A poluição do ar no IFPA - Altamira - Pará
A poluição do ar no Instituto Federal do Pará - Campus Altamira, é caracterizada pelas alterações na composição e nas propriedades do ar nas dependências do Instituto, tornando-o nocivo, impróprio ou inconveniente à saúde humana,
Durante muito tempo, os alunos desta instituição vivem num desequilíbrio harmônico com a "natureza deste Campus (saúde do ar)", devido à baixa qualidade do ar e ao comprometimento futuro das atividades desenvolvidas neste Campus. No entanto, com o aumento vertiginoso da poluição, especialmente nos horários de maior circulação do ar devido leves rajadas de ventos rumo a esta escola ficou mais difícil estudar neste ambiente.
O ar é um dos elementos do ecossistema que tem sofrido grandes ataques de poluentes oriundos das atividades do homem, principalmente aqui em nossa escola. Assim, inúmeras reclamações contra este problema têm se verificado ao longo dos últimos anos, atingindo fortemente a qualidade do ar que respiramos.
Atualmente, a poluição do ar no INSTITUTO FEDERAL DO PARÁ CAMPUS ALTAMIRA é talvez o problema mais preocupante que deve ser resolvido ou, ao menos, amenizado com urgência, para que se possa desenvolver uma educação de qualidade, aliada a uma razoável qualidade de vida como estudante e como ser humano.
Hora de mudar, IFPA-ATM e senhores responsáveis estamos pedindo socorro, queremos respirar, sei que temos direito.