A realidade da ação, seu agir
Publicado em 17 de novembro de 2022 por Joacir Soares d'Abadia
Eu falho nos entalhes da costela de quem já chegou ao seu estado permanente de criação. Chegaste? Ávida de desespero se encontra a minha sorte nos encontros das ribanceiras coléricas. Dar-te-ei um pouco de mim, os farrapos destroçados e carcomidos pelos anos de vida. Eu para te entregar como uma bolha a estourar no ar. Entregar-me-ei a ti em forma de ideia. Esta que repousa sobre as formas mais comuns do meu infame pensar.
As entregas fazem parte do mundo para o qual eu sigo. De ideias ainda em contato com a realidade, impugna ser o que é a realidade. O que era! É, de certo modo, o que ainda não deixou de ser. A realidade violenta o existir de ser ela mesma, uma vez que, sendo, ela falseia a ação. Agindo, o que era continua sendo; o por vir é a ação em conformidade ao que é real.
Na escuridão, o real é o que existe sem a percepção de outrem. Só se pode ver o que é aparente. Me aparece mais do que se deixa mostrar. O visível é a aparência do real que se manifesta na realidade.
Finda a linha que corta a extremidade mais próxima do pensamento real com a sua ação de força inoperante. A realidade é que está para a ação, como a ação volta em direção ao que se move. O movimento age como uma realidade que se manifesta, deixa-se aparente, todavia.
Às vezes, até a dúvida pode reinar. De que jeito o escuro que era resultante de uma ausência de luz, pode, com seu existir, permitir a existência de um ser? Ele, o que existe, existe nele, mesmo sem a necessidade da manifestação. O que se confunde é o que é aparente. A manifestação do existente só é possível na força do que se deixa aparecer.
O que manifesta em meio à realidade muda de rumo de acordo com o seu meio. A luz é enxergada na sua totalidade na presença do escuro; o ar é sentido na sua ação ao meio: no sopro frio ou quente; no balançar das folhagens das plantas. O existir de qualquer coisa não depende do meu eu para ser. O existente existe porque foi criado. Só existe o que é. O que é que “é”? Aquilo que existe. A realidade, com sua ação, existe. Existe: está aí. É uma realidade.
Padre Joacir d’Abadia, filósofo, autor de 15 livros, Especialista em Docência do Ensino Superior, Bacharel em Filosofia e Teologia, Licenciando em Filosofia, Professor de Filosofia Prática. Acadêmico: ALANEG, ALBPLGO, AlLAP, FEBACLA e da "Casa do Poeta Brasileiro - Seção Formosa-GO"_Contato: (61) 9 9931-5433 | Siga lá no Instagram: https://www.instagram.com/padrejoacirdabadia/
