Despertar atenção para perceber a responsabilidade nos cuidados com o meio ambiente e atitudes de importância à qualidade de vida. A educação ambiental orienta e traz vivências participativas na interdependência entre seres viventes no planeta. É pesquisa bibliográfica na literatura científica, que busca pontos comuns nas abordagens da educação socioambiental. A tendência é usar o ambiente apenas para ser útil as atividades profissionais e o consumismo. Se não é importante não há que ter responsabilidade nos danos causados. Mudanças ocorrem no ambiente transformando sentimentos de rejeição por afeição, substituindo a visão do mundo de fragmentada para integrada. A Educação familiar e escolar incentiva à percepção ambiental.

1 INTRODUÇÃO

Ter o hábito de levar as minhas próprias sacolas ao mercado e recusar o uso da sacola plástica fornecida, é uma atitude que pode despertar a consciência ambiental em outras pessoas. Pois muitas delas percebem, ficam curiosas e me questionam o motivo dessa recusa. Então esclareço a causa e os efeitos positivos para minimizar os impactos no meio ambiente.
Este artigo tem como tema o perceber a Educação Ambiental como um instrumento cultural, de cidadania a que todos têm direito de conhecer, pela necessária manutenção da vida no planeta Terra.
A questão que move esta pesquisa é indagar: estamos cuidando bem e adequadamente o nosso meio ambiente?
O objetivo deste artigo é investigar como trazer a compreensão dessa necessidade responsável, o perceber em cada pessoa no cuidar e o dever de ter atitudes corretas para com o meio ambiente.
Este estudo é relevante para entender como a Educação Ambiental pode ser uma mediadora na convivência compartilhada e cooperativa entre as formas de vida que habitam o planeta Terra.
A metodologia da pesquisa é bibliográfica, baseada na literatura científica da área de pesquisa, em livros e textos.
Entende-se a educação ambiental como educação política de uma cidadania ativa e transformadora da realidade. Que irá promover um estímulo à reflexão crítica dos princípios baseados nos valores éticos, da justiça social, das ações solidárias e cooperativas (Pelicioni e Philippi Jr., 2014).
A percepção ambiental é uma informação que vem através dos sentimentos, dos valores socioculturais e subjetivos, criando significados para a nossa consciência ambiental. Determinando os hábitos de conservação e preservação do meio natural ou urbano (Melazo, 2005).
Aprender requer uma visão integrada do ambiente, menos cartesiana e mais holística, fragmentar o conhecimento de forma estanque, sem conexão entre os demais é uma prática a ser abolida (Randow, 2015).
Espera-se que a escola faça o aluno refletir sobre as ações antrópicas e conhecer o mundo real, desenvolvendo mais ações na Educação
e Preservação Socioambiental, para incentivar o despertar da percepção ambiental. A consciência ambiental e o senso crítico são necessários a qualidade de vida (Abbade, 2012).
Não há como aceitar a formação do professor sem o deslumbrar da consciência ambiental, contra todo esse consumismo desenfreado e o acúmulo do lixo em todos os locais por onde transitamos. Dar um basta no combater apenas os efeitos e agir com total rigor racional nas causas. Sem o desenvolvimento sustentável em alguns séculos, vindouros, a vida neste planeta será retrógrada. Por isso é imprescindível a globalização de uma educação escolar integral, para formar a consciência ambiental necessária a sobrevivência humana neste planeta.
Esta pesquisa procura saber como podemos começar a reverter esse cotidiano de pessoas e empresas que tratam com total descaso o meio ambiente e com superficialidade a Educação Ambiental.