A PROFUNDIDADE DO PENSAMENTO

 

Pensando bem, é simples tornar-se um grande pensador. Se considerarmos a definição de alguns especialistas contemporâneos, ser um pensador não exige longos períodos de estudos, pesquisas ou o exercício de um olhar apurado sobre as ações das pessoas na sociedade.

No dicionário, qual é a definição da palavra pensador?

É possível adiantar que,  entre tantas definições, existe a ideia em comum de  que pensador  é aquele ser que reflete  profundamente, medita, filosofa. Mas mesmo as pessoas que não possuem  formação filosófica percebem que a atual sociedade é um campo fértil para pensar profundamente. O Brasil por exemplo, há de se pensar profundamente nos índices  consideráveis de  corruptos no poder e  a insistência  do eleitorado em reelegê-los. Ou  sobre uma geração que aplaude  o contorcionismo de nádegas nos palcos fazendo  elogio  à violência nas  canções disseminadas pela  mídia.

E neste ir e vir de pensamentos profundos, gerou curiosidade a  denominação  de pensador ou pensadora    por um professor ao aplicar uma  prova de filosofia para alunos do ensino médio. Chega a ser irônico  a profundidade do pensamento representado  na letra  da canção abordada na avaliação. E não cabe aqui desmerecer qualquer  gênero musical, que fartamente consegue satisfazer o gosto do público em geral.

Hipoteticamente, é  mais simples   “analisar”  sobre a frase “ A periguete é linda” do que  “Penso, logo existo”, do francês  René Descartes.

Talvez os esforços de muitos pensadores que serviam e servem de base para uma reflexão de fato perdeu o seu espaço na sociedade.

Hoje,  basta possuir corpos esculturais, “dotes” e  atrair um público contagiante  para ser nomeado  pensadores. E dos grandes.