A perseguição
Joacir Soares d?Abadia*

Irmãos, São Mateus nos dizem que são "Bem aventurados os que são perseguidos" (Mt 5,10). Para entender o sentido real dessa bem aventurança devemos fazer um paralelo com o livro do Apocalipse (Ap 7,2-4. 9-14) e procurar saber quem foram os perseguidos nestes dois milênios.
Apocalipse significa revelação. É dar a conhecer algo que está oculto; é tirar o véu e tornar claro tudo que está obscuro. Deste modo, o Apocalipse tem a finalidade de revelar o que está escondido: Jesus Cristo. Pois é só pela fé que se consegue enxergar o que está oculto.
As "bem aventuranças", segundo o Papa Bento XVI no seu livro "Jesus de Nazaré", "são promessas nas quais resplandece a nova imagem do mundo e do homem, que Jesus inaugura, a ?inversão dos valores?".
O Apocalipse revela, por meio de Cristo, que a perseguição dos cristãos faz-se presente na Igreja desde os seus primórdios. Isso ajuda a Igreja perceber sua universalidade. Daí tem o termo "Igreja Católica", universal, que abrange todos os seguidores de Cristo, os cristãos, aqueles que foram marcados "na fronte" (Ap 7,3).
Qual é a marca que todos os homens devem receber? Na visão do profeta Ezequiel os homens eram assinalados "com uma cruz (um tau)" (Ez 9,4). São Paulo diz que no Batismo os homens são todos marcados pelo selo do Espírito Santo (2Cor 1,21-22; Ap 14,1).
Já os cristãos, diferentemente de todos os homens, traziam "a marca do Deus vivo" (Ap 7,2), o martírio. Esses por testemunharem Jesus em suas vidas perderam-na. Eles são venerados na Igreja Católica como Santos, pois assumiram verdadeiramente a marca de cristãos que receberam no Batismo. Eles "trajavam vestes brancas e traziam palmas nas mãos" (Ap 7,9). A veste branca é porque "lavaram e alvejaram as suas roupas no sangue do Cordeiro" (Ap 7,14).
Portanto, o cristão, no dia do seu batismo, é marcado com a cruz e alveja sua alma em Cristo Jesus. Isto significa que pode sofrer perseguições de qualquer tipo. São, todavia, "bem aventurados os perseguidos" (Mt 5,10) não por si mesmos, mas porque são perseguidos em vista daquele que se seguem: Cristo.
Pela perseguição a Igreja vai tornando "uma multidão imensa de gente de todas as nações, tribos, povos e línguas" (Ap 7,9) que tem seu olhar fixo em Cristo que já está glorificado, ressuscitado. Se ela, pelas perseguições, fechasse em si mesma deixando de lado sua Missão de Evangelizar ficaria presa e limitada sua ação? Sim, porque o anúncio é um mandato de Cristo "ide por todo o mundo, proclamai o Evangelho a toda criatura" (Mt 28, 18-20; Mc 13,10; 16,15; Lc 24,47).
Assim, é preciso ir por todo o mundo anunciar Jesus Cristo sem medo de ser perseguido a ponto de tornar mártir. A perseguição suportada por Cristo dá uma certeza que garante a salvação: "Bem aventurados os perseguidos... porque deles é o reino dos céus" (Ap 7,10).

*Joacir S. d?Abadia é diácono da Diocese de Formosa-Go; cursou Filosofia e está terminando teologia no SMAB; é autor dos livros: "Opúsculo do conhecer" (Cidadela), "A caridade e o problema da pobreza na periferia" (Agbook) e "A Igreja do ressuscitado" (Virtual Books); escreve para os jornais: "Alô Vicentinos" (Formosa-GO) e "Carta de notícias" (Posse-GO); participou, por três anos, de Concurso Internacional de Filosofia além de manter um Blog de textos Filosóficos.