A Providência que preserva!

Servido ao Senhor há 25 anos e tenho testemunhado a previdência de Deus na preservação da minha vida, família e Ministério. Muitos milagres extraordinários têm acontecido de forma gloriosa!
Mas o que é a Previdência que Preserva? Pois bem, respondendo a indagação: Deus não apenas criou o mundo como também o sustenta. Rigorosamente falando, o ato criador de Deus terminou no sexto dia. A partir daí iniciou-se a Providência Divina. O texto de Hebreus 1:1-3 diz que o mundo foi criado através de Jesus, e que é sustentado igualmente através dele "pela palavra do seu poder". É este poder de Deus que sustenta diretamente o mundo. Um Deus que criasse todas as coisas e as entregasse à sua própria sorte não seria um Deus pessoal, mas distante, impessoal e despreocupado. A Escritura ensina que Deus se envolve com tudo aquilo que criou até nos mínimos detalhes. Veja que afirmação maravilhosa sobre a criação e a Providência que preserva está em Neemias 9.6:

"Só tu és Senhor, tu fizeste o céu, o céu dos céus, e todo o seu exército, a terra e tudo quanto nela há, os mares e tudo quanto há neles; e tu os preservas a todos com vida, e o exército dos céus te adora".

Esse também é o entendimento do salmista:

"Em ti esperam os olhos de todos, e tu, a seu tempo, lhes dás o alimento. Abres a tua mão e satisfazes de benevolência a todo ser vivente" (Sl.145:15-16).

Deus preserva e sustenta a todos os seres que criou. Quando Deus deixa de sustentá-los, eles morrem, conforme o salmista constata:

"Todos esperam de ti que lhes dês de comer a seu tempo. Se lhes dás, eles o recolhem; se abres a mão, eles se fartam de bens. Se ocultas o teu rosto, eles se perturbam; se lhes cortas a respiração, morrem, e voltam ao pó" (Sl.104:27-29).

O que mais se destaca neste texto é a partícula "se", que revela a condição pela qual a natureza continua existindo. Tal é o controle preservador de Deus sobre sua criação que Jesus disse:

"Observai as aves do céu: não semeiam, não colhem, nem ajuntam em celeiros; contudo vosso Pai celeste as sustenta" (Mateus 6:26); e acrescentou mais tarde: "Não se vendem dois pardais por um asse? E nenhum deles cairá em terra sem o consentimento de vosso Pai. E, quanto a vós outros, até os cabelos todos da cabeça estão contados" (Mt.10:29-30).

Se Deus cuida até dos passarinhos, alimentando-os e sustentando-os durante toda a vida deles, se Deus sabe até o número de cabelos que temos na cabeça, então é porque seu envolvimento é total, desde as menores até as maiores coisas.
Diante dessas coisas como alguém pode crer no acaso ou na sorte? A conclusão lógica do assunto em pauta é que não existem coisas como "sorte", "acaso", ou "destino". Ninguém tem sorte de estar vivo, está vivo pela Providência de Deus que nos preserva. Do mesmo modo imaginar um Deus que criou o mundo, mas o abandonou à sua própria sorte é algo absurdo, pois segundo a Bíblia, a Providência de Deus é a causa do mundo ainda existir. E veja quanta misericórdia há nisso, pois o mundo é rebelde contra Deus, não obstante, Deus o preserva, fazendo nascer o sol sobre "maus e bons", e cair "chuvas sobre justos e injustos" (Mateus 5:45). Deus providencia alimento até para os filhotes dos corvos (Jó 38:41). Devemos louvar a Deus pela grandiosidade de sua obra providencial como faz o salmista:

"Cantai ao Senhor com ações de graças; entoai louvores, ao som da harpa, ao nosso Deus, que cobre de nuvens os céus, prepara a chuva para a terra, faz brotar nos montes a erva e dá o alimento aos animais e aos filhos dos corvos, quando clamam" (Sl.147:7-9).

Quero Ilustrar a Previdência que preserva com a historia da rainha Ester: A historia narrada no seu livro é um relato da sobrevivência do povo de Deus em meio à hostilidade. Hamã, o homem mais importante depois do rei, deseja a aniquilação dos judeus. Ele manipula o rei para que execute os judeus. Ester é introduzida em cena e Deus faz uso dela para salvar seu povo. Hamã é enforcado; e Mardoqueu, líder dos judeus no Império Persa, se torna primeiro ministro. A festa de Purim é instituída para marcar a libertação dos judeus.
Note que, as palavras "tal tempo como este" (Ester 4:14) revelam a Providência que preserva. Era um tempo de crise na história de Israel. Era um tempo para a intervenção divina em que Deus usaria um agente humano para trazer livramento a Seu povo. Era o momento de destino de Ester, o momento para o qual ela nascera. Ela assumiu sua vocação com seriedade e disse, depois de sua hesitação inicial:

"Vai, ajunta a todos os judeus que se acharem em Susã, e jejuai por mim, e não comais nem bebais por três dias, nem de dia nem de noite, e eu e as minhas servas também assim jejuaremos. E assim irei ter com o rei, ainda que não seja segundo a lei; e se perecer, pereci." (v. 16)

Com estas palavras, Ester se lançou Nas mãos da Providência que preserva. Ela entendia o perigo da situação, sabia que podia morrer por desafiar as ordens e a lei dos persas. No entanto, ela decidiu agir em favor do seu povo de qualquer modo, esperando contra a esperança obter êxito.
Ester fizera a obra para a qual fora chamada. A história de redenção se encontrou com a história dos persas, e a interseção do divino com o humano efetuou o livramento dos judeus.
É assim que Deus age. Quando conhecemos e aceitamos a Providência que preserva, podemos enfrentar a vida com coragem, mesmo quando ocorrem situações que nos trazem dor, sofrimento e aflição. A Providência que preserva é a nossa fortaleza, nosso escudo e nossa eterna recompensa porque o Deus que move os céus é também o Deus que amorosamente dirige os mais íntimos detalhes de nossas vidas.

Há 25 anos tenho descabeçado nesta verdade!

Shalom Uvrachot!
Paz e benções!

Pr. Ronaldo Carvalho,
Bacharel em Teologia pela Faculdade de Teologia e
Ciência da Religião-Fatem ?Am, e Especializado no Hebraico Bíblico.
[email protected]
[email protected]