Guilherme foi procurar um senhor, que era conhecido na região como: O Sábio.


- Mestre! Ajude-me, tudo na minha vida está dando errado; sofro perseguição no trabalho, desentendimentos em casa, brigas com amigos e estranhos, o dinheiro acaba antes do mês e nem os bicos que eu faço para completar o salário tenho conseguido, ando meio adoentado... Será algum feitiço? Encosto?...

 

O ancião escutou tudo com muita atenção. Depois, com um sorriso amistoso, pediu licença e se dirigiu a um outro cômodo da casa, retornando alguns minutos depois com um pequeno frasco na mão:

 

- Primeiro, você vai pegar uma folha de papel e dividir em duas colunas. No lado esquerdo, liste todos os seus problemas, no direito, relacione as soluções possíveis. Feito isso, todos os dias, ao acordar e na hora de dormir, faça uma oração, agradecendo a Deus pela vida e por tudo de bom que ela tem a nos oferecer. Ponha uma gotinha desse frasco num copo de água e beba, mentalizando que não tem nenhum problema. Quando o frasco estiver vazio, volte aqui.


Assim fez nosso infausto amigo, seguiu à risca as orientações e 45 dias depois, estava ele de volta:


- Não sei como lhe agradecer meu sábio! A minha vida se transformou depois que estive com o senhor, a poção mágica que me deu, é realmente miraculosa...


- Meu filho, eu não fiz nada, o mérito é todo seu. Encostos, feitiços, obssessores... Só nos atingem, quando lhes damos guarida em nosso campo mental, os verdadeiros inimigos e entraves estão mascarados em nosso íntimo, as pessoas só fazem conosco, aquilo que permitimos. Se aceitamos passivamente os problemas, eles persistirão e se multiplicarão, se os identificamos e agendamos as devidas soluções, tudo se resolve. É inútil tentar arrolar culpados para os erros que são nossos. Deus nos deu todas as ferramentas e instrumentos para viver, portanto, devemos pedir menos e agradecer mais, fazer a nossa parte ao invés de aguardar por intervenções divinas ou soluções mágicas. A grande mágica está dentro de nós, na nossa capacidade de construir ou destruir, atraindo para nossa órbita psíquica, as forças do bem ou do mal.


- Mas... E a poção?


- Água, naquele frasco só tinha água. Para quem acredita, até água fria é remédio.