Um dos maiores desafios da educação hoje é oferecer uma educação de qualidade a todos, pois nossos alunos são muito diferentes, por esse motivo devemos respeitar as especificidades de cada um. Quando se pensa em educação inclusiva deve-se perceber que deve haver uma mudança de atitudes, não só dos professores, mais de todos os segmentos envolvidos nessa tarefa: escola, família e sociedade.

O presente trabalho tem o objetivo de analisar o tamanho da relevância do Atendimento Educacional Especializado aos alunos com Altas Habilidades ou Superdotação, e para desenvolver esse assunto foi feita uma pesquisa com a Professora Fabiana Vieira Lago da Silva, a mesma tem 40 anos de idade, tem sua formação em Pedagogia, Filosofia e possui pós graduações nas áreas de Psicopedagogia e Educação Especial, atualmente a professora trabalhou por 10 anos diretamente com o atendimento há crianças portadoras de necessidades especiais mais atualmente desempenha a função de diretora adjunta da  Unidade Integrada Plim Plim.

Quando a professora foi indagada sobre qual a concepção que ela teria sobre altas habilidades ou superdotação, a mesma respondeu que: alunos superdotados são aqueles que se destacam em algumas áreas de forma significativa.

A pergunta seguinte foi se ela conhecia algum caso de alunos com altas habilidades ou superdotação em sua escola, a mesma respondeu que durante todo esse tempo que atua na educação especial nunca conheceu ou trabalhou com alunos superdotados.

Com relação à formação a mesma afirmou que já participou sim de formação específica para as altas habilidades e inclusive já deu uma palestra sobre esse assunto da Universidade Federal do Maranhão.

Quando foi feita a pergunta sobre qual a importância do acompanhamento desses alunos ela foi bem clara em dizer que: o acompanhamento desses alunos é necessário e de suma importância para o seu desenvolvimento pleno dentro da escola.

Outra pergunta foi se ela achava que havia necessidade de laudo clínico para o atendimento pedagógico especializado dos alunos com altas habilidades, ela respondeu afirmando que sim e complementou falando da importância desse laudo para saber qual o nível da habilidade desse aluno.

E para finalizar a pesquisa foi perguntado se no município de Bacabal é oferecida capacitações sobre a temática das altas habilidades ou superdotação, ela informou que durante esses anos que vem trabalhando com educação especial, só teve apenas uma formação sobre essa temática e a mesma foi ofertada pela UFMA, a professora acredita que isso se justifica pelo fato de que muitas pessoas ainda desconhecerem o que seja as altas habilidades e superdotação.

Os resultados descritos nessa pesquisa demonstram que a professora tem conhecimento sobre a temática mais isso é baseado apenas em conhecimentos teóricos visto que nunca teve contato com alunos que apresentem altas habilidades ou superdotação e que a mesma não parou no tempo e sempre procura está se qualificando em sua área de atuação.

O desenvolvimento deste trabalho foi voltado apenas para concepções teóricas de uma professora, pois ao fazer um levantamento na nossa região, mais especificamente em: Paulo Ramos, Vitorino Freire, Lago da Pedra, Marajá do Sena e Bacabal foi possível observar que não há casos de histórico de alunos com altas habilidades e superdotação.

Ao concluir o trabalho analisando a visão da professora e o material lido pode-se perceber que a política nacional da educação especial na perspectiva da educação inclusiva vem apresentar alternativas para a efetivação da inclusão dos alunos com deficiência, transtorno globais do desenvolvimento e superdotação na escola comum, pois isso é um direito desses alunos que esta bem explícito no artigo 58º da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), Nº. 9.394/96, onde dispõe que a Educação Especial é “a modalidade de educação escolar, oferecida preferencialmente na rede regular de ensino, para educandos portadores de necessidades especiais” (BRASIL, 1996, p. 43), e também na Resolução CNE/CEB Nº. 02/2001, artigo 5º, inciso III, que considera que alunos com necessidades educacionais especiais (NEE) são aqueles que apresentam, durante seu processo educacional, “altas habilidades/superdotação, grande facilidade de aprendizagem que os levem a dominar rapidamente conceitos, procedimentos e atitudes” (BRASIL, 2001, p. 02).

Alunos com características de Altas Habilidades e superdotação vão sempre necessitar de apoio para que possam desenvolver suas potencialidades, o que exige o oferecimento de oportunidades para expressar e aprimorar essas habilidades. Entretanto, para que se possa atender as necessidades educacionais destes indivíduos, o professor precisa ser capaz de identificar tais características, neste sentido, fica claro que a formação docente se faz necessária sim, mais somente ela não é suficiente, pois existe ainda a demanda por um olhar atento, que leve o professor a conhecer seu aluno, considerar seu contexto e livrar-se das imagens estereotipadas.

REFERÊNCIAS

BRASIL. Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Dispõe sobre as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 23 dez. 1996.

_______. CNE. CEB. Resolução n. 2, de 11 de setembro de 2001, que institui as Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica. Brasília: 2001.