A PASSAGEM MOLHADA DO RIO MADEIRA NA LOCALIDADE DAS MARRECAS

Prof: Wilamy Carneiro

 

A Quadra Invernosa chegou. O mês de março é um mês abençoado para nós cearenses e estendo-me aos nordestinos em geral. Para nós que somos da região do semiárido é uma dádiva divina.  É assim em todo Estado do Ceará e em outras regiões.

 

Lembro-me da música “Súplica Cearense” do cantor baiano Gordurinha e do compositor Nelinho, também cantado por Luiz Gonzaga  e “Águas de Março,” uma canção do compositor Tom Jobim e foi escolhida como uma das melhores de todos os tempos.

 

E, devido às grandes chuvas ocorridas no Ceará no ano de 2020, um espetáculo da natureza nos fez relembrar os tempos de criança, quando passeávamos pelo local com nossos pais, familiares e amigos nos banhos de domingo e feriados na sangria da Passagem Molhada das Marrecas.

 

A passagem molhada do Rio Madeira é um percurso que interliga os transeuntes da região e fica localizada nas Marrecas, entre Sobral, ao distrito de São José do Patriarca, Lagoa Queimada, ao povoado do Alegre, Bahia e Mutuca.

 

As cheias dos rios que ficam localizados na região vêm desde o munícipio de Forquilha, desemborcam nos riachos do baixo Acaraú,cortando fazendas, sertões, enchendo grotas com essa sangria espetacular. Quando as chuvas são mais frequentes no mês de março, todo riacho sangra e desemborca fazendo a junção do Rios Acaraú com o Rio Madeira. Em outrora, os invernos pesados, como dizem por aqui, aconteceu à união dos dois rios que cortam essa Ribeira, causando grandes inundações a população ribeirinha.

 

Com as cheias e escoamento das águas os sertanejos e proprietários de fazendas agradecem o inverno. O passeio molhado fica nas proximidades das terras e Fazenda Monte Sinai, da família de Aristeu Vasconcelos e filhos. Dali segue seu rumo descendo e banhando as propriedades de Benedito Vasconcelos, Edmundo Vasconcelos. As terras de Milton Andrade, Francisco Ponte, Darci Vasconcelos, Jocel Vasconcelos, irmão de meu pai. Muitos se beneficiam com o percurso. Outros fazendeiros como Francisco Rufino. A Fazenda Santo Antônio do saudoso industrial no ramo de cera de carnaúbas Antônio Olavo Vasconcelos na Lagoa Queimada beneficiada por doisrios onde cortam dois trechos dessa fazenda. O Acaraú e as águas do rio Madeira, nos limites das terras de Francisco Lourenço. As terras da Família Quariguazi.  Quase todos proprietários são descendentes dos povos dessa ribeira e ainda com parentesco conforme descrição dos sobrenomes, oriundos dos primeiros portugueses que aqui cehgaram. Os dois rios então  cehgam em terras do Alvaçâ, atualmente Santana do Acaraú para depois se desaguar no Oceano Atlântico.

 

Reza a tradição por nossos historiadores que as terras onde atualmente é o povoado de Marrecas, local da passagem molhada do Rio Madeira foi doada como herança e feito moradia à Bárbara Maria de Jesus, filha caçula de Dona Quitéria Marques de Jesus, natural de Siupé, esposa do Coronel Antônio Rodrigues Magalhães - O Fundador da Fazenda Caiçara. A antiga Fazenda Caiçara é hoje a heráldica cidade de Sobral, terra de grandes filhos ilustres e conhecida mundialmente pela comprovação da Teoria da Relatividade do físico Albert Einstein.  

 

Ali, naquele local morou na Fazenda Marrecas sua filha caçula Bárbara Maria com seu esposo. As terras foram adquiridas por seus avós, que por sua vez recebeu uma sesmaria de seu bisavô Antônio da Costa Peixoto, genitor de sua avó Apolônia da Costa Peixoto. Sua avó, Apolônia teria casado com Antônio Marques Leitão, um português natural de Óbitos em Portugal. Segundo conta o historiador Francisco Sadoc de Araújo em seu Livro Cronologia Sobralense¹ com os primeiros sesmeiros portugueses que chegaram nessa Ribeira do Siará Grande.

 

Entre eles, também conta a História de Félix da Cunha Linhares, português que recebeu a patente de soldado e era amigo de Sebastião de Sá, outro sesmeiro que chegou por aqui nas idos de 1700. Felix da Cunha Linhares tinha uma gleba de terra que fazia extrema com as Marrecas, terra de Bárbara Maria de Jesus, herdeira da Fazenda Marrecas.

 

As terras do Coronel Félix da Cunha Linhares, conhecido por ser o proprietário do Sitio São José e construtor da Capela de Nossa Senhora da Conceição em São José do Patriarca cortava o rio Acaraú e, pelo poente por algumas léguas e braças até o Açude Cachoeiro.

 

Do outro lado chegando uma légua e meia até o Riacho Macaco, antiga propriedade de Quitéria e seu esposo, o Fundador de Sobral. Em testamento, Félix da Cunha deixa registrado e repassa para um sobrinho chamado Domingos da Cunha Linhares antes de seu falecimento, na qual mais uma vez o historiador Padre Sadoc de Araújo conta em sua Cronologia (Ver mais amiúde no Livro Cronologia Sobralense de 1604-1734).  

 

Essas ditas terras, são o encontro de duas famílias importantes que fizeram a história de nossa gente e que hoje podemos contar com as belezas que aqui deixaram registrados seus feitos.

 

Assim, é a Passagem Molhada do Rio Madeira, que se encontra entre essas terras, onde um dia foram de nossos ancestrais. Terra rica e abundante proporcionando a população ribeirinha o alimento e safra nos meses da quadra invernosa. Populares se deliciam com essa cheia do Rio Madeira atraindo turistas e antigos filhos que ali residiram um dia e hoje moram em outros territórios distantes.  

 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

 

¹ARAÚJO, F. Sadoc de (Francisco Sadoc de), 1931. CRONOLOGIA SOBRALNESE, Gráfica Editorial Cearense. 1974- Fortaleza – CE.  

A CRONOLOGIA SOBRALENSE (Cinco Volumes), é uma das mais ricas obras com histórias sobre a Ribeira do Acaraú, Ibiapaba. As Primeiras Sesmarias e os primeiros desbravadores em nossa região, do Ceará, Piauí, Maranhão.  

FRANCISCO SADOC DE ARAÚJO – Nasceu em Sobral no dia 17 de dezembro de 1931. Filho de Galdino Orlando de Araújo e Rita Albuquerque de Araújo. Fundou a Universidade Estadual Vale do Acaraú sendo o primeiro Reitor dessa Instituição. Dirigiu o Instituto de Teologia da Arquidiocese de Recife. Foi membro do Conselho de Educação do Ceará e publicou inúmeros livros, com um trabalho realizado na Vale do Acaraú. É Membro do Instituto do Ceará e da Academia de Letras do Ceará. É o maior incentivador no Processo de Beatificação de José Antônio Maria Ibiapina - Padre Ibiapina.  Atualmente, devido sua idade e saúde, reside nos aposentos da Igreja do Cristo Ressuscitado (Igreja da Ressureição em Sobral), local onde construiu junto com a comunidade local do bairro de mesmo nome.   

RACHEL DE QUEIROZ – Nasceu em 17 de Novembro 1910 em Fortaleza, Ceará. Publicou “O QUINZE” aos 19 anos, seu primeiro romance, livro que despertou críticos da Literatura brasileira.

GRACILIANO RAMOS – Romancista e jornalista brasileiro.  Nasceu em Alagoas no dia 27 de outubro de 1892. Pertenceu a segunda fase do Modernismo. O romance Vidas Secas é considerado uma de suas principais obras. Viveu sua infância em Pernambuco

 

____________________________________

 José Wilamy Carneiro é Professor, palestrante, poeta, pesquisador e escritor. Em 2013, Bacharelou em Direito Pela flf – Faculdade Luciano Feijão. Membro da ALMECE – Academia de Letras dos Municípios do Ceará.  Autor de diversas obras poéticas, crônicas e livros. Dentre eles, “Os Estados Unidos de Sobral” – publicado na Casa da Cultura de Sobral no dia 20 de dezembro de 2018. Então escreveu outros: “Tempo de Sol” – Um de crônicas – “Um Passo a Mais” e um histórico como título “EINTEIN e Sobral – A Cidade LUZ”. É colaborador de artigos jurídicos na web entre os quais “Licitações – Breves Comentários.  A Crise Hídrica Brasileira. IPTU – Imposto Municipal e suas Particularidades. Escreveu a Poesia Marginal e Poesia Concretista. Autor da “Poesia é um Saco”, Soneto “Bela Loucura.” A “Paixão de Cristo”. Nas horas de interação escreve Literatura Popular em Cordel, a citar “LUZIA- HOMEM – A Mulher que traiu o Coração de Crapiúna.”  O Menino que se Transformou no DIDI - MOCÓ - TRAPALHÃO