A Quem Estamos Tentando Enganar?

Se o futuro é inserto... Se o presente tem que ser vivido... E se o passado não importa. Será por isso que as pessoas estão transformando a forma de vivermos em sociedade em uma farsa? Quem somos? Quem são nossos amigos? Os relacionamentos são verdadeiros? Quem são as pessoas que nos rodeiam? Quais são seus verdadeiros interesses? É, são Muitas perguntas...

Antes erámos mais solidários, prestativos e até mesmo disponíveis.  Com o passar do tempo, com o avanço da tecnologia e com a correria do dia-a-dia, os verdadeiros valores estão se perdendo e abrindo espaço para relacionamentos líquidos, um dos temas de estudo do sociólogo Zygmunt Bauman. Estamos nos fechando em redomas, nas quais estamos guardando conosco os nossos problemas, as nossas dificuldades, os nossos medos... Por egoísmo? Ou vergonha de assumir que somos frágeis e que a verdade é continuamos precisando de calor humano, de companheirismo, dos nossos alicerceies, que são família e amigos.

"Amigos", ainda os temos? É, quando sentimos falta de um, logo vem na lembrança os que cresceram conosco, os que viveram parte da nossa vida. Pena que a maioria deles ou estão longe ou acabaram se perdendo de nós. Hoje temos tantos amigos e ao mesmo tempo tão poucos. A era do face book, está nos deixando confusos, estamos vivendo o eu. Será que não temos mais problemas, dificuldades, medos... Pois, todos só expõem os seus lados bons, esbanjam felicidades, harmonia, intelectualidade... E se observarmos, é essa mesma realidade que estamos vivendo no nosso dia-a-dia. Perdeu-se o respeito, o companheirismo. As pessoas vivem em uma disputa constante, onde uma quer tirar proveito da outra ou ser mais que a outra.

Os vínculos sejam eles de amizades, amorosos e até mesmo de trabalho, são líquidos. Se interessam os mantemos, se não desfazemos. Hoje as pessoas aproximam-se rapidamente, chegam ganham espaços e do nada somem, como se nada tivesse acontecido. A quem estamos tentando enganar? Talvez a nós mesmos... Ninguém mais assume que tem problemas, contas para pagar, que choram que ficam tristes... Enfim, fica uma grande dúvida! Será que esta geração evoluiu tanto assim? É muito estranha a forma em que as pessoas se sociabilizam hoje em dia. De maneira muito inserta e insegura, que está causando muitas síndromes... Fica ai um assunto para se refletir e até mesmo para avaliarmos os nossos comportamentos.