A PRÁTICA DE ATIVIDADES FÍSICAS E SEUS BENEFÍCIOS: EM BUSCA DE UMA VIDA SAUDÁVEL.

 

Cília de Castro Costa¹

Tamires Alencar Lima²

Thatyanne Cavalcante do Couto³

 

Prof. Orientador: Jeferson Gonçalves de Oliveira4

 

1. Acadêmico do curso de Licenciatura em Educação Física 3º Semestre; [email protected]; Contato: (94) 92032822 / (91) 982920674.

². Acadêmico do curso de Licenciatura em Educação Física 3º Semestre; [email protected]; Contato: (94) 91074236 / (94) 981483479.

³. Acadêmico do curso de Licenciatura em Educação Física 3º Semestre; [email protected]; Contato: (91) 982432527.

4. Pós Graduado em Gestão, Supervisão e Orientação Escolar FIA – Faculdade Integrada de Amparo; [email protected]; Contato: (094) 9171-2105

 

RESUMO

            Este artigo tem como objetivo apresentar a grande importância da prática de atividades físicas e seus benefícios, para quem almeja uma vida saudável. Diante disso abordaremos o histórico juntamente com sua evolução, desde os primórdios até a atualidade, o conceito, e a classificação de atividade física, onde se subdivide em, atividade física estruturada e não estruturada, de alta e baixa intensidade, baseado teoricamente na opinião de autores. E citaremos o modo que a prática da atividade física está inserida no cotidiano dos indivíduos, pontuando os mais variados exemplos de atividades, considerando as faixas etárias, apontando os seus benefícios de influências biológicas, fisiológicas, psicológicas, cognitivas e sociais adquiridos pela prática cotidianamente, que ajudam na promoção da saúde, prevenindo, controlando e tratando doenças como, diabetes, obesidade, hipertensão arterial, depressão e entre outras. Consecutivamente, falaremos do valor que possui a associação entre atividades físicas e hábitos alimentares saudáveis, afim de excitar os indivíduos a aderirem à esta associação, uma vez que, ambas precisam caminhar juntas para que se possa obter todos os benefícios desejados.

PALAVRAS-CHAVES: Atividade Física. Prática. Benefícios. Vida Saudável.

 

1. INTRODUÇÃO:

Neste presente artigo, abordaremos os conceitos de atividade física, com a opinião de autores, esclarecendo historicamente o seu surgimento, importância e evolução, desde a pré-história a atualidade, identificando seus diferentes tipos de atividades, classificando os benefícios biológicos, fisiológicos, psicológicos, sociais e cognitivos que eles acarretam para o corpo. É perceptivo que nos dias atuais as pessoas se iludem de que apenas com a prática da atividade física terão uma vida saudável, entretanto, abordaremos, a relação entre, à prática de atividade física e mudança de estilo de vida, associada à hábitos alimentares saudáveis, bem como a importância do acompanhamento por um profissional de educação física. Esses fatores associados são fundamentais para uma vida saudável e consequentemente melhor qualidade de vida.

Diante do exposto, decidiu-se realizar pesquisas de revisão bibliográficas, bibliografias, artigos acadêmicos, sites e revistas eletrônicas como forma de buscar informações sucintas para a composição deste artigo. E os resultados dessa pesquisa guiarão a uma melhor compreensão na importância da prática de atividades físicas para adquirir uma qualidade de vida.

 

2. ESTUDOS HISTÓRICOS DAS ATIVIDADES FÍSICAS:

Desde a pré-história, pode-se identificar que o homem sempre utilizou das habilidades físicas, no qual, dependiam de resistência, força e velocidade para sobreviver, e diante disso foram conduzidos as práticas simples de atividades, como correr, saltar, pular, nadar e lançar. Nos povos do Oriente, as atividades físicas também eram encontradas, porém, para fins de ordem terapêuticas e higiênicas, que se difundiam em corrida, lutas, ginástica, caça, natação e dança, exigindo dos mesmos, flexibilidade, força, resistência e equilíbrio.

Na Grécia, as atividades físicas eram predominantemente militar, preparando os indivíduos para a guerra, centrada na sua formação absoluta, corpo e espirito, exigindo com que eles soubessem correr, saltar, arremessar e lutar. E com isso, surgem os jogos olímpicos que valorizavam essas práticas visando a saúde do corpo.

As atividades físicas em Roma, eram praticadas sob os aspectos militares, esportivo, médico e rítmico, exigindo força e destreza dos cidadãos. Pelas pinturas de cenas esportivas desses povos, percebe-se que eles praticavam diversas modalidades como, jogos, boxe, pugilismo, danças, touradas, gladiadores, exercícios ginásticos, saltos, lutas e corrida a pé.

Na Idade Média as atividades físicas ficavam em segundo plano, devido privilegiarem a religião, porém, consistiu como desenvolvedor de capacidades físicas, a Guerra dos cem anos e as cruzadas, exigiam dos homens um preparo militar. Na Idade Moderna, verifica-se que as habilidades físicas ganham mais reconhecimento e se tornam uma contribuição para a educação, pois, as atividades físicas começam a se tornar parte da educação escolar de maneira empírica e teórica.

Foi somente a partir da década de 90 que a atividade física e o exercício foram reconhecidos formalmente como fatores que desempenham um papel essencial no aprimoramento da saúde e no controle da doença. (Foss e Keteyian, 2000).

Na a atualidade, a visão que tem-se das práticas de atividades físicas é sempre relacionada com hábitos saudáveis, onde as práticas podem ter vários direcionamentos ligados ao controle e prevenção de doenças, à cultura do corpo, esportes de alto rendimento, competições de alto nível, reabilitação e resistência muscular.

A prática de atividade física na atualidade, tem-se a percepção de algo indispensável, diferente de alguns anos atrás onde era praticada em decorrência de finalidade esportiva, estética ou de sobrevivência. Para assegurar este pensamento, LOPES & ALTERTHUM (1999), escrevem que a prática da caminhada contribui para a promoção da saúde de forma preventiva e consciente, e veem na atividade física um importante instrumento de busca de melhor qualidade de vida.

3. ENTENDENDO A ATIVIDADE FÍSICA:

GUISELINI (2004), afirma que a atividade física é definida como qualquer movimento corporal voluntário, que resulta em um gasto energético maior que os níveis de repouso, e vem classificar a atividade física de duas maneiras, a estruturada e a não estruturada, onde a não estruturada se caracteriza por sua baixa intensidade, de duração longa e considerada como o primeiro passo para sair do sedentarismo, e dentro dela se enquadra as atividades comuns praticadas no dia a dia como, serviços domésticos, fazer compras, caminhar, subir escadas, cuidar das crianças, passear com o cachorro e etc. Já a estruturada, está relacionada com os exercícios físicos, levando em consideração as fontes energéticas, os músculos envolvidos, e o efeito produzido para objetivar um desemprenho da aptidão física e habilidades motoras do indivíduo, tem-se como exemplos, ciclismo, corridas, saltos, pilates, atividades aeróbicas (ritmos, jump, step, combat, zumba, entre outras), atividades anaeróbicas (musculação, exercícios localizados, cross-trainer, entre outros). Qualquer pessoa pode praticar atividade física desde crianças até os idosos, seguindo orientação de um profissional de educação física.

A escolha de uma atividade física, deveria ser considerado as condições, hábitos as preferências e as circunstâncias da vida. Felizmente há uma grande disponibilidade de atividades físicas, de forma que todo mundo pode encontrar aquela que dá satisfação. (BARBANTI, 1990).  

A atividade física além de trazer vários benefícios também é importantíssima para a educação, no combate à violência e na integração social.

4. ATIVIDADES FÍSICAS E SUAS FAIXAS ETÁRIAS:                          

Nos primeiros anos a criança começa a despertar interesses por algumas práticas de atividades físicas como por exemplo, as de iniciação esportiva. O incentivo advém, primeiramente, dos pais e dos professores, especificamente, os de educação física, no qual são os responsáveis no âmbito escolar dentro das aulas de educação física de apresentar. ROWLAND (1990), afirma que as estratégias para estimular a criança a adotar como hábito a prática regular de atividade física envolve vários aspectos ligados ao ambiente familiar, escolar e ao próprio sistema de saúde pública.

Os pais são os espelhos de seus filhos, se eles derem exemplos praticando esportes ou atividade física estarão, direta ou indiretamente, incentivando os filhos. Atualmente maior parte das crianças e dos adolescentes, passam horas e horas na frente da televisão, do computador ou até mesmo do celular, levando uma vida sedentária, por falta de estímulos dos próprios pais, o que acarreta vários risco à saúde.

Nunca é demais enfatizar o importante papel desempenhado pelos pais. Quando se apresentam aos seus filhos como um modelo fisicamente ativo, estarão representando um papel integral no sentido de fomentar o interesse dessas crianças pela atividade física, agora e no futuro. (FOSS e KETEYIAN, 2000).

Para os idosos a prática de atividades físicas, têm um papel crucial e com capacidades fundamentais, na prevenção de doenças-degenerativas, provocadas pelo envelhecimento, na promoção da autoestima e bem-estar, no melhor desempenho do controle motor, melhoria das funções fisiológicas, consequentemente, redução das idas aos médicos e tratamentos com medicações farmacológicas.

A difusão do exercício para idosos tem se tornado uma estratégias simples, barata e eficaz tanto para diminuir custos relacionados a saúde quanto para melhorar a qualidade de vida, o que tem sido demostrado por inúmeros estudos. (GOBBI, 1997, p. 42).

5. BENIFÍCIOS DAS ATIVIDADES FÍSICAS E VIDA SAUDÁVEL:

As atividades físicas proporcionam melhoras no nosso corpo, de maneira biológica, fisiológica, psicológica, social e cognitivos. Atua na prevenção, o controle e o tratamento da diabetes, da hipertensão, de osteoporoses, doenças cardiovasculares, problemas circulatórios e respiratórios, da obesidade, das taxas de colesterol, podendo também diminuir o risco de câncer de cólon, próstata e de mama e entre outros, isso porque o exercício físico estimula os sistemas respiratório, circulatório e digestivo e tem ainda uma ação metabólica total sobre as gorduras, glicídios e proteínas. Os benefícios fisiológicos estão ligados à, melhoria da mobilidade articular, controle da massa corpórea, aumento da força muscular, resistência física, hipertrofia muscular, elevação do metabolismo e etc. Os efeitos psicológicos destacam-se com a melhoria no humor, bem estar, prevenção da depressão, estresse, ansiedades e tensões, pois, no momento da atividade física o corpo é induzido à liberação de substâncias no cérebro que são responsáveis pelos benefícios adquiridos, nas quais são, a serotonina, endorfinas e dopaminas. E por último, os benefícios sociais, que proporcionam a redução do isolamento pessoal, promove uma maior integração social, oportunidades de novas amizades e cooperação.

O exercício físico tem possibilidade de estimular a produção de substâncias naturalmente disponíveis no corpo humano, favorecendo assim sensações de alegria, entusiasmo, vontade de viver e, até   mesmo, alterações emocionais, como a euforia exagerada. Deste modo é extremamente recomendável se praticar atividades físicas, pois fica evidente os inúmeros benefícios que a mesma proporciona. (GUISELINI, 2001).

Alguns estudos epidemiológicos afirmam que as pessoas que praticam exercícios físicos tendem a ter menores riscos de serem acometidas por disfunções mentais do que aquelas que são sedentárias, isso demonstra que a prática de atividades físicas beneficiam também as funções cognitivas.

O exercício contribui para a integridade cerebrovascular, aumenta o transporte de oxigênio para o cérebro, auxilia a síntese e degradação de neurotransmissores, bem como a diminuição da pressão arterial, dos níveis de colesterol e triglicerídeos, a inibição da agregação plaquetária, o aumento da capacidade funcional e, consequentemente, a melhora da qualidade de vida. (MCAULEY; RODOLPH, 1995).

Portanto, pode-se perceber que são inúmeros benefícios ao se praticar atividades físicas, entretanto, para obter uma vida saudável é necessário incluir na rotina do dia a dia hábitos alimentares saudáveis.

5. HÁBITOS ALIMENTARES SAUDÁVEL:

Para o princípio de uma adequação aos hábitos alimentares saudáveis, é essencial lembrar que não se pode ficar muitas horas sem se alimentar, pois na hora da refeição a fome será maior, e consequentemente, você comerá mais. Deve-se comer em intervalos pequenos, pois, assim a fome será menor e você comerá menos. Faça no mínimo 4 refeições ao dia. Pular essas refeições não faz emagrecer e ainda prejudica a saúde. Na hora do lanche evite comer alimentos industrializados, coma uma fruta ou um suco natural. Porém, vale lembrar de que o apropriado é se alimentar de três em três horas, baseados nos principais nutrientes como, carboidratos, proteínas, fibras, sais minerais, e água, totalizando 6 refeições ao dia, subdividindo-se em, café da manhã, colação (lanche da manhã), almoço, lanche da tarde, jantar e ceia.

Alimentar-se em horários corretos, consumir os principais nutrientes, como, proteínas, carboidratos, gorduras, vitaminas, minerais e fibras, os quais são de fundamental importância na alimentação. Para tornar-se saudável deve existir um equilíbrio dos nutrientes, se assim for feito o corpo funcionará com mais eficácia. Uma boa alimentação é aquela que conserva o organismo em estado de saúde, ou seja, com os dentes e ossos fortes, boa disposição, resistente às doenças, peso e estrutura de acordo com o seu biótipo, disposição para o trabalho e para se divertir.

Segundo Menestrina (2005), da concepção à velhice, a alimentação é muito importante na aquisição da boa forma e da saúde. Os alimentos nutrem o corpo. São eles que garantem energia para que o organismo desempenhe sua atividade com eficácia. Por esse motivo, uma alimentação correta contribui sobremaneira com a melhoria da qualidade de vida das pessoas. A dieta alimentar deve ser preferencialmente natural, incluindo frutas, verduras, legumes e cereais em abundância. Os alimentos industrializados normalmente carecem de fibras, sendo, muitas vezes, ricos em gorduras e açucares, que ingeridos em excesso podem concorrer para o aumento de peso.

Ressaltando a ideia de exemplos de pais para os filhos, nesse contexto cabe também falar, que os pais são os principais mediadores da alimentação dos filhos, sendo assim, cabe aos pais proporcionarem alimentos que se distancie de produtos industrializados, já que eles causam danos à saúde. Portanto, aconselhamos aos pais que incentivem o consumo de alimentos mais naturais e saudáveis.

6. CONSIDERAÇÕES FINAIS:

 A prática de atividade física sempre esteve presente na vida dos seres humanos, desde os primórdios, mesmo nos movimentos mais simples até os mais específicos como caçar, correr, saltar, fazer atividades aeróbicas, musculação, pilates entre outros. Devendo ser estimulada e praticada nas diversas faixas etárias, sempre com acompanhamento e direcionamento de um profissional de educação física. Os benefícios para a saúde, melhorando nossas condições físicas, biológicas, cognitivas e entre outras. É essencial que a atividade física esteja associada uma alimentação saudável e regular, pois, os alimentos são essências para o desenvolvimento e manutenção das funções vitais do organismo, bem como na prevenção de doenças.

ABSTRACT

This article aims to present the importance of physical activity and its benefits for those who crave a healthy life. Given this approach the history along with its evolution, from the earliest times to the present, the concept and the classification of physical activity, which is divided into structured and unstructured, high and low intensity physical activity, theoretically based on the opinion of authors. And we will mention the way that physical activity is embedded in daily life, punctuating the most varied examples of activities, considering the age, pointing out the benefits of biological, physiological, psychological, cognitive and social influences acquired by daily practice, that help in promoting health, preventing, controlling and treating diseases such as diabetes, obesity, hypertension, and depression among others. Consecutively, we will amount that is the association between physical activity and healthy eating habits in order to excite individuals to adhere to this association, since both must go together so you can get all the desired benefits.

KEY WORDS: Physical Activity. Practice. Benefits. Healthy Life.

 

 

8. REFERÊNCIAS:

História da Atividade Física. Disponível em: <https://sites.google.com/site/historiaeducacaofisica/conteudos/> Acesso em 25 de maio 2014.

Atividade Física. Disponível em: <http://sites.uepb.edu.br/coel/?wpfb_dl=3> Acesso em 27 de maio 2014.

GUISELINI, Mauro. Aptidão Física, saúde e bem-estar: fundamentos teóricos e exercícios práticos. São Paulo: Phorte, 2004.

 

GONÇALVEZ, Maria Cristina; PINTO, Roberto Costacurta Alves; TEUBER, Silvia Pessoa. Coleção Repensando a Educação Física: da Educação Infantil ao Ensino Fundamental. Módulo 1. Curitiba: Bolsa Nacional do Livro, 2009.

 

MEESTRINA, Eloi. Educação Física e saúde. 3º ed. Unijuí: Revista e Ampliada, 2005.

 

OLIVEIRA, Ricardo Jacó de. Saúde e atividade física: algumas abordagens sobre atividade física relacionada à saúde. Rio de Janeiro: Shape, 2005.

 

MELLO, Marco Túlio de; TUFIK, Sergio. Atividade Física, Exercício Físico e Aspectos Psicobiológicos. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2004.

 

BARBANTI, Valdir José. Aptidão física: um convite à saúde. São Paulo. Manole, 1990.

 

FOSS, Merle L.; KETEYIAN, Steven J; TARANTO, Giuseppe. Bases fisiológicas do exercício e do esporte. Rio de janeiro. Guanabara, 2000.

 

Relação entre atividade física, saúde e qualidade de vida. Disponível em: <http://www.extensao.cederj.edu.br/material_didatico/sau2201/aula08_TC01.pdf> Acesso em 18 de outubro de 2014.

 

Recomendações de Alimentação e Nutrição Saudável para a População Brasileira Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0004-27302000000300007&script=sci_arttext&tlng=pt> Acesso em 23 de outubro de 2014.

 

MOREIRA, Carlos Alberto. Atividade Física na Maturidade. Rio de Janeiro: Shape, 2001.

 

KAMEL, Dilson; KAMEL, José Guilherme Nogueira. Nutrição e Atividade Física. 4º ed. Rio de Janeiro: Sprint, 2003.