EMEF MARECHAL RONDON – PROFESSOR Me. CIRO JOSÉ TOALDO

HISTÓRIA - 4º FASE A/B EJA  - 3º ATIVIDADE DO 3º BIMESTRE

       SEMANA 17/21 DE AGOSTO: A 4ª  REPÚBLICA DO BRASIL (1945 – 1964) – PARTE I                                                                                                    (AULA ENVIADA DIA 18/08

T

Ó

P

I

C

O

Link do texto da aula: < https://profcirotoaldo.blogspot.com/2020/08/a-quarta-republica-do-brasil-1945-1964.html >

Nesta aula vamos iniciar o estudo A Quarta República do Brasil (1945 -1964), primeira parte, ou seja, a continuação do período da História do  Brasil Republicano!

A metodologia do estudo será focada, por meio da leitura do texto que se encontra no link acima e  com a realização de uma atividade com questões que deve ser feitas no caderno de História e enviadas, via foto ao professor Ciro. Essa é a terceira atividade online do 3º Bimestre.

Tópicos da aula: distinguir quais foram as quatro fases da República do Brasil; saber em linhas gerais o que marcou a 4ª  República; os presidentes deste período; Constituição de 1946 e Governo de Eurico Gaspar Dutra.

A

T

I

V

I

D

A

D

E

 

 

Por meio desta aula com estudo a respeito da Quarta República do Brasil (1945 -1964), primeira parte, após ler com atenção o texto do link acima, os alunos da 4ª Fase da EJA deverão responder no caderno de História, as seguintes questões e enviar ao professor:

1. Como foram chamadas as 4 Repúblicas que aconteceram no Brasil e em que períodos ocorreram?

2. De modo geral o que marcou a 4ª República Brasileira?

3. Quais foram os Presidentes do Brasil durante a 4ª República?

4. Quais os 3 principais partidos que mais atuaram na 4ª República e o que defendiam?

5) Quais as principais características que o texto apresenta a respeito da Constituição de 1946?

6) Complete: a) Carlos Lacerda era representante de qual partido político ____ ________________; b) Que ano terminou a República da Espada no Brasil  ____________;  c) Quem governou o Brasil por 15 anos, de 1930 até 1945 foi ___________________; d) O grande nome do PSD era _________ _______________. E) Quem promulgou a Constituição de 1946 foi __________________________.

O

R

I

E

N

T

A

Ç

Õ

E

S

Estas orientações serão enviadas via grupo do whatsapp dos alunos da 4ª Fase  A e B  da EJA e será a terceira nota do 3º bimestre. Lembro aos alunos com atividades em atraso do 2º Bimestre ainda estou recebendo as mesmas (tem aluno que deve algumas).

Para o bom desenvolvimento desta atividade é fundamental o zelo, dedicação e atenção dos alunos.

Os alunos terão este dia, 18/08 para fazer no caderno a atividade e enviar ao professor por meio de foto, caso tenha algumas dificuldade ou dúvida, entre em contato com o Prof. Ciro pelo whatsapp.

Lembro ao aluno sem acesso ao meio virtual que a coordenação da escola, conforme agendamento e organização irá entregar, sob a forma imprensa, essa atividade na escola.

Colaborem e sejam determinados! Estudem para continuar entendendo a História Antiga! Tenha organização, capricho e zelo em seu caderno de História!

Mesmo com saudades e vontade de voltar, precisamos nos cuidar e ainda ficar em casa! Deus seja louvado e abençoe todos!    Professor Me. Ciro José Toaldo!