AGUIAR, Antônia Edilane Oliveira.

CARLOS, Maria Jaira Ximenes.

COSTA, Alice Silva da.

RESUMO: O presente relatório tem como desígnio apresentar uma análise da observação da fala dessa comunidade focalizando na perceptividade das recorrências do fenômeno estudado, no caso monotongação - um fenômeno linguístico por meio do qual os ditongos sofrem um processo de desaparecimento da semivogal, isto é, reduzem-se a simples vogais. A observação desse processo fonológico, em que se desfazem os ditongos na língua portuguesa foi feita através da composição do corpus da pesquisa com coletas de dados e das falas de alguns dos indivíduos que residem e interagem dentro dessa comunidade linguística através de entrevistas gravadas e observação/ anotações de conversas aleatórias tentando chegar o mais próximo possível do vernáculo, isto é da fala cotidiana dos próprios. O embasamento teórico da pesquisa é fundamentado nas concepções dos autores: BOTELHO e LEITE, VITORINO (2011) e . Feitas as análises, percebeu-se que as recorrências desse fenômeno ocorrem com maior frequência entre mulheres que tem mais de 50 anos que por questões culturais e socioeconômicas tiveram pouco acesso a escola.

PALAVRAS-CHAVE: Monotongação. Recorrências. Carmolândia.

1 INTRODUÇÃO

Tendo em vista que os metaplasmos são alterações fonéticas verificadas nas próprias palavras da língua e sabendo que eles oscilam através do tempo, optou-se por apresentar uma análise da observação da fala dessa comunidade - Carmolândia- focalizando na perceptividade das recorrências de um dos tipos de fenômeno que são mais usados frequentemente, no caso monotongação.

O artigo está dividido em 4 seções que discutem, analisam e refletem sobre o fenômeno utilizando como base teórica os autores supracitados.

Em síntese, conhecer e compreender esse processo de transformação fonética por qual a língua passou e ainda passa desde o latim para o português até as formações atuais utilizados pelos falantes nessa localidade e em todo o Brasil é um estudo de importância crucial para todos aqueles que trabalham direta ou indiretamente com a língua, especialmente a falada/oral.

2 DEFINIÇÃO E TIPOS DE METAPLASMOS

           Ao observar as mudanças fonéticas principalmente na fala dos indivíduos em diálogos cotidianos, percebemos que algumas palavras consagradas sofrem transformações e são pronunciadas de modo distinto destas, em outros casos ocorre também de criar-se novas formas de vocábulo influenciando a formação de nosso léxico.

          Verificando alguns casos isolados de processo de transformação fonética - os metaplasmos -, BOTELHO e LEITE afirmam a existência de quatro maneiras em que eles podem ocorrer:

  • Por aumento - acréscimo de fonemas/vogal no início, meio ou fim dos vocábulos;

  • lista > listra (epêntese), mártir > mátire (epítese), lembrar > alembrar (prótese)

  • Por supressão - diminuição de fonemas no início, meio ou fim dos vocábulos ou por semelhança sonora de duas sílabas sucessivas;

Exemplos: você > cê (aférese), saber > sabê (apócope), cócegas> coscas (síncope)

  • Por transposição - deslocamento de fonemas ou acento tônico da palavra; e

Exemplos: perguntar > preguntar (metátese), bicarbonato > bicabornato (hipértese)

  • Por transformação - o mais variado, ocorre quando um fonema de um vocábulo se transforma, passando a ser outro fonema distinto do primeiro.

  • : assobiar > assoviar (degeneração), virgem > virge (desnasalação), flamengo> framengo (rotacismo), jogou > jogô (monotongação)

          De acordo com esses autores, algumas dessas formas surgidas no discurso oral já foram registradas em dicionários da nossa língua, já outras se restringem somente a oralidade dos falantes, do Brasil, no caso.

          Portanto, os estudos sobre esses fenômenos de modificações por qual a língua passa devem ser constantes.