Algo curioso para a cristandade (e todas as demais religiões, por tabela) de plantão é que eles veneram, cultuam seu deus como se fosse o único verdadeiro. E rejeitam todos os outros, ora por desconhecimento ora por sentimento de fé. Este artigo vem lançar uma série de questionamentos sobre esse fato curioso de cristão rejeitarem outros deuses e não terem medo e outros religiosos rejeitarem o deus cristão e também não se importarem com isso.

Estima-se (infelizmente não tenho fonte) que já foram cultuados ou temidos cerca de 40 mil deuses em todo o mundo, em todas as épocas passadas. Os ateus não acreditam em nenhum desses 40 mil deuses, e os cristãos acreditam em apenas um deus. Se formos ver desse ponto, os cristãos diferem pouco dos ateus... descrêem em 39.999 deuses, só estão a um deus de distância dos ateus! Agora digam: quais os argumentos de vocês cristãos que invalidam a existência dos 39.999 deuses restantes? Os ateus descrêem nos 40 mil deuses da humanidade da mesma forma que vocês cristãos descrêem em 39.999 deles.

Vendo por outro lado, apesar de terem apenas um deus em detrimento dos outros 39.999, existe toda uma religião, um sistema de crenças, um conjunto de ritos envolvendo o único deus acreditado por eles. Mas também vemos uma infinidade de religiões, crenças e ritos descartados por eles junto aos milhares de deuses rejeitados. Respondam-nos, cristãos: que argumentos vocês nos dão para rejeitar as religiões que vocês julgam como falsas e inválidas? Por que vocês não seguem as outras religiões?

Já pensaram nas calamidades sob o risco das quais o mundo está por tantos deuses e religiões serem sumariamente rejeitados? Só para dar alguns exemplos: Imaginam a ira dos deuses astecas por vocês não sacrificarem pessoas em altares ao sol? Não temem as represálias de Allah por vocês não rezarem cinco vezes ao dia voltados à "cidade sagrada" de Meca nem jejuarem no Ramadan? Não temem o julgamento de Maat (deus egípcio) que, por vocês rejeitarem as divindades egípcias, vai deixar seus corações pesados e isso determinar a condenação de vocês?

Já sei: a única coisa que vocês temem é serem enviados ao inferno para sofrerem eternamente. E também serem julgados no "Juízo Final" e serem condenados à "morte da alma". Pergunto: o que isso tem de diferente de todas as outras mitologias, das outras crenças religiosas? Por que temem um "destino transcendental" e ignoram todos os outros? Já pararam pra pensar? Será que vocês não estão seguindo a religião errada, adorando o deus errado?

E outra coisa: por que apenas alguns estão sofrendo "castigos de Deus" e outros não? Por que a metade não-abraâmica da humanidade não sofre com calamidades que deveriam ser enviadas por seu Deus? Por que ninguém que rejeita ou ignora Jesus em terras onde o cristianismo não é maioria sofre nenhuma condenação em terra? Por que o Japão, histórica e predominantemente xintoísta e zen-budista, está prosperando como a segunda maior economia do mundo? Já sei: vão dizer que foi Deus que deu prosperidade a eles através dos americanos que os obrigaram a abrir os portos no século XIX e "iluminou" os imperadores Meiji. Mas por que então os japoneses não seguiram a esse deus? Por que os imperadores não "sentiram Deus" nem se converteram "automaticamente"? Vocês não acham que eles mereciam um castigo divino? Ou é simplesmente porque esse deus é igual a todos os outros?

Fica no ar o dilema para os religiosos: vocês têm certeza de que estão adorando o deus certo? E se existirem mais deuses certos e vocês os estão ignorando? E por que não acontece nada com quem ignora sua crença e seu deus? E se isso tudo provar que todos os deuses são meras invenções humanas?