O sistema da educação no Marrocos está passando alguns momentos de reflexão, traz uma realidade  que se torna cada vez mais amarga, tanto para as pessoas de educação como para os formadores, diante  das legislações e regulamentações básicas que todos os autores apontam como injustas e desequilibradas, complicando o sentimento do partidarismo e longe de qualquer igualdade na unificação das carreiras profissionais relacionadas com o ensinamentos e formação.

 Tudo isso tem  relação com a destruição do processo de estabilidade juntamente com a justiça do direito legislativo da família  da educação, como um todo.

Alguns Infelizmente, repetem, escrevem e afirmam sobre as demandas razoáveis e justas em relação às vítimas de contagens de vítimas dos dois sistemas e células 9, 10 e 11. referindo-se aos (Programas de Educação e Formação para os anos de 1985 e 2003),  levantando a ideia de agilizar a edição de uma nova lei básica, uma lei que unifique o caminho da promoção, acabando com as representações inferiores,  impressas e dispensadas para lecionar em alguns departamentos educacionais.

O Ministério Tutelar, em relação aqueles que afirmam conhecer o excesso de algumas das pessoas de conhecimento excessivo, tratando de uma minoria, devendo ensinar o conhecimento pretendido, cujas vítimas de uma legislação às vezes, separada do tamanho, bem como dos melhores e excelentes estudantes marroquinos,  selecionados através de uma média altas. 

referendo-se aqueles impedidos ou forçados a não prosseguir seus estudos por razões objetivas a nomeações em lugares difíceis e distantes,  objeto de mandados, proibidos a  continuar estudando,  haviam passado suas vidas na sala de aula, sem completar seus estudos as costas da fuga do dever e da abundância, tais evidências às custas do tempo escolar dos jovens, diante de uma lógica narrativa realista dos professores e educadores, levados a força da necessidade e a luz das despesas, por um lado, e por outro em decorrência da exploração de ondas legislativas dominadas por interesses políticos, mais que a justiça funcional.

Uma vez que as interações entre as partes possibilitam  elaborar demandas sobre o defeito da gestão dos recursos humanos no setor, recusando, infelizmente, responder ao  realismo da lógica jurídica e educacional, tendo em vista a prova do valor em termos do conhecimento e da ética! 

A ponto de atropelar mulheres e homens, passando a vida servindo à escola marroquina.

Quando se afirma constantemente a necessidade de livrar-se ao partidarismo, a tendência ao consenso sobre uma demanda, podendo agilizar a emissão de uma lei básica, unindo o caminho de avanço entre todos os componentes da família educacional, com o compromisso de transformar a página das vítimas dos dois sistemas e de algumas células, conforme os decretos reais, sem visar ou  almejar. 

Ao contrário de alguns pensadores,  olhando no interesse do grupo, através de uma única visão educacional, com vista a criar uma ruptura com o não -inclusiva e exigente cuidado da unidade da família educativa como um todo, alertando para impor os limites do pensamento egoísta e transcendente, com os companheiros que acreditam ser os primeiros,  pertencentes e por si diante das mesmas categorias objeto da resistência contra a mudança!

Em vez de localização e confinamento no deslocamento do trabalho de luta, no contexto do partidarismo, desperdiçando tempo de luta,  até mesmo muitas oportunidades, e involuntariamente contribuindo para adiar a base, da tragédia da repugnante quanto a Lei Básica,  objeto do partidarismo e, portanto, da perda de tempo de vida para muitos deles. 

O povo da educação, por meio de negociações longas e isoladas, lida com o partidarismo do ponto a ponto, desperdiçando direitos e benefícios, de modo que aqueles que se aposentam face aqueles que morrem pelo sofrimento aos custos de vida e de sustento aos filhos e crianças, continuando por dezenas de milhares de pessoas e por longos anos, simplesmente focando os interesses do grupo, enfatizando mais uma vez os legítimos direitos,  as demandas coletivas, no marco da justiça, da equidade, da busca da igualdade, longe do afastamento da visão de classe, da visão e representações arraigadas de alguns que subestimam o ensino em alguns fios educacionais!

Minhas palavras e escritos derivam da experiência e prática de luta de muitos anos dentro das estruturas sindicais e entre os educadores. 

Lembrando do exemplo da cidade de Al Hoceima, norte do Marrocos, passando pelas cidades de Taza e Oujda,  traduzindo as ideias em escritos nas redes sociais, ou nas coberturas em artigos de alguns sites e jornais, longe da zombaria e dos ditos de padres, resumindo a diferença de visões que invejam um determinado grupo.

Enquanto estiver convencido de que a vida é comum, exigindo o consenso sobre o comum, sem ficar refém das convicções unitárias!

As Convicções de alguns assinantes visam a tirar a Lei Básica do gargalo e resolvendo-a em vez de jogá-la como uma brasa em chamas aos estados governamentais, cujos sucessivos governos evitam sua remoção, e até adiam deliberadamente sua eficácia. 

Tal comportamento educativa de alguns atores sociais, lembra da natureza da tensão contínua, do plantio de conflitos entre grupos, cuja proliferação de greves, e a criação de coordenação torna uma dispersão expressa apesar da sua distração a injustiça,  infligindo  a um grupo educacionais, aulas que estragam suas vidas em salas de aula, não nas casas.

Talvez a lei  acaba com a hierarquia da promoção entre os corpos educacionais, especificando as tarefas com a precisão, tendo em vista a estabilidade ocupacional relacionada, com a convivência familiar, seja a única forma a restaurar o sistema educacional à sua estabilidade,  permitindo a transcendência do conhecimento educacional e da realização das reformas desejadas, longe do cabo de guerra e da obstrução da reforma, sob o pretexto de alto custo financeiro.

Além disso, as reformas no setor de educação e outros setores causam um grande desequilíbrio das evidências, em relação aos anos acadêmicos,  deixando muitas vítimas marcadas com algo chamado injustiça!

Estes são alguns exemplos vívidos da aleatoriedade de tomar decisões antes de considerar o desenvolvimento da legislação, por exemplo:

Anteriormente ter acesso a RCP após um ano de formação, 3 anos, significa  licenciatura actualmente.

- Ter acesso ao CPR com a licenciatura antiga, obtida em 4 anos, mais um ano de formação: ou seja, cinco anos para obter o mestrado, atualmente.

Ter acesso ao ensino superior dos professores como tem sido antes: licenciatura de 4 anos mais um ano de formação, significando também os anos do mestrado.

Além disso, ao contrário do que  foi  ou que se faz hoje, ou em relação ao que foi feito anteriormente, sendo que foi  incluído uma série dos diplomas na escala superior, no sentido da fileiras educacionais superiores para com seus antecessores da profissão, tal fenômeno tem marcado a vida e o caminho de avanço da família educativa neste setor,  auxiliando pela onda, ou ondas, de um quadro transformado pela chamada oportunidade política, da união, tantas pessoas do domínio do ensino tendem no sentido da direção da administração ou da economia, ingressando nos escritórios e muito mais. 

O mesmo tem acontecido com os educadores não formais e assim por diante!

De fato, há uma grande injustiça causada pela confusão, detalhando algumas leis de acordo com a escala, tendo em vista as reformas da justiça de um grupo sobre uns outros, dada a relação com as vítimas dos dois sistemas e dos proprietários das células anteriores.

Aclarando sobre a necessidade de unificar a trajetória de carreira e da ascensão de todos em relação a um novo estatuto. Estabelecendo um sistema educacional como um todo,  reunindo as pessoas da educação e da formação, com todos as fileiras, como uma família, de forma integração e interação,  objeto do mundo da educação, ao invés de continuar no categorias de greves, de proliferação de sindicatos, fomento da coordenação e da perda dos direitos justos e legítimos de ensinar às pessoas,  reconhecendo a lógica da verdade. sem, no entanto,  criar obstáculos face aqueles que acreditam na subjetividade das demandas, fomentando o partidarismo, motivo da causa de uma aflição contínua para toda a família educacional!

Lahcen EL MOUTAQI

Pesquisador universitário, Marrocos