A PSICOPEDAGOGIA E PROBLEMAS DE APRENDIZAGEM

Fernanda Betina Schmidt Lindemann[1]

Maria da Conceição Moreira Barreto Raimundo[2] 

ENTENDENDO A PSICOPEDAGOGIA 

            O termo psicopedagogia nos remete certa ambiguidade tanto na palavra quanto na essência. Segundo Michaelis: Dicionário Prático da Língua Portuguesa, o termo é definido como “aplicação de conhecimentos da Psicologia às práticas educativas”. (2008, p.171). Primeiramente, o termo sugere tratar-se de uma aplicação da Psicologia à Pedagogia, uma técnica de condução do processo psicológico da aprendizagem, que tem a finalidade, com seu exercício, de cumprimento dos fins educativos.

            Em se tratando das questões não relacionadas à aprendizagem, vários autores desenvolvem trabalhos relacionados à Psicopedagogia identificando o seu caráter interdisciplinar.

Postulando tal caráter interdisciplinar, a Psicopedagogia utiliza-se da interdependência de vários campos do conhecimento como a Psicologia, a Neurologia, a Linguistica, a Psicomotricidade, a Medicina, entre outros. Sinalizar a postura interdisciplinar da Psicopedagogia fundamenta-se na dificuldade do processo de aprendizagem atrelado a identificação dos conhecimentos científicos desses diferentes campos, propiciando a criação de um novo conhecimento. Como ressalta (BOSSA, 1992, p.17), reconhecer tal caráter significa admitir a sua especificidade enquanto área de estudos, uma vez que, buscando conhecimentos em outros campos, cria o seu próprio objeto, condição essencial da interdisciplinaridade.            

A adequação da Psicopedagogia na aprendizagem ocorre no segmento entre esses campos de conhecimento, viabilizando a construção de um novo saber e uma visão globalizante do sujeito para que possa crescer.

             Sob essa ótica, fundamenta-se através dos trabalhos temáticos, certos procedimentos: a ligação do ato de ensinar e aprender, levando em consideração a realidade interna de cada sujeito inserido nesse processo, quanto a realidade externa.

A trajetória de construção do conhecimento, numa campo psicopedagógico, faz-se necessário levar em consideração certas dimensões (biológicas, cognitivas e sociais) que são evidenciadas no momento de aprender.

Sendo assim, o destaque refere-se a importância da conscientização  do  sujeito da aprendizagem global. Além do mais, requer um entendimento à aplicação de certas técnicas coerentes com a ação psicopedagógica abrangente e interdisciplinar, não se limitando a focar isoladamente o sujeito.



[1] - Pós-graduanda em Psicopedagogia Clínica e Institucional - Centro Universitário Barriga Verde – UNIVABE, professora da Escola Estadual Profª Justina da Conceição Silva, Imbituba/SC.

[2]  - Mestre em Educação e Cultura - Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC, professora da Escola Estadual Profª Justina da Conceição Silva, Imbituba/SC.