RESUMO

A escolha do tema se justifica pela análise da relação entre desenvolvimento humano (IDH) e empreendedorismo. Assim, se apresentam pelas variáveis PIB per capita, longevidade e educação. Posto isso, compreendemos que para o desenvolvimento de uma sociedade necessita-se de uma soma de fatores importantes no processo de evolução de uma sociedade. Assim, o termo empreendedorismo é heterogênea. De certa forma, o empreendedor tem habilidades específicas, tais como: buscar novas conhecimentos, inovação, assumir riscos e perigos em sua atividade. Com isso, buscamos, aqui, apresentar o perfil do empreendedor moderno e a sua relação com o desenvolvimento social de nosso mundo atual.

Palavras–chave:Empreendedorismo; Desenvolvimento; Índice de Desenvolvimento Humano.

1 INTRODUÇÃO

Com as inúmeras mudanças que o mundo vem sofrendo, o empreendedorismo deve acompanhar tais modificações. Assim, a busca de novos conhecimentos e mecanismos para essa realização tende a ter novas tecnologias e a criação de novos produtos que ocasionam melhores resultados nos empreendimentos. A concretização do novo é um processo que está sujeito a uma série de influências internas e externas à organização. Sendo importante para inovar uma liderança bem definida, todo esse processo depende fortemente da capacidade de inovação, de um modo geral, dos atores sociais e, especificamente, dos empreendedores. Nesse quadro, torna-se evidente a importância de ambiências propícias ao desenvolvimento de práticas reais inovadoras, as quais podem ser consideradas manifestações culturais, ou mesmo manifestações de uma cultura desenvolvida por atores empreendedores. Isso reforça a importância do papel do empreendedor no desenvolvimento de práticas organizacionais que representem uma cultura inovadora, e, consequentemente, considerada empreendedora.

2 DESENVOLVIMENTO E EMPREENDEDORISMO

Quando falamos em desenvolvimento pressupõe mudanças para atingir certo objetivo. Assim, desenvolvimento significa formas de execução bem definidas para determinada atividade. No entendimento acerca do empreendedorismo, nos fornece a interpretação de que empreender seja sempre buscar desenvolver sua atividade de forma satisfatória na obtenção de seu objetivo: lucratividade e manutenção de seu produto em mercado.

Assim, o conceito de desenvolvimento, em uma visão clássica ou não traz como ponto chave o seu modelo capitalista industrializado, de forma a trabalhar melhores formas de produção e melhorias em suas relações ali estabelecidas com o mercado atuante.