A representação de valores e conceitos sustentáveis através do visual merchandising, para otimizar o posicionamento estratégico no mercado

Introdução

 Apresenta-se nesta pesquisa ferramentas de criação utilizadas para a construção de identidade de marca, onde as metodologias de design são aplicadas ao setor de visual merchandising. Com o objetivo de alcançar a sustentabilidade através de ações, utilizando modelos de construção de cenários e ambiente, capazes de diminuir os impactos negativos causados pelo mercado de moda na sociedade, conscientizando o consumidor da importância de conhecer a origem dos produtos que consome. Para melhor compreensão do conceito a pesquisa está pautada sobre afirmações de Krucken (2009) sobre território, Kazazian (2005) sobre sustentabilidade consumo, Piris (2008) sobre moda no setor de produção industrial e por fim Baxter (2011) e Munari (1998) com metodologias de criação. A meta principal da pesquisa foi estabelecida dentro de parâmetros, relacionados a conservação ambiental e o desenvolvimento social. Para desenvolver economicamente as marcas e valorizar os produtos locais. Logo foram realizados estudos de modelos de marcas que já realizam trabalhos semelhantes, com viés sustentável, e o controle dos impactos negativos causados por elas. Atribuindo ao ambiente de loja um posicionamento frente a situações que buscam soluções aos impactos causados pela comercialização de bens de consumo enfocando o mercado de moda, desenvolvendo através dos projetos de criação, alternativas que ampliam a percepção dos métodos de construção de identidade, divulgação, o uso dos produtos, desenvolvendo a cultura local e, atribuindo ao produto outros valores competitivos de mercado. Como coloca Silva (1990): Merchandising é o planejamento e a operacionalização de atividades que se realizam em estabelecimentos comerciais, principalmente em lojas de varejo e de auto-serviço, como parte do complexo mercadológico de bens de consumo, tendo como objetivo expô-los ou apresentá-los de maneira adequada a criar impulsos de compra na mente dos consumidores, ou usuários, tornando mais rentáveis todas as operações nos canais de marketing.(SILVA, 1990, p. 17) SPC #1 - 2 O . SEMINÁRIO DE PRODUÇÃO CIENTÍFICA EM DESIGN DE MODA UNIVERSIDADE TUIUTI DO PARANÁ 3 Para identificar quais os métodos de visual merchandising, podem levar o consumidor a refletir sobre, quais os impactos do próprio consumo, a sociedade mantendo o conhecimento de qual forma foi realizado todo o ciclo de vida do produto. E com isso desenvolver alternativas viáveis para modelos tradicionais de apresentação e estimulo visual. Concentrar todas as ferramentas para uma linha sustentável, não se limitando apenas a projeção, e sim prevendo cada ação decorrida a partir da entrada do consumidor no ambiente de loja. Considerando que o mercado atual busca encontrar maneiras de atingir um público alvo, agora mais rígido e com novas necessidade de consumo. Portanto para alcançar esse objetivo, é importante definir como a marca irá se comportar, quais são seus valores, e a partir daí trabalhar sua identidade visual no ponto de venda, para o caso dessa pesquisa, o estudo é realizado enfocando em alternativas sustentáveis que possam ser utilizadas por marcas de varejo ecológicas, conscientizando o consumo. Como afirma Moraes (2010) A moda e o fashion, devem, hoje ser vistos como um novo tipo de qualidade urbana, os tecidos e as cores fazem parte das estruturas ambientais, as confecções fazem parte das tecnologias metropolitanas. Hoje é isso que faz a diferença entre uma sociedade e outra, entre uma rua e outra, entre um território e outro(...) é a qualidade das pessoas, dos seus gestos, dos seus acessórios, das suas fisionomias (sempre noglobal), que fazem uma evidente diferença entre Nova Deli e Milão, entre Paris e Nápoles (BRANZI apud MORAES, 2010, p. 7) Ou seja parte da busca pela solução do desenvolvimento sustentável, principalmente para o mercado de moda é informar o consumidor, disseminar uma cultura consciente, e buscar um novo olhar sobre o ambiente de loja como comunicador de marca