A Relação Maturação e Aprendizagem no Cotidiano Escolar



É de fundamental importância o olhar e o papel dos professores e pais, no processo de desenvolvimento do aluno.
Quando falamos em desenvolvimento, talvez nos venha a cabeça, o peso, a altura e outras mudanças que ocorrem com o nosso corpo, porém precisamos entendê-lo como um termo muito mais amplo e complexo.
Precisamos falar de maturação, que segundo Arnold Gesell " ...a aprendizagem nunca deve transcender a maturação...". É muito importante que o organismo esteja suficientemente maduro para que a aprendizagem se processe.
Sabemos que o processo de aprendizagem sofre muitas interferências, intelectual, psicomotora, físico e social.
Pensemos em uma aprendizagem que provoque mudanças de comportamento no aluno. É importante que ele saiba onde estará aplicando e empregando o seu novo conhecimento. O que é aprendido precisa ter significado para ele.
É fato, de que a família é a primeira a oferecer as " experiências que advém do lar". E será a escola a receber e a multiplicar essas informações e experiências trazidas de casa.
Professores e pais se perguntam continuamente: O que mais poderíamos fazer para favorecer esse desenvolvimento? Pensem no grande benefício para o aluno não tentarmos forçar a sua maturação infantil.
Sigamos a linha mais importante, garantir a boa saúde de nossas crianças e proporcionar sempre aquele ambiente rico em estímulos.
Como nossas crianças aprendem? Aprendem, justamente perguntando e interagindo. Procurando respostas as seus questionamentos.
Essa interação se dá justamente pelo meio físico e social.
É muito importante considerarmos sempre, como nossas crianças aprendem pois elas se interessam sempre pelos mais diversos assuntos: as histórias que os mais velhos contam, as histórias dos desenhos animados, os programas apresentados na televisão.
Ao lado de toda essa relação precisa caminhar também o equilíbrio e o afeto como ferramenta poderosa de estímulo ao meu aluno. Lembrem-se sempre toda criança quando confiante em si terá uma aprendizagem muito mais eficiente e tranquila.


Marcia Quesada N.D. De Souza
Agosto de 2010