ADRIANA LIMA CUNHA

MARCELO ALMEIDA BEZERRA

ANTÔNIA EDNA PINTO FORTE RIBEIRO

ORIENTADOR (A): NICOLLE CAROLINE BRASIL MARTINS

RESUMO

Este trabalho apresenta uma análise do olhar do auditor diante dos benefícios de se elaborar um planejamento de auditoria em empresas da capital cearense, com ênfase na influência que a relação entre empresa (administração e funcionários em geral) e auditor tem na contribuição para um trabalho de excelência. Com este trabalho queremos levar o conhecimentos dos leitores, um breve resumo do que é o planejamento de auditoria. O objetivo deste artigo é dar ênfase a importância dos serviços desses profissionais, pois seus trabalhos minuciosos são de vital realce para a “saúde” financeira das instituições, e também mostrar o planejamento da auditoria deve fazer parte da rotina das empresas, pois do contrário todo o sistema pode estar comprometido e abalado. A auditoria não é algo supérfluo, pois é ela que vai apontar os melhores caminhos para o sucesso e crescimento da sua empresa. Abordaremos ainda com mais destaque suas temáticas, hipóteses, finalidades, bem como seus objetivos gerais e específicos dentro das organizações, seus resultados através de gráficos, estatísticas e citações, e em conclusão aproveitaremos a síntese de tudo que foi mostrado, mais de uma vez ressaltando o mérito dos nossos argumentos que aqui serão apresentados. A auditoria nada mais é que uma análise profunda de dados financeiros, dos registros e operações das empresas e entidades. Esse trabalho é feito por contadores, em geral especialistas no assunto.

Palavra chaves: Auditoria. Papéis de trabalho. Planejamento de Auditoria. Profissionais de auditoria.

INTRODUÇÃO

O foco do planejamento de auditoria é também mostrar às administrações das empresas, órgãos e entidades, formas de otimizar os trabalhos tendo em vista o número crescente de fraudes, principalmente em se tratando de Brasil, onde a incidência desse problema é recorrente. É importante que para que tudo dê certo na auditoria, os empresários, diretores e enfim, todos que formam a cúpula da administração das entidades, estejam prontos para ouvir e colocar em prática todas as orientações repassadas pelos auditores em seus relatórios finais e pareceres. Vamos tentar explanar então da forma mais clara e possível a importância da colaboração da administração das empresaspara que os auditores possam fazer o bom planejamento da auditoria e consequentemente obter sucesso ao finalizar os trabalhos entregando relatórios e pareceres completos.

            A fundamentação teórica é uma etapa fundamental para à execução da pesquisa, pois trata-se de um segmento em que as teorias encontradas que comprovam o teor e a credibilidade do estudo realizado, são vinculados de forma textual. A parte destinada à fundamentação teórica é o instante em que se alicerça a pesquisa como um todo bem como as demais etapas em que serão desdobradas, avaliando em seu caráter investigativo-cientifico.

            E importante levar em consideração que o planejamento da auditoria e um tema amplo, com muitas ramificações a serem abordadas, pensando nisso, através desse artigo, pode se despertar nos leitores, especialmente alunos do curso de ciências contábeis, o interesse para um futuro profissional na área da auditoria, seja de forma independente, ou no serviço público, como auditores fiscais da receita federal, por exemplo um dos cargos públicos que pagam um dos melhores salários hoje no brasil.

            Para os contadores que não tem interesse em abrir seu próprio escritório, a profissão de auditoria pode ser vista como uma atividade do ramo do empreendedorismo. Sim, o contador poderá se especializar nessa área, seja auditoria interna ou externa de forma independente, e abrir sua empresa de consultoria.

            O que queremos expor aqui e que o profissional de auditoria não e apenas aquele que fica trancado em salas analisando dados, pelo contrário, o auditor pode ter uma vida profissional bastante dinâmica.

Dentre os mais relevantes objetivos do planejamento da auditoria destacam-se:

Conseguir ter ciência acerca dos exercícios da organização, para ter a percepção dos fatos e operações relevantes que direcionem até as demonstrações contábeis;Garantir a execução das atividades adquiridas pela entidade atentando-se aos prazo anteriormente determinados em negociação com os auditores;Certificar que as áreas consideráveis da empresa e os padrões existentes em seus registro tenham a máxima precaução investida;Detectar as deficiências mais preocupantes dos órgãos;Apontar a jurisprudência adequada àquela empresa;Estabelecer o tipo, o momento e a dimensão das análises a serem observadas, de acordo com os termos existentes na sua declaração de atividades para a execução dos serviços.

            Tem-se por objetivo geral do planejamento da auditoria conceder às empresas um bom assessoramento orientando-a na execução de suas atividades, tendo sempre como base o prévio planejamento, pois pensando nisso, os trabalhos tendem a acontecer de forma madura e isenta de erros e riscos.

            Vale ressaltar que, ao percorrer esse caminho, o auditor deve atentar para três características essenciais; a eficiência que e quando produzimos muito com poucos recursos, a economicidade, onde se deve levar em consideração a relação custo e benefício e a eficácia que são os ‘frutos’ colhidos ao longo do planejamento, ou seja, seguindo esse norte, o auditor ficará cada vez mais próximo de atingir seus objetivos.