RESUMO

Tendo como proposito estudar e pode avaliar os benefícios do exercício físico nos idosos e como a a pratica de atividade ira melhorar a saude do idoso, benefícios físicos decorrentes da prática regular do exercício físico.

Ao verificar que a prática de exercício físico melhora a força, verificar se a prática de exercício físico melhora o equilíbrio,  reduz dores.emtres outros beneficios ao idoso, tambem faz que o idoso tenha mais autominia em suas tarefas diarias.

A prática de exercício físico tras varios benefícios para o idosos, incluindo melhora da foça, equilíbrio, capacidade funcional para executar tarefas do dia a dia, redução de dores, bem como, benefícios sociais e psicológicos.

Palavras-chave: Exercício Físico; Benefícios.

1.  INTRODUÇÃO

O presente artigo vem abortar a importância da pratica de exercício físico na vida do idoso, tendo como objeto de estudo a  prática de atividade física é uma condição de saúde e bem estar para a pessoa  em qualquer idade. Os movimentos físicos provocam efeitos positivos, mas se uma pessoa se encontra em idade avançada algumas atividades tornam-se difíceis de serem realizadas e precisa de orientações profissionais qualificados para o desenvolvimento regular e adequado de suas ações.

Os aspectos que fazem parte do desenvolvimento humano, físico e motor, intelectual, afetivo e emocional e social vão de acordo com a idade apresentando características comuns estudadas por biólogos, psicólogos e outros profissionais da área desde a infância até a velhice. Todo vigor que é apresentado na infância vai se esgotando com a idade e quando chega a velhice a energia que o corpo produz já não é mais a mesma, mesmo porque o corpo já está “velho” e precisa de um ritmo mais compassado e menos acelerado.

Carência de estudos nesta área de pesquisa é comprovada pela pouco acervo bibliográfico encontrado. Mas, aos poucos, estudiosos brasileiros estão acordando para esta nova realidade: o Brasil está envelhecendo e já se começa a refletir sobre as necessidades que se envelhecer bem é envelhecer com saúde.

O artigo fala  sobre a importância da prática de atividade física contínua para os idosos,  os familiares, os cuidadores, a enfermagem e até o próprio idoso não tem um olhar mais atencioso com relação às atividades físicas e seus benefícios para sua saúde, para ter uma vida mais ativa e menos independente.

Para tanto, é necessário avaliar os benefícios para a saúde do idoso quando este desenvolve atividade física de maneira adequada e identificar os fatores emocionais da realização de atividade física.

A realização deste trabalho ajudará a ter maior conhecimento sobre a importância da prática da atividade física para os idosos, além de verificar os benefícios da prática de atividade física para os idosos.

2. CONCEITO DE IDOSO

2.1 Conceito

Existem varias nomenclaturas ou definições para idoso ou melhor idade ou atem mesmo velho , mais isso mostra uma ampla demarcação do que venha a ser um “idoso”. O mais comum baseia-se no limite etário, como é o caso, por exemplo, da definição da Política Nacional do Idoso (Lei 8.842, de 4 de janeiro de 1994). O Estatuto do Idoso (Lei 10.741, de 1º de outubro de 2003) endossa essa definição. Já a Organização Mundial da Saúde (OMS) considera como idoso a pessoa com 60 anos ou mais (DUARTE,2008 p.52).

Parte-se do princípio de que o envelhecimento de um indivíduo está associado a um processo biológico de declínio das capacidades físicas, relacionado a novas fragilidades psicológicas e comportamentais. Então, o estar saudável deixa de ser relacionado com a idade cronológica e passa a ser entendido como a capacidade do organismo de responder às necessidades da vida cotidiana, a capacidade e a motivação física e psicológica para continuar na busca de objetivos e novas conquistas pessoais e familiares. (BARROS,2007.p.88). [...]