AEBRA - AGÊNCIA EDUCACIONAL BRASILEIRA

MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO

 

ROGÉRIO LEANDRO GEWINSKI

 

A RELEVÂNCIA DOS JOGOS PARA A CONSTRUÇÃO DOS CONHECIMENTOS LÓGICOS POR MEIO DAS AULAS DE MATEMÁTICA

SORRISO - MT 2019

 

INTRODUÇÃO

A temática em tela, relativa à relevância dos jogos para a construção dos conhecimentos lógicos por meio das aulas de matemática, se deu pelo fato do pesquisador, como docente titular da disciplina compreender que a matemática, embora seja temida por muitas pessoas, consiste em uma possibilidade ímpar para o desenvolvimento do raciocínio lógico.

No dia a dia da sala de aula, em geral percebe-se nas turmas do ensino fundamental, que as aulas de Matemática são baseadas em uma metodologia tradicional de ensino, cujo foco encontra-se na memorização de procedimentos por parte dos alunos. Durante a prática docente do pesquisador, bem como da investigação observou-se que os alunos demonstram dificuldades, e que muitos se sentem desmotivados pela rotina da sala de aula.

A Matemática se configura como uma área do saber de relevância na formação dos cidadãos, tendo em vista que a cada dia mais a sociedade faz uso de conhecimentos científicos e tecnológicos, que possuem por base a matemática, o cálculo e o raciocínio. Ao longo do tempo o ensino de Matemática vem passando por transformações nos últimos tempos em todo o mundo, o que requer mudanças educacionais que possibilitem a compreensão do conhecimento de forma significativa, assim como, uma democratização do seu ensino (BRASIL, 1997).

A percepção de Neto (2005), é a de que o ensino de Matemática desenvolve além do raciocínio lógico, a criatividade, instiga o pensamento independente e a habilidade de resolver problemas, o que pode ser alcançado por meio do uso de diferentes recursos e metodologias que busquem uma renovação no ambiente de construção de conhecimentos e de aprendizagens significativas.

Contudo, importante se faz considerar que as crianças aprendem de forma diferente. Assim, o uso de metodologias diferenciadas consiste em uma necessidade no sentido de permitir que cada aluno consiga expressar suas dificuldades e potencialidades. Nesta direção, é essencial que os professores planejem suas aulas e suas estratégias de ensino no intuito de desenvolver o raciocínio lógico e na mesma medida, superar as dificuldades de aprendizagem dos alunos.

Colaborando com o pensamento até aqui evidenciado, o professor Ubiratan D’ Ambrósio (1991, p.12) afirma que:

“[...] há algo errado com a Matemática que os professores ensinam. O conteúdo que é passado adiante através dos sistemas escolares é obsoleto, desinteressante e inútil”.

Assim, se faz importante tornar o ensino de matemática o mais atrativa possível para o aluno. Para tanto, é fundamental e que sejam viabilizadas estratégias que tornem a aprendizagem uma atividade agradável, permitindo com que o aluno assimile conhecimentos matemáticos de maneira natural, sem que seja necessário decorar ou simplesmente memorizar algoritmos e regras. Assim, é fundamental que os professores promovam possibilidades pedagógicas capazes de evidenciar ações que desenvolvam a motivação para a aprendizagem, a autoconfiança, a organização, concentração, atenção, raciocínio lógico e o senso sobretudo, o cooperativo. Contudo, cabe questionar: Quais seriam os melhores recursos pedagógicos para alcançar estes objetivos?

Partindo deste questionamento, o objetivo deste estudo consiste em investigar a utilização dos jogos na disciplina de matemática em sala de aula, como forma de desenvolver o raciocínio lógico. Buscou-se nesta investigação analisar se o professor faz uso dos jogos para desenvolver o raciocínio lógico e como consequência o conhecimento dos alunos ou apenas para consolidar os conceitos matemáticos já estudados durante as aulas. Para tanto, desenvolvemos uma pesquisa qualitativa bibliográfica  relativa ao uso dos jogos matemáticos como recurso didático em aulas do ensino fundamental.

Vale ressaltar que, antes de realizar o estudo de caso descrito neste texto dissertativo, realizamos uma pesquisa exploratória, por meio de uma conversa informal, com alguns professores da Educação Básica, para saber quais deles faziam uso de jogos matemáticos em suas aulas. Após identificar que apenas dois destes professores fazia uso desta metodologia, foi realizado um estudo de caso com os mesmos, no qual se buscou verificar qual o intuito deles ao fazerem uso de jogos em sala de aula. Para finalizar, foram realizadas observações nas aulas destes professores, para estudar a finalidade deste professor quando faz uso desse recurso didático.

A fim de melhor situar o leitor apresentamos a forma pela qual a dissertação foi organizada. Inicialmente, no capítulo I apresentamos as concepções de alguns estudiosos sobre o uso de jogos em aulas de Matemática, sua importância na educação, os tipos de jogos existentes e os instantes dos jogos.

No segundo capítulo, apresentamos os aspectos metodológicos utilizados para desvelar a problemática em questão, bem como a caracterização da escola e do sujeito do estudo de caso e suas especificidades.

No terceiro capítulo, apresentamos os dados relativos à pesquisa. A análise dos dados evidencia que o professor utiliza jogos matemáticos com maior frequência para reforçar os conteúdos. Por fim, são apresentadas as considerações finais, nas quais se salienta as razões para o uso dos jogos matemáticos pelo professor investigado neste estudo de caso.

Esperamos que este estudo possa contribuir para auxiliar na compreensão do fenômeno, de forma a subsidiar outras pesquisas relacionadas à temática em tela, no sentido de possibilitar que outras pessoas possam compreender a importância dos jogos no desenvolvimento do raciocínio lógico e sobretudo na aprendizagem da matemática. [...]