O concepto de autoestima ou autodesenvolvimento se define como um esforço pessoal, tendo em vista ser melhor do que foi, atraves de habilidades, de qualificações e formações .

O autoestima pode ser possível a desenvolver através do conhecimentos de pontos fortes de sua personalidade. Tal conhecimento implica as habilidades mentais, de comunicação e de melhor poder de controlo sobre si mesmo, bem como de lidar com as reações de outros.

Assim o autodesenvolvimento de autoestima se correla com a personalidade, resultado do nível do progresso que uma sociedade pode recolher, isso será possível quando dar  a importância aos efeitos do desenvolvimento sobre o indivíduo e a sociedade, esses efeitos variam de pessoa para outra segundo seu grau de instrução e  nível de maturidade, quanto mais a pessoa instruída e desenvolvida, quanto´será a maior sua posição na sociedade, tornando-se melhor o seu autodesenvolvimento da qualidade da autoestima.

Isso se deve as formações, aos treinamentos e atividades de educação. Levando em consideração as condições de vida  de cada um.

Partindo do conceito que cada pessoa tem a sua própria abordagem, uma vez que a maioria começa a desenvolver a autoconfiança, primeiro no princípio da formação da personalidade e da firmação..

Pode-se dizer que o conceito de autoestima, neste sentido, se forja como um doscomponentes do desenvolvimento pessoal, ele expressa o senso de valor e das habilidades pessoais. O que é essencial na formação da identidade, e abre o caminho no sentido de consolidar as relações familiares, maiores construtoras da autoestima, sobretudo na fase da infância.

Tal componente desempenha também um papel importante no desenvolvimento psicosocial; ele implica a coesão da pessoa e autocorrelação das relaçoes com a sociedade, bem com da família em termos da afeição e do respeito, o que é um instrumento, capaz de ajudar os educadores a desenvolver autodesenvolvimento das gerações. Estabelecendo termos e metas realistas de desenvolvimento da pessoa, face aos padrões equivocados e irrealistas.

O especialista Karen Horney alertou este desafio, consequência  da falta de auto-estima que pode acarretar a fraqueza da personalidade,  levando à adoção de meios extremos para se firmar, o extremismo, violência.

Ressaltando por fim que a falta de auto-estima e  apreciação pode ser objeto da incapacidade da pessoa, desenvolver seus talentos, tirar proveito de suas forças  e do que ele tem para contribuir no progresso de autoestima..

Lahcen EL MOUTAQI