A PRÁTICA PEDAGÓGICA DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA EM RELAÇÃO AOS TEMAS TRANSVERSAIS

 

Tamara de Jesus da Conceição Vasconcelos1; Leydiane Gleici Oliveira Medeiros2

Trabalho de conclusão de curso, 1licenciada em educação física pela Universidade Estadual do Piauí-UESPI, campus Dra. Josefina Demes; 2 docente do curso de educação física/UESPI, campus Dra. Josefina Demes; e- mail para correspondência: [email protected]

 

Criados em 1997, os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), referenciais teóricos elaborados pelo governo federal para nortear as equipes escolares na execução de seus trabalhos, surgiram com a intenção de estruturar e reestruturar os currículos escolares, servindo principalmente à rede pública de ensino.  O objetivo principal deste documento é colaborar com o ensino básico no país, estabelecendo pilares fundamentais para guiar a educação formal e a própria relação cotidiana escola-sociedade. (BRASIL, 1998)

Além de textos específicos para cada componente curricular, os PCN sugerem que sejam trabalhados temas que apresentem grande relevância social e que deem subsídios para a formação de um cidadão crítico, reflexivo, participativo e autônomo. Tais temas foram denominados como Temas Transversais (TT). (BRASIL, 1998)

Os TT foram estratégias criadas para que grandes questões socioeconômicas e culturais pudessem ser cogitadas nas escolas de forma pedagógica e integrada aos conteúdos curriculares. (ARAÚJO, 2003) Em sua proposta inicial, os TT foram compostos por 06 (seis) temas, a saber: ética, saúde, meio ambiente, pluralidade cultural, orientação sexual e temas locais. O tema trabalho e consumo foi acrescentado na reedição dos PCN de 1998. (BRASIL, 1998) Os idealizadores dos TT sugerem que estes possam ser tratados transversalmente, não como uma área de conhecimento específica, mas como conteúdo a ser ensinado no interior das áreas de conhecimento já estabelecidas. (FIGUEIRÓ, 2000)

Ao considerar a educação física (EF) como área de conhecimento já estabelecida no ambiente escolar, esta também deverá atuar na perspectiva da transversalidade. (BRASIL 1998) Os valores éticos embutidos em todos os TT, também estão inseridos nas diferentes temáticas específicas da área e devem estar presentes nas aulas, visando formar pessoas que analisem criticamente as práticas das manifestações culturais do movimento humano. (SANTOS, MARTINS, et al., 2013)

A discussão dos  TT  nas aulas de EF podem contribuir para o processo de ensino aprendizagem, isto porque, o tema ética, por exemplo, pode influenciar e ajudar na aquisição de valores e atitudes durante a vivencia das manifestações culturais do movimento humano; o tema saúde poderá auxiliar na promoção da saúde  e prevenção de doenças tanto individualmente quanto coletivamente; a pluralidade cultural poderá colaborar com a construção dos conhecimentos voltados à cultura popular e a diversidade; o meio ambiente incentivará o alunado a se posicionar de forma crítica diante do mundo e a ter noções sobre a conservação do espaço que o rodeia; a orientação sexual possibilitará a discussão de questões relacionadas a corporeidade, sentimentos, expressões e aspectos socioculturais voltados a questões de gênero; e o trabalho/consumo permitirá explicar a grande influência da mídia sobre o esporte. (SÚNEGA, 2009)

Lidar com os TT juntamente com a EF traz enriquecimento e significação ao aprendizado, pois a justaposição desses dois elementos poderá possibilitar aos escolares o entendimento da EF de forma a relacionar os conteúdos esporte, jogos, ginástica, dança e lutas com temas cotidianamente vivenciados em sociedade. (LIRA e SACCO , 2002) Partindo da problematização até aqui retratada, evidencia-se que a relevância deste estudo traduz-se em favorecer um constante exercício de reflexão para que se compreenda a perspectiva didático pedagógica da EF na escola.

Pressupõe-se, portanto, que o foco da questão norteadora deste estudo não está voltado para os TT em si, mas na forma como se encara ou direciona as ações educativas que os envolvem no contexto da EF escolar. Dessa forma, decorridos mais de quinze anos da implantação da proposta de trabalho com os TT, buscou-se por meio deste estudo, investigar como os TT integram a prática pedagógica (PP) dos professores de EF das escolas da rede pública municipal de Floriano-PI.

Para atender ao objetivo desta investigação foi utilizada previamente uma revisão de literatura composta por referenciais que enfatizavam estudos sobre a PP dos professores de EF em relação aos TT. Esse primeiro contato com a literatura pertinente possibilitou o enquadramento da proposta de trabalho, aqui caracterizada, como uma pesquisa explicativa, de campo e transversal que fundamentou-se em uma abordagem quanti-qualitativa. (CAJUEIRO 2013; GIL 2002; MINAYO e SANCHES 1993)

Os participantes da pesquisa foram os docentes de EF da rede pública municipal de Floriano que atuavam no ensino fundamental I e II da zona urbana do município supracitado. A população de educadores de EF da zona urbana do referido município era constituída de 24 professores efetivos, no entanto, em virtude de uma perda amostral ocasionada por uma redistribuição de funções e da não aceitação na colaboração com estudo, a amostra contou com a participação de apenas 20 docentes de EF, ou seja, 83,3% dos professores de EF efetivos e atuantes na região urbana do município. O instrumento de pesquisa foi estruturado como um questionário contendo nove (9) questões abertas e fechadas que buscavam investigar como os TT integram a PP desses docentes.  Para a análise das informações relatadas no instrumento de pesquisa optou-se pela organização dos dados coletados em uma planilha do excel, para que se pudesse realizar, em um primeiro momento, a análise estatística descritiva simples e a geração das representações gráficas, com o objetivo de explorar quantitativamente os dados. Quanto a análise qualitativa dos dados empregou-se a análise de conteúdo de Bardin (1977). Esta consiste num recurso técnico para descrever e interpretar o conteúdo das palavras ou mesmo para descobrir o que há nas entrelinhas de um texto. O desenvolvimento do estudo obedeceu os aspectos legais definidos nas resoluções 466/12 e 501/16, que estabelecem normas e diretrizes regulamentadoras de pesquisa envolvendo seres humanos.

Ao analisar as respostas obtidas por meio do instrumento de pesquisa, observou-se que 95% dos participantes indicaram conhecer os TT. Diferentemente dos achados nesta pesquisa, Villaça e Abreu (2008), ao buscar resposta sobre o conhecimento dos docentes de EF em relação aos TT, concluiu que estes não conheciam tal proposta. Frente a essa informação considera-se que os docentes de EF do município ora pesquisado encontram-se em vantagem no processo de construção do saber.  Os mesmos 95% dos docentes que asseguraram conhecer os TT, também afirmaram utiliza-los durantes suas aulas. Legitimando esta descoberta, Accioly (2007) encontrou resultado aproximado, em sua pesquisa 94% dos docentes alegaram aplicar os TT em suas aulas, enquanto que apenas 6% citaram não fazer uso dessa ferramenta pedagógica. Nota-se que, apesar de haver uma diferença percentual, pode-se afirmar que ambas as pesquisas apresentam dados positivamente adequados para a prática da promoção e aplicação dos TT nas aulas de EF.

Em se tratando das justificativas para aplicação dos TT, os docentes expuseram que aplicam estes temas em virtude destes conduzirem à discussões de relevância social, à constituição de conceitos e à tomada de decisões, como se pode notar pelas respostas transcritas em seguida:

Prof. 9: são de extrema relevância para a compreensão do ser cidadão, tornando-o participante e atuante na sociedade.

Prof.12 agregam muitos valores relacionados a dimensão conceitual e atitudinal principalmente.

Em discussão a resposta do Prof. 9, os TT pautados pela relevância social reúnem aspectos cuja a função é de contribuir para o entendimento e formação do cidadão onde ele possa não só participar mais também atuar e decidir na sociedade local e global. (BRASIL, 1998).  O Prof. 12 nos diz que a contextualização dos TT nas aulas de EF torna-se importante para a apreensão dos valores imbuídos nas dimensões dos conteúdos, mas cita apenas as dimensões conceitual e atitudinal.  Darido (2007) apontam que a EF deveria ser pautada nas três dimensões do conteúdo (dimensão conceitual, procedimental e atitudinal). Com o suporte do conteúdo futebol os autores indicam como os professores poderiam utilizar essas três dimensões:

Os professores na escola deveriam ensinar as técnicas e as táticas, abordar a sua presença na cultura, as suas transformações ao longo da história, as dificuldades da expansão do futebol, os grandes nomes do passado, a violência nos campos de futebol, entre outros temas que forem pertinentes para aquele contexto educacional.

 

Citados pelos educadores como meio de orientação e reflexão para uma conduta cidadã humanizada, os TT são mencionados como conteúdo que possui competência para tornar os educandos cada vez mais questionadores, autônomos, conscientes de suas ações e participativos socialmente. As narrativas em sequência expressam esta constatação.

Prof. 5 considero os temas transversais uma forma de intervir, orientar e questionar sobre os eixos temáticos tratados.

Prof. 17: São conceitos e valores básicos importantes para sociedade atual que envolvem a realidade interferindo-a para transforma-la.

Contrariando a fala do Prof. 5, deixa-se claro que os TT não servem somente para orientar, informar e esclarecer determinado assunto, mas, como compreende o Prof. 17, também tem o papel de levar o aluno a compreender esses temas como eixo unificador, em torno do qual organizam-se as disciplinas, devendo ser trabalhado de modo coordenado e não como um assunto descontextualizado. O importante é que os alunos possam construir significados e conferir sentido àquilo que aprendem.

Dentre os eixos temáticos que mais são trabalhados nas aulas de EF, o tema orientação sexual e o tema saúde foram os que mais se destacaram, cerca de 27% e 19% respectivamente.  

A EF por se tratar de uma área do conhecimento, cumpre o papel de abordar os aspectos sociais relacionados a saúde, e nesse sentido a temática orientação sexual e saúde se encaixam perfeitamente. O TT saúde quando discutido nas aulas de EF, desempenha o papel de conscientizar o alunado quanto ao direito à saúde, conscientizando-o sobre o valor da prática de atividades físicas e sua relevância para a manutenção de uma vida saudável. Daí a importância do professor de EF debater e discutir sobre tal temática.

Inúmeras são as estratégias metodológicas dentre as quais os TT podem ser abordados. Na pesquisa em questão, um número representativo de professores indicou a utilização de projetos interdisciplinares. Estas estratégias podem ser perceptíveis nas respostas representadas a seguir:

Prof. 12: através de projetos interdisciplinares juntamente com os outros professores.

Prof. 20: propostas interdisciplinares.

 

Para o Prof. 12, os TT constituem-se em uma ferramenta para a promoção de projetos interdisciplinares. De acordo com Morais (1997) uma atividade é interdisciplinar quando os conteúdos e métodos de diferentes disciplinas são associados para produzir um novo saber. Nesse sentido, propor projetos interdisciplinares na perspectiva da transversalidade é reforçar a aprendizagem do aluno tornando-o mais crítico, autônomo, e portanto, menos dependente das imposições de saberes alheios. Projetos trabalhados numa perspectiva interdisciplinar da transversalidade segundo Valle (2004), devem ser pensados e praticados com o propósito de superação da fragmentação do currículo, onde se possa haver uma contextualização de ensino com a vida dos alunos de modo a dar sentido ao que se ensina e ao que se aprende na escola e, assim poder vivenciar esse aprendizado na vida cotidiana.

Pode-se concluir que a pesquisa apresenta resultados positivos, pois foi possível verificar que os temas transversais integram as práticas pedagógicas dos professores, de modo que, os mesmos foram capazes de dimensionar a valorização, importância e desenvolvimento das práticas pedagógicas para adquirir pensamento crítico, conscientização e formulação de conceitos dos temas transversais, possibilitando desenvolver estratégias de ensino para trabalhar esses temas transversais nas aulas de educação física.

ACCIOLY, D. PCNs: a relação teoria/prática na atividade docente em Educação Física Escolar. Coleção Pesquisa em Educação Física, v. 15, Fevereiro 2011.

ARAUJO, U. F. Temas Transversais e a Estratégia de Projetos. São Paulo: Moderna, p 1-111, 2003.

BARDIM, L. Análise de Conteúdo. 70. ed. São Paulo: Lisboa, 1977.

BRASIL Parâmetros Curriculares Nacionais: 3º e 4º ciclo. Brasília, MEC/SEF, 1998.

CAJUEIRO, R. L. P. Manual para Elaboração de Trabalhos Acadêmicos. Saraiva Best Bolso, 2013.

DARIDO, S. C. Educação física e temas transversais na escola. Campinas: Papirus, 2012.

FIGUEIRÓ, M. N. D. A viabilidade dos "temas transversais" a luz da questão trabalho do docente. Revista de Psicologia Social e Institucional, v. 1, n. 2, Junho 2002.

LIRA , C. V.; SACCO , M. R. A. Temas transversias X educação física: construindo caminhos para o aprendizado no ensino medio. USP, 2002. Disponivel em: . Acesso em: 23 nov. 2016.

MINAYO, M. C. S.; SANCHES, O. Quantitativo-Qualitativo: oposição ou complementaridade. Cad. Saúde Pública. Rio de Janeiro, v. 9, n. 3, p. 239-262, jul./set., 1993.

MORAIS M. C.O paradigma educacional emergente. Campinas: Papirus, 1997.

SANTOS, et al. Os Temas Transversais na escola: um estudo com professores de educação física de rede estadual de Panambis-RS. XV Seminario Internacional de educação do Mercosul, Panambis- RS, p. 1-10, abr. 2013.

SUNEGA. B. C. P. Basquetebol X temas transversais: a produção de material didático audiovisual para a educação física escolar. TCC (Educação Física) - Universidade estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Campus de Rio Claro, 2009, p 1-72.

VALLE, C. Manual do professor.1º Ed. Curitiba: Nova didática, 2004

VILLAÇA, S.; ABREU, M. A. F. Temas transversais: o que pensam os docentes do ensino fundamental sobre a abordagem interdisciplinar desses temas. Unesp, São Paulo, 2004.