A PRÁTICA DO PEDAGOGO ATUANTE EM ESPAÇOS SÓCIO EDUCATIVOS NO MUNICÍPIO DE CURITIBA

Por Edina Chepiloski | 24/06/2014 | Educação

A PRÁTICA DO PEDAGOGO ATUANTE EM ESPAÇOS SÓCIO EDUCATIVOS NO MUNICÍPIO DE CURITIBA

Edina Chepiloski

Katia Kivel Cheniski

Vanessa Rodrigues de Lima

Orientadora: MS Liliamar Hoça

                                                          

Universidade Positivo

Rua Prof. Pedro Viriato Parigot de Souza – 5300 – Curitiba - PR

edinachepiloski@hotmail.com

katiakivel@yahoo.com.br

varlima@hotmail.

 

1.    INTRODUÇÃO

O presente trabalho busca responder aos questionamentos referentes às práticas reflexivas do Pedagogo atuante em espaços sócio educativos no Município de Curitiba. Para tanto, parte-se do pressuposto que a educação não formal vem ampliando seus espaços para além dos muros da escola em função da grande demanda no que tange ao atendimento as necessidades socioeducativas dos educandos em relação à extensão de carga horária, o que acaba sendo suprida nos espaços não formais. Pelo fato dessa necessidade de extensão de carga horária situar-se na demanda da educação não formal faz-se necessário refletir sobre a relevância da atuação do pedagogo nestes espaços e sobre a sua ação pedagógica.

O interesse pelo tema surgiu a partir de uma disciplina do curso de Pedagogia, na qual foi destacado que o campo de atuação do pedagogo obteve uma ampliação, uma vez que a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LEI 9394/96 já sinalizava para efetivação da educação numa perspectiva integral. A partir dessa perspectiva, mais especificamente com as Diretrizes do Curso de Pedagogia de maio de 2006, vê se a ampliação dos campos de atuação do pedagogo em espaços como: Empresas, Hospitais, Organizações Não Governamentais e Associações uma vez que, nesses ambientes, passa a ser necessário a presença atuante do profissional pedagogo.   

Nesse sentido busca-se investigar se acontece à prática reflexiva do pedagogo que atua em espaços não formais.

Para responder esse questionamento a pesquisa será delineada pelos seguintes objetivos: analisar as ações do pedagogo atuante na educação não formal com o fim de buscar subsídios para avaliar se existem nas ações do pedagogo atuante em espaço não formal a prática reflexiva; investigar como o pedagogo reflete sobre as práticas desenvolvidas em seu cotidiano de trabalho e Identificar que ações são necessárias para a promoção de uma educação transformadora do ponto de vista do pedagogo.

2.FUNDAMENTAÇÃO

A educação não formal segundo Machado (2008 p. 2) surgiu a partir das necessidades sociais de atendimento aos diferentes grupos sociais, principalmente após a Primeira Guerra Mundial. Esse atendimento tinha um caráter assistencialista, pois o momento social exigia atenção aos órfãos, doentes, mutilados.

 Na atualidade essa educação tem como perspectiva propostas e ações preventivas, como forma de resolver conflitos sociais.

No Brasil, Freire foi considerado o precursor da pedagogia não formal. Para Machado (2008 p. 6) Freire destacava modelos de educação popular, era adepto de uma pedagogia não autoritária, acreditava na conscientização das pessoas como condição para a transformação social.

Machado (2008 pp.6-7) diz que a educação não formal “prioriza as classes menos favorecidas” em questões como cidadania, carências urbanas e rurais, vícios e dependências, questões ecológicas, ambientais e culturais.

Dessa forma, nos espaços não formais, entende-se que o pedagogo necessita construir uma prática que leve a promoção da cidadania, da emancipação dos educandos para que esses possam atuar na sociedade de forma critica, sendo capazes de participar e enfrentar os desafios do mundo contemporâneo, conscientes de seus direitos e responsabilidades diante da sociedade, para que dessa forma possam ser participantes da própria história, como ressaltou Freire (1996, p.54) no seu livro Pedagogia da Autonomia onde afirma que o sujeito tem que se perceber inserido na história da humanidade na “posição de quem luta para não ser apenas objeto, mas sujeito também da História”.

Assim sendo o pedagogo atuante no espaço não formal deve ter clareza dos objetivos dessa educação, e deve ter um comprometimento com a formação do sujeito que esta nesse ambiente, para que assim seja possível transformá-lo por meio de seu trabalho pedagógico, em um sujeito de direito e com um pensamento critico. E para isso deve utilizar todo o seu conhecimento adquirido para orientar, organizar e planejar os trabalhos pedagógicos, pois essas ações geram a reflexão levando-o a um direcionamento de suas práticas.

Vasconcellos (2000, p.81) ressalta que a reflexão e a ação estão ligadas, pois são pontos de partidas que direcionam e orientam todo o processo de planejamento da organização do espaço educativo, aponta também que a avaliação é um componente importante para que o planejamento seja executado ou alterado ainda no decorrer do processo educativo, para que assim ele não se torne uma ação alienada.

Desse modo, mesmo em espaços não formais, a atuação do pedagogo deve evidenciar uma prática reflexiva configurando-se essa como um ato ou o processo por meio do qual o individuo avalia suas próprias ações.

3. CONSIDERAÇÕES FINAIS

Os pressupostos abordados destacam a importância da reflexão sobre as práticas pedagógicas no espaço não formal, pois essa ação permite a possibilidade de transformar e construir a realidade dos indivíduos de forma real e plena, tornando um sujeito de direitos e com pensamento critico. Dessa forma a sua atuação corrobora para que haja mudanças tanto no espaço educativo, no individuo e consequentemente na sociedade.

 

4.REFERÊNCIAS

 

 

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. 1º ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

MACHADO, Evelcy Monteiro. Educação Não Formal. Disponível em: http://ip-72-167-142-143.ip.secureserver .net/pt/educa%C3% A7%C3%A3o %20n% C3% A 3o%20formal-pdf-1.html. Acesso em 15/05/2011.

VASCONCELLOS, Celso dos Santos. Planejamento: Projeto de Ensino-Aprendizagem e Projeto Politico-pedagógico. 7 ed. São Paulo: Libertad, 2000.




 


 


.