cristo, o lugar de sacrifício, de entrega total e o meio pelo qual recebemos Dele o perdão e a restauração para as nossas vidas. Logo, exercer o ministério é uma tarefa muito séria, devido a profundidade do amor e santidade de Deus imersos no Sacrifício de Cristo e isso dever ser colocado em nossa mente, pois a Obra é de Deus, a entrega por nossas vidas foi Dele, santidade e amor estão ali na Cruz unidos por um propósito: ter-nos como filhos. O Apóstolo Paulo faz a seguinte afirmação: Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o qual nos abençoou com todas as bênçãos espirituais nos lugares celestiais em Cristo; Como também nos elegeu nele antes da fundação do mundo, para que fôssemos santos e irrepreensíveis diante dele em amor; E nos predestinou para filhos de adoção por Jesus Cristo, para si mesmo, segundo o beneplácito de sua vontade, Para louvor da glória de sua graça, pela qual nos fez agradáveis a si no Amado, Em quem temos a redenção pelo seu sangue, a remissão das ofensas, segundo as riquezas da sua graça, Que ele fez abundar para conosco em toda a sabedoria e prudência;(Efésios 1:3-8)

Deus tem chamado profetas convictos de sua vocação, que tenham experiências genuínas com o Espírito Santo e compromissados com Sua Palavra. Homens e mulheres não seduzidos pelo pensamento liberalista e nem vendidos à politização religiosa. Ele tem chamado àqueles cujo propósito maior é fazer Sua vontade, com inteireza de coração; pregando o Evangelho que é o poder de Deus para Salvação daquele que crê (Romanos1.16). Nosso Dever é pregar a Palavra de Deus, somente ela é poderosa para transformar o ser humano. Não nos embaracemos com as coisas deste mundo, nada pode ser maior do que a nossa vocação.

É pelo poder, da pregação do Evangelho que Deus tem salvado os pecadores, “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.” (João 3.16) e nos tirou da potestade das trevas, e nos transportou para o reino do Filho do seu amor; (Colossenses 1:13). Evangelho que não pode ser adulterado (Gálatas 1.8-9). Certamente muitos não aceitarão, “Porque a palavra da cruz é loucura para os que perecem; mas para nós, que somos salvos, é o poder de Deus.” (1 Coríntios 1:18).

Sendo assim, nosso compromisso deve ser reafirmado com Deus e a nossa vida totalmente entregue num altar restaurado, pois cada pedra colocada ali simboliza o princípio bíblico da unidade “E Elias tomou doze pedras, conforme ao número das tribos dos filhos de Jacó, ao qual veio a palavra do Senhor, dizendo: Israel será o teu nome.” (1 Reis 18:31), sem a qual um reino não subsiste (Mateus 12:25). Para que possamos clamar ao Deus de Abraão, de Isaque e de Jacó, e ver o fogo do Espírito descer do céu incendiando nossas vidas e ouvirmos os gritos: Só o Senhor é Deus! Só o Senhor é Deus! (1 Reis 18:39). Vinde e busquemos ao Senhor! Esta é a hora de nos prepararmos para a Sua Obra! Deus tem nos chamado para este tempo. Há esperança para o Brasil!

 

 

Deus abençoe a sua vida!

 

Rennan Rios de Oliveira

30/11/16