Com o avanço da modernidade vão sendo introduzidos novas tecnologias na sociedade. No Brasil, a presença das tecnologias tem-se feito em todas as áreas levando para a população conforto, praticidade, agilidade e muitos outros benefícios. Tornando assim, a vida dos brasileiros dependentes do uso dos meio tecnológicos.

A era atual, é denominada de era das tecnologias, devido ao intenso uso dessas ferramentas como nunca aconteceu antes na história da humanidade.  Os brasileiros dispõem-se do uso tecnológico em tudo, desde tarefas domésticas simples como passar o aspirador de pó até o uso intenso e complexo de máquinas em grandes indústrias por exemplo a extração de petróleo na talude continental.

Os benefícios dessa presença tecnológica na vida da população brasileira são inúmeros, as pessoas podem acessar dados bancários e outras informações em um celular, em que há um tempo era necessário deslocar-se até uma agencia. Ainda, outro exemplo de benefício é a facilidade de entrar em contato com alguém distante por meio de algum dispositivo sendo celular, tablete, desktop, notebook conectados à internet, os quais não demandam créditos telefônicos para realizar esses contatos.

 Outro setor em que as tecnologias estão sendo muito bem aproveitadas é para melhorar a saúde. Hoje, graças há muitas inovações pode obter-se resultado de muitos exames médicos instantâneos. Também, tecnologias de ponta que auxiliam em procedimentos cirúrgicos de extrema delicadeza os tornando bem mais práticos seguros, como o uso micro câmeras.

Portanto, pode-se observar através da transposição textual que a presença das tecnologias na vida dos brasileiros tornou-se ampla e está presente em todos os setores tanto subjetivo como coletivo, mostrando uma forte dependência e necessidade que dendê a aumentar conforme a evolução progride, que trará ainda mais benefícios a todos.