A ressurreição de Cristo: Evidências de que vale a pena crer.
Por Jeane Katia dos Santos Silva | 05/07/2009 | ReligiãoEVIDÊNCIAS DA RESSURREIÇÃO DE CRISTO: Evidências de que vale a pena crer
Este breve artigo é uma síntese de algumas das muitas evidências e argumentos apresentados, especialmente, por Josh McDowell, cujas obras são amplamente reconhecidas no campo da defesa racional da fé cristã.
"...os cristãos fundamentam sua crença nos ensinamentos e milagres de alguém que asseveram ser Jesus Cristo, uma pessoa histórica, que, dizem eles, é Deus." A existência histórica de Jesus é um fato e, poucos são os que ainda hoje questionam. Diante disso, o que faz dele mais do que um grande homem da história como os muitos outros que já existiram?
A resposta a esta pergunta é a Ressurreição, isso porque, ela estabelece a diferença crucial entre Jesus e os demais grandes homens da história. É de se ressaltar, que os discípulos, testemunhas oculares, dos fatos do Ministério de Jesus e também de Sua ressurreição, falavam à pessoas que viveram na mesma época e região em que tudo aconteceu e, que facilmente poderiam desmenti-los. E, a pergunta que se faz, é: "Será que o cristianismo teria tomado raízes tão rapidamente se os discípulos falassem coisas que as multidões soubessem ser exageradas ou falsas?” Certamente que não.
Fato é que eles, que se diziam testemunhas oculares, sofreram implacáveis perseguições e até mortes terríveis, mas não se retrataram de seu testemunho de que Jesus havia ressuscitado.
E, se estivessem mentindo, estariam eles prontos a serem mortos por algo que sabiam ser falso? Obviamente que não. A história demonstra que aqueles homens simples, até então acovardados, saíram a proclamar até a morte com ousadia e intrepidez que Jesus tinha ressuscitado e que é Ele o Filho de Deus. De covardes a corajosos e intrépidos pregadores!!! O que os transformou? “A única explicação que faz sentido é a de que eles realmente tiveram uma experiência vital com o Cristo ressurreto", diz o jornalista e escritor Lee Strobel.
"Senhor meu e Deus meu", disse o incrédulo Tomé só após constatar no Cristo ressurreto os sinais recentes no Seu lado e de tocar–Lhe no lugar dos cravos - e, Jesus não rejeitou sua evidente adoração; muito pelo contrário, Ele repreendeu Tomé por só haver crido após ter tido a comprovação que havia pedido. Indubitavelmente, essa repreensão de Jesus a Tomé, significou que Ele quis deixar claro que Seu ministério aqui na terra já era o suficiente para testificar acerca de Sua Divindade.
E, como disse o historiador Will Durant: "Que uns poucos homens simples pudessem em uma geração, ter inventado uma personalidade tão poderosa e atraente, tão sublime e ética, e uma visão tão inspiradora de fraternidade humana, seria um milagre bem mais incrível do que qualquer outro registrado nos Evangelhos".
Hey! Você pode até viver sem Cristo. O problema é morrer sem Ele.
Sugiro a leitura de livros de Josh McDowell e de Lee Strobel. De Josh McDowell, sugiro a leitura dos seguintes livros: "Evidências da Ressurreição de Cristo", "Evidências que exigem um veredito, volume I" e "Mais que um carpinteiro"; e de Lee Strobel, sugiro a leitura de seu livro "Como alcançar os que evitam Deus e a Igreja" .