O estudo abordado é uma análise crítica da personagem do livro "A Lenda das Três Noites de Escuro" de Irineu Correia de Oliveira, primeira edição publicada em 2012. O autor tem outras obras: A Lenda das Três Noites de Escuro, Feiura Versus Beleza, Inspirações Poéticas, Doutrina da Sedução, O Libertário e Outros Contos, A Corna, Dedos de La Poesia.

Os personagens principais: Dulcinéia, o padre Dionísio e o vereador Jerivá. Então, os  personagens secundários são os seguintes: Zé, o ajudante do padre Paulo; o pastor Leôncio, Eduardo (Dudu), o delegado Pedro Luckesi e muitos outros.

A cidade que ocorre o enredo é chamada de Juremal. Um lugar misterioso, batizada com esse nome por causa da árvore chamada jurema. A divisão da cidade segundo o autor:

"No centro da cidade ficava a Praça padre Cícero, onde se encontravam camelôs ambulantes, alguns aposentados recordando o passado, namorados cultuando o amor e outros fazendo caminhadas. De frente encontrava-se a Igreja de Santa Madalena, ao Sul, a cadeia, ao Norte, o Banco do Brasil. A delegacia ficava entre a Rua Prudêncio Clark (homenagem a um ex - prefeito da cidade) e a rua da saudade. Esta última ficava o cemitério municipal. Na avenida, a padaria de João do Bolo, com doces e salgados no preço razoável e muito higiênico. Havia palmeiras e oliveiras enfeitando as ruas. A segurança era precária, quatro policiais para defender oito mil habitantes, e ainda, um delegado corrupto e muito medroso. No lado direito, ficava o cabaré Quo Vadis (a proprietária era fã do filme Quo Vadis que assistiu várias vezes na sua juventude) onde às prostitutas ganhavam os seus pães de cada dia, vendendo o corpo".

A obra aborda sobre o castigo que Deus deu aos homens, 3 dias de escuridão, que o protetor dos personagens é o santo popular padre Cícero Romão Batista (padim Ciço). A história mostra que os homens cometem erros, maldades e só pensam em si mesmos. Além disso,  o romance é narrado em terceira pessoa, o narrador sabe tudo sobre os personagens.

O objetivo do autor foi expor que é necessário o homem ter mais  fé, uma fé sem orgulho, que é preciso ter esperança para superarmos os obstáculos.

A personagem Dulcinéia é uma protistuta, com uma vida sofrida, se prostitui para ajudar nos gastos dos medicamentos do seu pai. O fato que não gostei é quando o coronel Jerivá influencia Dulcinéia a destruir a vida eclesiástica do padre Dionísio. Ela não percebeu e  ver seu amor ser humilhado e não faz nada para o ajudar.

O cabaré Quoo Vadis é o lugar onde Dulcinéia exerce sua profissão do sexo, seduzindo e levando os homens para cama. O sexo é seu ganha pão, porém, se apaixona quando ver o padre Dionísio pela primeira vez. Ele tentou resistir, porém o amor é mais forte e não resite. Assim, "Eles relavam na grama e ambos não queriam mais sair daquele paraíso".

Apersonagem Dulcinéia morre durante as três noites de escuros como recebesse o perdão e o seu castigo a levasse a morte. é triste, pois o padre Dionísio também morre.

Enfim, a personagem desafia vencer uma fé fraca, mostrando aos leitores que na realidade acontece muito. Portanto, a personagem sofre preconceito por ser uma protistuta, que a conhecer melhor vermos que exitem muitos fatores que levam uma pessoa ase prostituir.

Referência Bibliográfica

OLIVEIRA,  Irineu Correia de Oliveira. A Lenda das Três Noites de Escuro. Editora book digital, 2012.