As práticas pedagógicas precisam vir embaladas por atividades carregadas de sentidos. Pensando assim e destacando o fato de as crianças sentirem e pensarem o mundo de um jeito muito próprio, a educação deve cumprir o seu papel socializador.

De tal forma, deve permitir as crianças aprendizagens diversificadas, para que possam desenvolver sua própria identidade. Tendo como pressuposto um trabalho que leva o educando à construção de novos conhecimentos, deve-se valorizar suas descobertas, incentivar sua forma de comunicar-se, sua criatividade e espontaneidade através de práticas prazerosas como jogos, brincadeiras e atividades recreativas.

Portanto, as crianças precisam criar utilizando diferentes linguagens (corporal, musical, plástica, oral e escrita), brincar expressando emoções, sentimentos, pensamento, desejos e necessidades e ainda são imprescindíveis que lhe sejam oferecidas experiências ricas em situações de comunicação de forma a compreender e ser compreendido enriquecendo cada vez mais sua capacidade expressiva.

O ter contato com atividades lúdicas, as crianças interpretam, interagem umas com as outras e apresentam diferentes manifestações de aprendizagens, com a possibilidade de comentá-las e analisa-las juntamente com os demais colegas considerando que também estimula o raciocínio estratégico e de códigos de comunicação, além de proporcionar a prática de regras de convivência.