A proteção do meio consiste na preservação da pureza e da integridade do caráter do homem

(Sustentabilidade)

O atual modelo de desenvolvimento na sua concepção materialista, definido nos últimos séculos, criou certos parâmetros como se fossem os gabaritos da prosperidade. Não obstante, estes parâmetros geraram destruição do ecossistema, intranqüilidade, insegurança e conflito, guerras, e assim bloquearam o verdadeiro desenvolvimento dos homens e da sociedade. Desta forma, o rumo do progresso da humanidade desviou-se para o consumismo e a destruição da natureza humana e do meio. O objetivo deste artigo é resgatar o real propósito do desenvolvimento, e mudar o eixo de atenção, para a nova realidade de que a proteção do meio consiste na preservação da pureza e integridade de caráter do homem.


A ação do homem gerou transformação, deterioração, deturpação e desequilíbrios na biosfera, nos ecossistemas, e na qualidade da vida em um modo geral. Estas ações em resumo são as seguintes:

 

1- Atividades que interrompem os ciclos dos elementos orgânicos e modificam o fluxo de energia num eco sistema, a exemplo de desmatamentos de florestas, aterramentos de manguezais, transposição de rios; despejamento de esgotos nos rios e no mar; derramamento de petróleo no mar; entre outros;

 

 2- Atividades que transformam matérias orgânicas em matérias não biodegradáveis num ciclo normal e geram muitos resíduos, a exemplo de produção petroquímica, enriquecimento de urânio, emissão de gases tóxicos, e resíduos das fabricas.  

 

 3- Atividades que levam estas matérias não biodegradáveis para o meio, a exemplo de colocar agrotóxico nas plantas contra insetos, derramar os esgotos no rio, ou jogar copos descartáveis no mato. Também, o acumulo de lixo em toda parte, sucatas de material eletrônico, lixo hospitalar, lixo atômico, emissão de co2 dos carros para a atmosfera, entre outros.

 

4-Atividades que modificaram geneticamente as propriedades dos nutrientes, a exemplo de esterilização das sementes, e criação de várias gerações de sojas e outros grãos, clonagem de seres animais, e outras desventuras neste contexto. 

 

5- Atividades que resultam em guerras e matanças de series humanos, causando devastação de territórios e acúmulo de material tóxico e resíduos dos armamentos nas cidades devastadas.

 

6- E por fim, as ações que estimulam o excesso de consumo em todos os aspectos, que por si geram um ciclo vicioso para motivar todos os fatores acima citados.

 

A pergunta é: como criar mecanismos que controlem estas gigantescas ações destruidoras do homem contra o equilíbrio social e ambiental. É claro que muitas leis da proteção da natureza estão em pauta, e uma vez esclarecidas e estabelecidas podem frear a ação dos exterminadores da vida. Porém, continua a dúvida em relação à eficácia de uma lei como poderosa defensora de uma vida sadia e tranqüila. De um lado, para a implantação de qualquer projeto, fruto de legislação ambiental é necessário uma mega estrutura e investimentos vultosos, além do essencial fator que é a honestidade e pureza de motivos dos seus dirigentes. De outro, a necessidade rigorosa de continuidade e acompanhamento dos trabalhas para garantir um resultado satisfatório.


Tudo depende da formação do homem. A estrutura da sociedade é erguida por indivíduos. O bom senso, sucesso e progresso na definição de projetos e sua realização dependem do grau de desenvolvimento das capacidades construtivas de indivíduos. E ainda o único ser que pode afetar e interferir na genuinidade da natureza com propósitos inteligentes é o humano. Portanto para um ideal sistema de desenvolvimento sustentável é necessário que os indivíduos façam parte dos mecanismos do sistema e, como células ativas de um organismo vivo protejam o andamento do progresso coletivo. E daí, a necessidade de um novo sistema de educação e desenvolvimento abrangente dirigido à consciência humana, e não um desenvolvimento restrito somente às ambições materialistas.

 

Por exemplo, a percepção humana em relação à justiça e, a noção de "ser justo consigo mesmo" são requisitos essenciais dos indivíduos para se ajustarem como elementos purificadores de erros e desvios. E cada um utilize o seu senso de justiça e sua inteligência consciente como guardiões de proteção, tanto do indivíduo, como do meio. A pureza da natureza humana e a preservação da sua nobreza são fatores primordiais para garantir o equilíbrio do meio.

 

Desta forma pode se imaginar que a qualidade da vida pode melhorar quando o sistema educacional define seu propósito sendo o desabrochamento das potencialidades inerentes à realidade humana; considerando-se o homem como um ser espiritual, com virtudes de “inestimável valor”. A verdadeira prosperidade do indivíduo se manifesta quando ele consegue descobrir e aproveitar suas virtudes e qualidades, inerentes à sua dimensão espiritual.

 

Homem, ornamentado por sua nobreza e riqueza interior, terá alegria, satisfação e a real prosperidade. Será firme, confiante e fidedigno em relação ao seu meio. Será guardião da evolução e progresso coletivo. "Grande é a posição do homem, grande devem ser também seus esforços pela reabilitação do mundo e pelo bem-estar das nações." Bahá’u’lláh

Autoria: Felora Daliri Sherafat 

(A minha contribuição para melhoria do mundo)

Felora Daliri Sherafat 

Consultora de Sustentabilidade e Responsabilidade Social 

Instituto de Desenvolvimento da Nobreza Humana
Investir naquilo que não perece!
Brasil, Aracaju. Contato:0055 79 9139 0919