Carla Benatto

Maira Michelon

O professor que reflete sobre sua prática e planeja sua ação desenvolve um ensino com mais fundamentação e reflexão em relação à aprendizagem e o desempenho do aluno levando em consideração a sua evolução e o seu crescimento no decorrer das atividades.

A análise das práticas e de seus resultados  e o trabalho em torno de situações-problema é dispositivo de formação que visam desenvolver a prática reflexiva na ação e sobre a ação ligadas à nossa experiência de mundo e sobre a realidade do educando, pra que sejam à base de uma análise instrumentalizada, serena e causadora de efeitos. “Toda pessoa reflete de modo espontâneo sobre sua prática, porém, se esse questionamento não for metódico e nem regular, não vai conduzir necessariamente a tomadas de consciência nem a mudanças”. (PERRENOUD, 2002, p.43)

O professor reflexivo não para de refletir a partir do momento em que consegue sobreviver em sala de aula, alcançando melhores resultados de sua práxis pedagógica. Ele continua progredindo em sua profissão mesmo quando não passa por dificuldades e nem por situações de crise, pois a reflexão transformou-se em uma forma de identidade e satisfação, auxiliando a prática docente a encontrar métodos e ferramentas para a construção de novos conhecimentos baseados nos diversos saberes acumulado ao longo do processo de ensino aprendizagem.

O domínio dos conteúdos a serem ensinados e um maior conhecimento acerca da cultura dos educandos por parte dos professores, proporciona aos educadores uma ampliação de sua capacidade de improvisação, observação, planejamento e trabalho a partir dos erros ou dos obstáculos encontrados pelos alunos, isto é “Nunca é inútil saber mais, não o seu conhecimento para ensinar tudo o que se sabe, mas para se “ter uma margem”, dominar a matéria, relativizar os saberes e ter a suficiente segurança para realizar pesquisas com os alunos ou para debater o significado dos saberes”. PERRENOUD (2002, p.49). Assim, o professor necessita contínuo estudo de sua disciplina, tanto do ponto de vista de conteúdos conceituais como dos processos de ensino, precisando estabelecer relações significativas entre sua disciplina e outras da mesma área do saber.

Dessa forma a formação inicial do futuro professor deveria prepará-lo para a reflexão sobre sua prática, para criar modelos e para exercer sua capacidade de observação, análise e problematização de seus saberes para o desenvolvimento de uma prática pedagógica voltada para a formação de pessoas capazes de evoluir, apreender, argumentar e construir o seu conhecimento acerca da realidade de uma forma independente e segura.

As práticas voltadas à formação dos professores devem permitir que eles possam refletir e produzir tanto os seus saberes como os seus valores, num processo participativo de reflexão crítica sobre a prática docente, onde “na formação permanente dos professores, o momento fundamental é o da reflexão crítica sobre a prática. É pensando criticamente a prática de hoje ou de ontem que se pode melhorar a próxima prática”. (FREIRE, 1996, p. 43)

Portanto nesse processo de formação do profissional crítico-reflexivo, a formação acadêmica dos professores é de suma importância na sua formação didático pedagógica, sendo cada vez mais essa formação responsabilidade das universidades e instituições de ensino superior, às quais tem grande apreço pelos saberes da formação docente, sendo conduzidas a repensar a formação dos futuros professores e de seu próprio corpo docente.