A Relação entre o Programa e o Currículo de uma Escola

Este artigo consiste em estudar e compreender a diferença entre um programa escolar e um currículo, e como é possível integrar o currículo num bom programa escolar.

O programa de uma escola é a fundação da escola, onde a ideia da escola é exprimida ao nível concreto, e os professores planificam o ensino a partir do programa. O currículo é o conteúdo, e os professores ensinam conforme o currículo definido.  Os métodos de ensino são definidos no campo entre o programa e o currículo. Devem responder à ideia da escola, exprimido no programa, e devem responder ao currículo com as suas definições.   Contudo apresento os pontos essenciais, de estratos do livro de tropismo da DNS.

I. O Programa Escolar

O programa de uma escola deve proporcionar aos estudantes/alunos aspectos relevantes a sua vida futura, colocar lhes em contacto com as técnicas experimentais ou uma multicidade de trabalhos práticos, deixando lhes activos intelectualmente em relação aos aspectos do globo e influenciarem para a melhor prosperidade. Cada instituição de ensino possui um programa que é muitas vezes elaborado e vigiado pelo ministério de educação, por meio de inspeção ou supervisão. Portanto, o governo emite regras, especifica o conteúdo central e o contexto do tema escolar, que consiste principalmente dos temas escolares bem conhecidos e das pertinentes exigências de exames. Muitas escolas raramente comandam o trabalho, energia e poder de invenção e exploração que são necessários para atingir e despertar o interesse de estudantes, fracassando assim no aproveitamento das suas reais capacidades, de que precisam para poderem viver uma vida produtiva. Consequentemente, muitas vezes os estudantes não ficam activamente envolvidos nas causas, formas e naquilo que aprendem, mas são alimentados com os conteúdos usuais dos discursos do professor, dos livros escolares, ou de outras características especiais indiscriminadamente exibidas pelo professor, a partir de livros ou daquilo que o professor tem na sua cabeça e, nos tempos modernos, talvez mesmo introduzindo um filme sobre a questão. Isto não é, por si, formativo nem constrói personalidade, visto que se baseia na repetição de antigas verdades; por isso, no fim, grande parte disto tem pouca utilidade. Portanto, a escola deve cativar, enfeitiçar, agitar, instigar e emocionar. Estamos completamente conscientes de que se trata de uma grande exigência feita ao professor. Para fazer isso, o professor precisa de novas e mais exigentes atitudes para ser capaz de dirigir a formação e a vida com este nível estimulante. A formação deve ser dirigida e gerida a partir de uma liderança enérgica que estimule cada professor e estudante da mesma forma, para fazerem o melhor para cumprirem um padrão bem explicado e exigente em todos os aspectos. A vida como tal é multidisciplinar e decididamente não é unilateral.