WESLAINE BOTELHO FERREIRA

RESUMO

As empresas têm incentivado o desenvolvimento de funcionários que estejam prontos para atuar em várias áreas com a mesma competência. Contudo, o perfil que o mercado de trabalho vem exigindo, faz com que o homem se sobrecarregue com um aumento de cargas, e, em consequência disso o aparecimento de doenças físicas, psíquicas e emocionais. A enfermagem do trabalho é uma das classes da área da saúde que tem mais evoluído. Intervindo dentro das organizações no sentido de oferecer cuidados, como também contribuindo na prevenção de acidentes de trabalho e doenças laborais o papel do enfermeiro do trabalho tem sido visto de forma substancial, uma vez que sua atuação abrange desde a prevenção de doenças e acidentes até o acompanhamento dos que precisam no processo de reconstituição da saúde. Dessa forma, apresenta-se aqui este artigo que tem por finalidade qualificar sobre a profissão da Enfermagem do Trabalho discorrer sobre as devidas atenções e contribuições do papel do profissional na orientação e prevenção de acidentes e doenças.  A pesquisa é categórica quanto a função do enfermeiro do trabalho que se faz essencial para o crescimento e fortalecimento das organizações, uma vez que está intimamente ligado à qualidade de vida do trabalhador.

Palavras-chave: Enfermagem do trabalho, Orientação, Atenção, Prevenção de Acidentes.

INTRODUÇÃO

Ao longo dos últimos tempos a enfermagem do trabalho vem se firmando, como uma das principais profissões efetivas não somente no ramo da saúde, mas de forma geral. O enfermeiro do trabalho aplica suas atividades tanto no acompanhamento da saúde do trabalhador como atenta aos cuidados de prevenção de doenças e acidentes que podem decorrer no próprio ambiente do trabalho.

Para Silva (2005, p. 33) “o maior empreendimento do enfermeiro do trabalho está em contribuir para evitar os acidentes e doenças, pela identificação e eliminação dos riscos existentes no ambiente de trabalho”.

O mundo contemporâneo investe fortemente no avanço e crescimento das organizações, entendendo que estas são essenciais para o desenvolvimento da economia. Esse avanço faz com que as empresas dependem e, muito de mão-de-obra, da dedicação dos trabalhadores.

         Gradativamente,a empresa vem compreendendo que o cuidado com o trabalhador hoje se faz necessário, uma vez que é por meio de sua ação direta que se dá o crescimento e fortalecimento das organizações.

De acordo combulhões (1986, p. 243) apresenta a enfermagem do trabalho da seguinte maneira: “A enfermagem do trabalho é uma especialidade destinada ao cuidado daquele que trabalha, portanto, preocupa-se com trabalhadores. Sua atenção volta-se para os trabalhadores de todas as categorias e de todos os setores de ocupação, onde quer que se encontrem”.

            O relacionamento do homem e as acentuadas transformações no mundo do trabalho têm provocado inovações tecnológicas, enriquecimento de atividade econômica e mudança no processo de trabalho que contribui significativamente para que este procure cada vez mais ser versátil e capaz de realizar uma   pluralidade de atividades, ficando assim, vulnerável aos diversos riscos que possam causar malefícios a sua saúde.

O resultado dessa busca incessante pela realização de diferentes atividades que  expõe o ser humano a uma série de riscos à saúde  relacionados ao trabalho, causou tamanha  preocupação que surgiu em setembro de 1990  a Lei Federal 8.080, que dispõe sobre as condições de saúde e funcionamento dos serviços, interpelando a Saúde do Trabalhador e suas competências,  evidenciando as atividades que se destinam à promoção da saúde dos trabalhadores, bem como às medidas de recuperação e reabilitação dos indivíduos que estão expostos as cargas e agravos provenientes das condições do trabalho.

Sendo assim, é fundamental que os profissionais da área de saúde do trabalhador incentivem e busquem soluções viáveis para a implementação de ações de promoção da saúde e da adoção de medidas preventivas de doenças e quaisquer riscos oferecidos no ambiente do trabalho.

Diante à importância do profissional da saúde no mundo atual, o artigo que aqui se apresenta, objetiva discorrer sobre a profissão da Enfermagem do Trabalho, pois acredita ser interessante demonstrar um breve histórico da função desse profissional, bem como suas qualificações, atenção voltada aos trabalhadores, abordando assim o Enfermeiro do Trabalho por meio das suas contribuições que possam reduzir quaisquer riscos que ocasionam danos à saúde do trabalhador.

1.UM BREVE HISTÓRICO DA ENFERMAGEM DO TRABALHO

É interessante contribuir aqui com um breve histórico da enfermagem do trabalho ao longo do tempo, para que esta contribua para a compreensão   desse profissional, que por sua vez está ligado à saúde, que é fundamental na vida das pessoas. De acordo com Moraes (2007) a enfermagem do trabalho surge no século XIX na Inglaterra, onde ficou conhecida primeiramente como enfermagem laboral.

No início do século XX, frente ao desenvolvimento e crescimento da indústria o Royal CollegeofNursing já constituia enfermeiros específicos para trabalhar na indústria, em curso específico para a assistência à saúde ocupacional e a promoção e proteção da saúde dos trabalhadores. (BULHÕES, 1986).

No Brasil, o ingresso do enfermeiro do trabalho nas organizações surgiu através da influência das empresas multinacionais aqui citada, entre outras que já contavam com a assistência desse profissional em seu. Aqui no país entre as décadas de 50 a 70, bem antes de ser instituída uma legislação para essa profissão, já se era discutido sobre a temática dessa profissão.

Segundo Bulhões (1986) a enfermeira Delzuite de Souza Cordeiro foi a pioneira da enfermagem do trabalho aqui no Brasil.   Delzuite, apesar de não ter especialização no assunto, se preocupava com a organização de implantação da enfermagem do trabalho nas empresas, principalmente quando era do ramo de mineração.

Sobre essa época Zeitoune (apud Silva, 2005, p. 32) que naquele tempo:

(...) tivemos a participação efetiva do Departamento de Enfermagem de Saúde Pública da Escola de Enfermagem Anna Nery (EEAN), com destaque para a pessoa da Professora Isabel da Cunha Dantas, na chefia e liderança desse departamento, e da representante da Associação Brasileira de Enfermagem (ABEn-RJ), sob a presidência da Professora Elvira De Felice Souza. Em 1971, no III Encontro Nacional de Saúde do Trabalho e 30º Aniversário da Associação de Prevenção de Acidentes, a EEAN/UFRJ foi convidada a participar do encontro. Três professoras do departamento acima referido apresentaram pesquisa realizada sobre a enfermagem nas indústrias do Rio de Janeiro, levantando problemas relativos à prática da enfermagem ocupacional.

Manifesta-se então o primeiro curso de especialização em enfermagem do trabalho em 1974. Este era ministrado na Escola de Enfermagem Anna Nery, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, cuja legitimidade foi garantida pela Portaria nº 3237/72, do Ministério do Trabalho (SILVA, 2005).

Em 1975 o enfermeiro do trabalho tem sua profissão reconhecida, sua presença é inserida de maneira obrigatória em empresas com mais de 3.000 funcionários. (CASTRO et al, 2010).

A Portaria nº 3214 que trata das normas reguladoras da medicina do trabalho é publicada no ano de 1978, criando as chamadas NR’s – Normas Regulamentadoras. Essas trazem ainda uma série de recomendações, entre elas a obrigatoriedade de constituição do SESMT – Serviço Especializado em Segurança e Medicina do Trabalho, além de especificar os profissionais a ela correlacionados, como médico, enfermeiro e auxiliar de enfermagem do trabalho, engenheiro do trabalho e técnico de segurança do trabalho. (SILVA, 2005).

Somente no ano de 1982 é que a função de enfermeiro do trabalho foi reconhecida e descrita na Classificação Brasileira de Ocupação, tendo sofrido alterações no ano de 2002, diretamente relacionadas à atividade desse profissional. [...]