FACULDADE DE EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA DA REGIÃO MISSIONEIRA

-FETREMIS-

 

VALDENI GALVÃO DA SILVA

 

A PRESENÇA DA PEDAGOGIA FREIREANA ENQUANTO LEGADO PARA A EDUCAÇÃO NACIONAL BRASILEIRA

 

BELO ORIENTE - MG

2019

FACULDADE DE EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA DA REGIÃO MISSIONEIRA

-FETREMIS-

 

VALDENI GALVÃO DA SILVA

 

 

 

A PRESENÇA DA PEDAGOGIA FREIREANA ENQUANTO LEGADO PARA A EDUCAÇÃO NACIONAL BRASILEIRA

 

Artigo Científico Apresentado à Faculdade de Educação e Tecnologia da Região Missioneira - FETREMIS, como requisito parcial para a obtenção do título de Pós-Graduação Lato Sensu em Metodologia do Ensino de Língua Inglesa.

 

 

BELO ORIENTE – MG

2019

A PRESENÇA DA PEDAGOGIA FREIREANA ENQUANTO LEGADO PARA A EDUCAÇÃO NACIONAL BRASILEIRA

Valdeni Galvão da SILVA

RESUMO

O estudo investiga as características da pedagogia de Paulo Freire e suas expressões no cenário educacional brasileiro, bem como o reconhecimento do estudioso e sociólogo no sistema educacional como um todo. Nossos objetivos foram traçados com vista a exposição de abordagens didáticas baseadas nos preceitos e orientações de Paulo Freire através de suas experiências na educação básica. A metodologia aqui utilizada foi a qualitativa e interpretativista. Contou-se com as concepções de autores que tratam a temática enquanto objeto de estudo da educação brasileira. O estudo expõe, indubitavelmente, que as ações de Paulo Freire ainda encontram-se enraizadas na educação brasileira e isso é imutável.

Palavras-chave: Educação Básica. Paulo Freire. Legado.

 

THE PRESENCE OF FREIREAN PEDAGOGY AS A LEGACY FOR BRAZILIAN NATIONAL EDUCATION

ABSTRACT

The study investigates the characteristics of Paulo Freire's pedagogy and its expressions in the Brazilian educational scenario, as well as the recognition of the scholar and sociologist in the educational system as a whole. Our objectives were designed to expose didactic approaches based on Paulo Freire's precepts and orientations through his experiences in basic education. The methodology used here was qualitative and interpretive. It counted on the conceptions of authors that treat the theme as object of study of the Brazilian education. The study undoubtedly exposes that Paulo Freire's actions are still rooted in Brazilian education and this is unchanging.

Keywords: Basic Education. Paulo Freire. Legacy.

 

 

1 INTRODUÇÃO

Não é de era atualque ouvimos falar acerca da pedagogia Libertadora de Paulo Freire. Com certezaao se ouvir falar de Paulo Freire faz-se necessário também falar em Pedagogia Libertária, a qual faz parte das correntes pedagógicas do Brasil. Tendências pedagógicas dizem respeito à divisão das práticas pedagógicas ao longo do tempo, tanto na educação quanto na filosofia da educação.A divisão das tendências pedagógicas é composta por liberais e tendências pedagógicas progressistas.Têm-se as tendências pedagógicas liberais e as tendências tradicionais renovadas. Já as tendências progressistas abrangem as tendências pedagógicas Libertadora, Libertária e crítica-social dos conteúdos o que significa dizer que as tendências pedagógicas paulofreireana,ao longo do tempo, está enquadrada nas tendências pedagógicas libertadoras chamadas de tendências Libertadores aquelas e pensam homem livre segundo Paulo Freire.

 

 

 

2 REFERENCIAL TEÓRICO

Segundo Paulo Freire a educação tem o papel fundamental de libertar o homem, libertar o homem fundamentalmente da sua pressão do lugar de oprimido, ou seja, a educação é uma ferramenta educativa de igualdade social.

 Paulo Freire pensa a educação para libertar o homem e tornar o homem autônomo, ou seja, consciente no mundo autonomia e a liberdade com bases da teoria de Paulo Freire.

Entre os mais importantes nomes na pedagogia brasileira, Paulo Freire atribuiu grande interferência no momento fundamental da nossa pedagogia que foi entre a década de 60 e 70, quando inicia sua prática pedagogia, mais especificamente nas regiões do interior do Brasil, em Pernambuco, na cidade de Angicos. Paulo Freire fez a primeira experiência com a sua prática pedagógica com que depois veio a ser conhecido como método Paulo Freire.

No entanto, além do método Paulo Freire, o autor também criou uma outrainferência na pedagogia, a discussão acercados currículos. Paulo Freire considerava que os currículos deveriam ser diferenciados de região para região e não único currículo para todo o Brasil, devido ao nosso país ter dimensões muito grandes entre os estados, diferenças regionais.Fomentava, assim, seus ensinamentos serem colocados dentro da sala de aula ao invés de se pensar um currículo único onde se privilegiar apenas uma realidade social.

Paulo Freire queria um currículo diferenciado com as regionalidades. Segundo o teórico Paulo Freire, isso facilitaria a compreensão dos conteúdos trabalhados na sala de aula porque esses conteúdos estariam ligados à realidade dos alunos e essa realidade, ou seja, aquilo que vivido pelos alunos devia ser considerado e ensinado no interior da sala de aula, pois só assim a educação faz sentido.

Agora precisamos falar também da influência de Paulo Freire fora do Brasil. Paulo Freire foi premiado nos Estados Unidos e, principalmente, no Chile. Paulo Freire atuou modificando a realidade e o pensamento educacional desses países, chegando a trabalhar pela UNESCO,ou seja,eraconsultor e professor contratado pela UNESCO levando seu método a sou seus pensamentos pedagógicos para vários lugares da América Latina, mas, também, na Europa e na África. Paulo Freire foi um grande nome para educação, mas se pensarmos a atuação de Paulo Freire no Brasil,observa-se que ele foi marginalizado,isto é,posto à margem dos pensamentos da época por que existe um grande conflito político entre as ideias libertadoras de Paulo Freire e as ideias políticas da época década de 60.

Em um momento muito particular que logo em 64 levou processos de ditadura, que duraram 20 anos, Paulo Freire então era criticado justamente porque pensava dentro do processo educacional a tomada de consciência dos alunos, ou seja, os alunos a partir da realidade vivida por eles à realidade sócio-histórico-cultural de que cada um pudesse ter consciência do lugar que ocupa na sociedade e além de ter consciência do seu lugar também tinham que ter consciência sobre aquilo que o oprime.

É claro que a tomada de consciência defronta a política contra ele, principalmente aqui no nosso país e ainda mais numa época ditatorial, isso nos revela o símbolo que Paulo Freire se tronou em nossa educação.

 Paulo Freire pedagogo da transformação da realidade educacional era e continua sendo a base fundamental desse vínculo e é justamente a ligação de Paulo Freire com a questão dos oprimidos e as diferenças sociais que se envolve, também, a diversidade sociocultural o que leva Paulo Freire pensar numa metodologia de ensino ao letrar, ou seja, ao alfabetizar os alunos já tece ali a consciência em relação à inclusão de todos os cidadãos aos processos educacionais.

 

3 DISCUSSÃO

Educar os oprimidos era grande proposta de Paulo Freire, economicamente desfavorecidos, principalmente, no interior do Brasil Norte e Nordeste, mas divulga seu trabalho, ou seja, deixa que outras escolas públicas acessem essa intenção.

Paulo Freire, quando fala de uma pedagogia voltada para o oprimido, mas além de pensar a pedagogia dos oprimidos uma educação para os oprimidos, Paulo Freire também reflete sobre o que chama de Educação Bancária sendo esta um processo adquirido a partir dos conteúdos programáticos da educação.Segundo Paulo Freire, o que temos no Brasil é uma educação conteudista, transmissão do conhecimento,educação de transmissão do conhecimento que Paulo Freire tanto observou e criticou foi chamada por ele de educação bancária ou seja uma educação que tinha como proposta fundamentalmente transmitir conteúdos que vão ficar retidos no aluno só numa situação de reprodução.

Então Paulo Freire intensifica os conteúdos estão colocados para dentro da criança não como mais são reflexivas, mas sim de conhecimento não como construção de conhecimento, mas conhecimentos que vão se sobrepondo em uns sobre outros, sem reflexão, por isso, por ser uma sobreposição de conhecimentos, um depósito de conhecimentos, sobre o aluno é que ele diz que a educação é bancária.

No banco de reservas de conhecimento ou de conteúdo simplesmente a educação bancária era criticada por Paulo Freire é revista por ele.Então fazer com que a educação deixe de ser simplesmente um processo de depósito de conhecimento, de conteúdos, um atrás do outro sobre o aluno sem reflexão e passar para ação reflexiva da ação do aluno sobre o conhecimento é justamente por isso que Paulo Freire propõe um método, uma ação, principalmente ligada à questão da tomada de consciência a partir da alfabetização o trabalho.

Paulo Freire é fundamentalmente pautado na alfabetização na construção do processo de letramento, tanto alfabetizando com seu método que a pessoa acabava sendo alfabetizada por influência do seu contexto social e de mundo.

 

REFERÊNCIAS

FREIRE, P. (1997). Pedagogia da Esperança: Um reencontro com a Pedagogia dooprimido. 4ª ed. (1ª edición: 1992). Rio de Janeiro: Paz e Terra.

_________. Pedagogia da indignação: cartas pedagógicas e outros escritos. São Paulo: UNESP, 2000.

_________.Ação Cultural para a Liberdade: e outros escritos. 6 ed. Rio de Janeiro:Paz e Terra, 1982.

_________.Professora sim, tia não: cartas a quem ousa ensinar. São Paulo: OlhoD’Água, 1997.