A Particularidade do Culto Batismal: Sua liturgia e seus aspectos históricos, teológicos e pastorais.

A Particularidade do Culto Batismal: Sua liturgia e seus aspectos históricos, teológicos e pastorais.

Resumo: Um cristão pode não celebrar o dia do nascimento do seu filho, a sua união marital, a sua formatura profissional, o dia da sua morte, mas, dificilmente, vai querer se manter cristão sem celebrar seu batismo nas águas. O batismo é mais do que um culto; ele é a declaração pública de fé, e uma demonstração, de velha criatura, para uma nova criatura em Cristo Jesus, em que se submete o catecúmeno. Seus muitos formatos, sua história, sua liturgia, seus pré-requisitos, sem contar com seus diversos viés teológicos, fazem do batismo, certamente, uma fonte de cultura sócio religiosa enraizada nos anais da história, e um padrão atual de conduta ética e social do indivíduo.

Palavras-chave: Liturgia. Batismo. Catecumenato. Discipulado. Culto batismal.

Introdução

É tendência comum que as muitas vertentes do cristianismo busquem apoio e suporte nas mais antigas tradições da igreja em seu primeiro momento a fim de justificar seus pontos de vistas teológicos e práticos. O lamentável, entretanto, é o fato de que muitas surpresas do passado divergem das linhas de pensamento que muitas igrejas, por desconhecimento ou negligência, optaram por seguir. O próprio Lutero foi um dos que, no afã de reformar a igreja, terminou por amputar diversos elementos que compunham as principais liturgias a ela legadas por Jesus Cristo e seus apóstolos.

A igreja deve viver o desafio de encarar suas indiferenças e de reconhecer seus equívocos doutrinários à medida que toma maiores conhecimentos acerca das bases de sua fé, a fim de que a vontade de Deus possa prevalecer sobre os interesses e os aspectos teológicos divergentes.

À luz de todo o contexto que até aqui a história nos legou, somado a algumas afinidades que já fazem parte das celebrações do rito batismal praticados em comum por vários segmentos cristãos, torna-se perfeitamente viável trabalhar a adequação de ritos e de elementos que se perderam ou foram ignorados com o passar dos anos, desde que, prevalecendo a vontade divina, essas incursões promovam a glória de Deus e a maior edificação da igreja, em especial, dos recém-batizados. Dentro da temática do complexo batismal, destacam-se com favoráveis possibilidades de adaptação, os seguintes elementos:

a) O discipulado mistagógico: A igreja vem desenvolvendo desde muito tempo um precioso trabalho de discipulado, entretanto, o resultado final após o batismo da maior parte dos recém-batizados é lamentável, pois os mesmos depois do batismo, em grande parte, não permanecem na igreja.

b) A celebração imediata da Santa Ceia após o batismo: O efeito que os sacramentos (ordenanças) juntas (Batismo e Ceia) podem proporcionar aos novos membros, certamente podem ser revestidos e traduzidos com grande significado.

c) Maior ênfase simbólica dos elementos e dos ritos: A carência de reflexões em cada elemento, certamente, não tem permitido uma maior assimilação da mensagem que eles podem traduzir e, conseqüentemente, contribuir para uma fé mais sólida da comunidade e dos seus novos membros.