PARTICIPAÇÃO DA COMUNIDADE ESCOLAR NA ELABORAÇÃO DE ESTRATÉGIAS PARA UMA GESTÃO ESCOLAR DEMOCRÁTICA

                                                           SEVERINA R. DANTAS DE LIMA

 

          SUMÁRIO: Introdução; Estado da Arte; Problemática; Justificativa; Hipóteses; Limitações; Objetivos; Objetivo Geral; Objetivos Específicos; Metodologia; Tipo de Estudo; Área de Estudo Procedimentos; Resultados e Discussão; Tabela 1. Atividades desenvolvidas diariamente pelas: gestora, adjunta e coordenadoras pedagógicas.; Tabela 2.  As dificuldades enfrentadas nas atividades diárias; Tabela 3. Dificuldades no processo de Gestão das Escolas Públicas atuais.; Tabela 4.  Opinião pessoal sobre a comunidade escolar na qual está inserida.; Tabela 5. Participação das professoras e membros da secretaria na gestão escolar.; Tabela 6.   O papel da escola em relação a comunidade; Tabela 7. Relacionamento da gestão da escola com a comunidade escolar; Tabela 8. Percepção das decisões das reuniões pedagógicas e administrativas da escola.; Tabela 9.  Participação dos pais nas atividades escolares abaixo apresentadas; Tabela 10. Setores/áreas em que o gestor deveria ter maior autonomia; Conclusões; Recomendações, Referências.

        

 INTRODUÇÃO:

A presente pesquisa tem como tema:  Participação da Comunidade Escolar na Elaboração de Estratégias para uma Gestão Escolar Democrática, em uma dimensão teórica e prática. Nosso estudo foi produzido numa Unidade de Ensino Municipal, Igarassu-PE. A escolha do tema surgiu a partir da experiência como Coordenadora Pedagógica da rede pública municipal há 15 (quinze) anos, no Ensino Fundamental, com alunos provenientes de classe social baixa.

Durante esse longo período, nos atendimentos destes alunos, era possível verificar as necessidades existentes na comunidade escolar na melhoria de vida para a formação dos alunos. Podemos observar a participação dos pais e responsáveis na busca do conhecimento que a Instituição escolar oferecia aos alunos, demonstrando serem sujeitos dessa construção.

Esta vivência levou-me a focar na maneira como essa contribuição social, no futuro bem próximo, nós profissionais da Educação podemos contribuir nas mudanças que vem ocorrendo na economia, nas relações sociais, nas políticas e na tecnologia. Sobretudo nos paradigmas, sem precedentes na história da humanidade, construindo novos valores dentro deste contexto, como a participação da comunidade escolar nas estratégias da Gestão escolar pode assim favorecer o desenvolvimento Educacional.

Segundo Luck (2008), o conceito de gestão, portanto, parte do pressuposto de que o “êxito de uma organização social depende da mobilização da ação construtiva conjunta de seus componentes, pelo trabalho associado, mediante reciprocidade que cria um “todo” orientado por uma vontade coletiva”. Com base nessa realidade Ribeiro (2003) sinaliza que há uma escassez de pesquisas ou de modelos que atendam à realidade da população socioeconomicamente desfavorecida, concentrada nas escolas públicas ou fora delas. É importante investigar qual o papel da escola no conceito da comunidade escolar, uma vez que é a partir da escola que o indivíduo faz a transição para o mercado de trabalho.

A escola constitui uma base muito marcante de referência na orientação dos alunos. A falta de discussão no espaço escolar pode resultar em alunos despreparados para a construção de estratégias que viabilizem a concretização de seus projetos de vida (BASTOS, 2005). Com a imposição do mercado, reflexo da globalização, nota-se que a escola prioriza apenas a produção de informações para que o aluno seja aprovado, deixando em segundo plano a transmissão de valores. São fundamentais novos desafios educacionais frente às rápidas mudanças que acontecem no mundo com o advento da velocidade da sociedade da informação.

No entanto, se faz necessário uma postura mais ativa no seu processo de desenvolvimento profissional e social para atingir um desenvolvimento da criatividade e de ações reflexivas. A partir dessa necessidade de desenvolver um trabalho junto a escola pública municipal, sobre essas expectativas.

A forma de análise dos dados do questionário ajudou a pesquisa na exploração do tema, o objetivo desta dissertação é verificar como a comunidade escolar pode participar nas estratégias de gestão, bem como verificar como foi elaborado Projeto Político Pedagógico escolar, da Unidade de Ensino. Pretende-se também, entender se essa discussão responde aos desafios da sociedade atual na participação escolar. Realizamos uma entrevista com o apoio de questionários, feita junto a diretores, coordenadores, professores, funcionários e pais para obtenção de informações sobre o tema investigado. Os resultados e a análise dos dados da investigação realizada na escola pesquisada, além das percepções descritas pelos participantes foram feitos articulando tais resultados com a discussão teórica levantada nesta pesquisa.

1.1 Estado da Arte

Enfatiza Lück (2013), o desenvolvimento da escola e a realização de seu trabalho assentam-se sobre valores e fundamentos que se traduzem na proposição de objetivos que, para realizar-se é necessária a orientação clara e objetiva de seus resultados intermediários e finais.

Portanto, a escola é uma organização à serviço da sociedade, de modo que todos participem efetivamente e contribuam para o seu desenvolvimento, tendo limitações em respeito às preposições legais nacionais, estaduais e municipais, bem como pelas normas, regulamentos e planos de gestão do sistema.

O sentido de gestão escolar, pressupõe uma visão distante da realidade dos segmentos envolvidos, abrange diversas concepções e destaca-se que, o processo educacional só se transforma e se torna mais adequado se os participantes tiverem consciência de suas responsabilidades.

A gestão da escola envolve na construção do seu Projeto Político Pedagógico a comunidade escolar como um todo, através de diálogo e no entendimento coletivo pela educação. A gestão democrática no país é um processo que vem sofrendo mudanças durante muitas décadas, fazendo parte da luta dos profissionais de educação, ressalta-se que essa gestão democrática está restrita à educação pública, nas instituições escolares privadas com fins lucrativos sua aplicação é totalmente facultativa, mais do que uma forma de gestão ela é a essência para a consolidação de sonhos e de planos e projetos.

A gestão democrática na educação é parte do projeto de construção da democratização da sociedade brasileira e não simplesmente uma mudança na forma de gestão, que passaria da tecnocrática, vinculada aos preceitos do Fordismo ou atualmente do Toyotismo, para a democrática. (PERONI; FLORES, 2014, p. 186).

 

Portanto, existem diversas dificuldades na concretização da Gestão democrática apontadas por Kaufmann, (2014), que são a falta de comprometimento de alguns gestores; profissionais não enquadrados no perfil do professor; falta de harmonia entre professor e gestor; mudança de gestores com a consequente descontinuidade de processos. (SANTOS;  NASCIMENTO, 2014, p. 85).

Afirma Souza (2009, p. 84) que “a Gestão Democrática é tema muito presente em discussões na educação, desde a escola básica até o ensino superior, margeando especialmente os campos da política e da legislação educacional.”

Ressalta-se que, apesar de falar-se em gestão democrática na educação ou na escola, essa não pode ficar restrita aos gestores, deve envolver toda a comunidade escolar, como é evidenciado a seguir:

Mostra-se que, se o objetivo é a gestão democrática, não se pode pensar que somente nas questões pedagógicas deve-se ter participação da comunidade escolar. Há de se ter participação da comunidade também nas questões administrativas, inclusive no tocante a como e porque aplicar as verbas em certas aquisições para escola. (PAIXÃO; GUIMARÃES-IOSIF, 2014, p. 2).

Conforme o estudo de Paixão e Guimarães-Iosif (2014) sobre a percepção da gestão democrática no interior das escolas, a gestão democrática está “atrelada à participação dos sujeitos”, mas não se tem clara a definição de comunidade além de não ocorrer a inclusão dos membros dessa comunidade e que há uma centralização na figura do gestor da Escola. Essa afirmação é compartilhada também por Farias e Silva que afirmam:

 

Trata-se de resgatar o caráter público da administração escolar, para garantir a participação e a autonomia nas escolas públicas. Portanto, deve estender-se igualmente aos aspectos administrativos, financeiros e pedagógicos da escola como um todo. (FARIAS; SILVA, 2014, p. 4).

Outra concordância sobre esse ponto é apresentada por Hora (2009, p.120), que afirma:

A gestão democrática na educação inclui, necessariamente, a participação da comunidade no processo educacional, sem o que seria muito mais um arranjo interno dos componentes da escola que atenderiam a interesses que certamente não estariam consentâneos com as expectativas comunitárias.

No estudo de caso realizado por Farias e Silva (2014) são mostradas evidências de “avanços” em relação às “práticas de gestão democrática e participativa” com projetos desenvolvidos a partir da demanda da comunidade e com o aval do Conselho Escolar.

Na gestão escolar democrática permitem-se abrir a escola à participação dos sujeitos escolares, não perdendo de vista as metas educacionais, além de estar em sintonia com as mudanças sociais e a realidade da comunidade escolar.” (FARIAS; SILVA, 2014, p. 5).

1.2 Problemática

Diante das constantes mudanças, sempre a gestão escolar precisa ampliar esforços para proporcionar maior espaço de participação dos vários segmentos da comunidade escolar, com a finalidade de poder oferecer condições para que todos sintam-se parte integrante do processo de decisão, ampliando o grau de interação organizacional.

A escola colabora para aumentar a qualidade das decisões e dos serviços prestados à sociedade, como também a satisfação e a motivação dos profissionais da educação?

Vários conceitos passam a fazer parte do dia a dia da escola pública brasileira e alguns assumem outros conceitos, de participação e autonomia, neste modelo de gestão, sendo uma participação que implicava eximir o Estado da manutenção da escola e uma autonomia que vê a escola como responsável pelo autofinanciamento de seus gastos.

 

Com relação ao processo de descentralização, há inúmeras críticas, destacando que a descentralização prevista se concretiza com a desresponsabilização do Estado com suas obrigações sociais. (LIMA; SHIMAMOTO; PRADO, 2011).

Conforme Silva (2007, p. 3), a gestão escolar, dentro da perspectiva democrática, “passa pela democratização da escola e por sua natureza social, não se restringindo exclusivamente aos processos transparentes e democráticos ligados à função administrativa”. Assim sendo, a gestão escolar engloba duas dimensões: interna e a externa.

A primeira refere-se à organização interna da escola, que contempla os “processos administrativos, a participação da comunidade escolar nos projetos pedagógicos, político e administrativo”. A segunda está ligada à função social da escola, sua vocação democrática, mais especificamente, no “sentido de divulgar o conhecimento produzido e sua socialização”.

Verificamos que, a gestão democrática deve ter bastante atenção no Plano Nacional de Educação, focando bastante a importância de se consolidar e fortalecer a comunidade escolar, como instrumentos de participação e fiscalização na gestão escolar e educacional por meio de conselhos representativos e órgãos colegiados dentro e fora da Instituição escolar.

1.3 Justificativa

A importância deste trabalho de pesquisa está baseada no tema muito evidenciado no discurso teórico dos dias atuais, despertando bastante aos que atuam no campo educacional, sendo motivo de grandes debates, encontros, seminários e temas de estudo, ressaltando subsídios para reconduzir a questão da gestão democrática e participativa adequadamente valorizada no âmbito das instituições públicas de ensino.

As decisões práticas que justificam esse trabalho de pesquisa são de viabilizar aos gestores alternativas práticas de uma gestão construída e pautada nos princípios da administração, auxiliada teoricamente e que considere a mudança e o desafio da unidade de ensino de acordo com às inovações da sociedade da informação e do conhecimento, no processo de tomada de decisão e de alternativa no âmbito da gestão educacional.

Nesse sentido, a gestão participativa proporciona que os envolvidos trabalhem em regime de solidariedade, com confiança, sentindo-se responsável pelo seu próprio desempenho na organização e na gestão educacional tendo suas bases nos pressupostos democráticos e na participação da sociedade.

Segundo Luck (2009b), o conceito de gestão, portanto, parte do pressuposto de que o “êxito de uma organização social depende da mobilização da ação construtiva conjunta de seus componentes, pelo trabalho associado, mediante reciprocidade que cria um “todo” orientado por uma vontade coletiva”.

1.4 Hipóteses

  • A participação na construção do Projeto Político Pedagógico da Unidade escolar em estudo, promove a integração da comunidade e comprometimento com o processo de gestão escolar, através de reuniões periódicas, atividades pedagógicas e sugestões nas resoluções dos problemas cotidianos.
  • As ações planejadas avançam na medida em que todos os envolvidos nesse processo de gestão escolar, participam na execução dos objetivos pautados no Projeto Político Pedagógico e nas atividades do dia a dia.
  • A Democratização do processo de Gestão Escolar caracteriza-se a partir da relação da escola com a comunidade escolar, através da oportunidade concedida na elaboração do Projeto Político Pedagógico e nas tomadas de decisões.

1.5 Limitações               

Os mecanismos para promover a participação dos sujeitos envolvidos, acontece através da convocação para reuniões, visitas na escola, incentivo aos alunos para que seus pais venham até a escola e procurem a professora, coordenação pedagógica, gestão escolar.

A gestão promove meios para ampliar a participação de outras pessoas fora da escola nos processos de tomada de decisão de diferentes aspectos que concerne o cenário escolar como um todo, realiza essa abertura através dos encontros periódicos organizados pela instituição, com o intuito de aproximar pais, responsáveis, alunos e demais profissionais da escola, como forma de atribuir elos, em prol da qualidade das atividades que são realizadas no âmbito escolar.

Sendo assim, a questão-problema desse estudo foi compreender as principais possibilidades e desafios enfrentados pela gestora escolar com relação ao trabalho com toda comunidade escolar respeitando as ocupações de cada segmento.

Observamos que a participação da comunidade escolar não depende somente da abertura dada pelo grupo gestor da escola, mas pela conscientização dos diversos segmentos acerca da importância da participação de cada um no processo pedagógico.

 Neste sentido, ressalta-se principalmente a necessidade de real envolvimento da equipe interna da Escola na consecução dos objetivos idealizados, que o processo pedagógico se desenvolva de forma participativa e democrática.

1.6 Objetivos

1.6.1 Objetivo Geral

  • Analisar a participação da Comunidade Escolar frente as estratégias da Gestão Escolar para uma Gestão Democrática em uma Escola da rede Municipal de Igarassu-PE.

 

1.6.2 Objetivos Específicos

  • Compreender as dificuldades encontradas pelo gestor escolar frente aos problemas educacionais e como se consegue a participação na elaboração do projeto político pedagógico;
  • Avaliar como o Grupo Gestor acompanham as ações planejadas dentro do projeto político pedagógico;
  • Verificar a visão dos professores e demais funcionários sobre a gestão escolar.
  • Avaliar os impactos da participação da comunidade na gestão escolar.

 

 

 

 

2 METODOLOGIA

 

Este estudo foi realizado através de uma pesquisa descritiva de abordagem qualitativa e quantitativa, com a finalidade de contribuir para a propagação do conhecimento científico.

A fim de conseguir atingir o objetivo desta pesquisa, foram usadas técnicas variadas para coleta de dados, sendo estas, a realização de questionários com os sujeitos da comunidade escolar, bem como a visitação a teóricos estudiosos da área educacional, os quais discorrem sobre a temática pesquisada e nos possibilitam melhor compreensão de práticas gestoras na dinâmica escolar, e realizamos a análise documental de registros da escola. Assim, observamos formas de participação das pessoas nos processos escolares e suas efetivas contribuições no processo de gestão democrática.

A pesquisa é um processo de investigação que possibilita obter novos conhecimentos, ratificando ou refutando os pré-existentes. Segundo Leite (2008, p. 40), “é através da pesquisa que a ciência progride e atinge seus objetivos, de servir como instrumento de desenvolvimento do homem e sua sociedade”.

A presente dissertação está organizada em seis tópicos: Gestão Escolar no Cenário Atual, Estratégias de Gestão Participativa, Participação da Comunidade Escolar no Processo de Gestão, Visão dos Docentes em relação a Gestão Escolar, Planejamento Participativo, Descentralização da Gestão Escolar: a Gestão Democrática. As questões de pesquisa, os objetivos gerais e específicos e as hipóteses, apresenta a fundamentação teórica, a qual aborda os procedimentos metodológicos, apresentando o tipo de pesquisa, o universo da amostra, instrumentos de levantamentos de dados e variáveis de estudo, a análise e discussão dos resultados do estudo. E, por fim, serão expostas a conclusão do trabalho.

A escolha da Escola Pública Municipal de Igarassu, como campo de pesquisa, ocorreu a partir da facilidade de acesso, por se constituir meu ambiente de trabalho.

Considerando como público alvo desta pesquisa, o Grupo gestor, os funcionários administrativos, docentes em atividade regular e pais de alunos. Desse modo, a população da pesquisa foi composta por 25 (vinte e cinco) profissionais, formados de: 1 (uma) gestora, 1 Adjunta, 2 coordenadoras pedagógicas, 7 (sete) professores, 4 (quatro) pessoal de Secretaria e 10 (dez) pais de alunos, todos do turno da manhã.

De acordo com Leite (2008, p.121), a “amostra é qualquer parte de uma população da pesquisa que será realmente investigada”.

A pesquisa de campo teve início no dia 27 de abril de 2017, ocasião em que fiz a entrega dos questionários e fiz a apresentação dos objetivos da pesquisa e colhemos assinaturas dos termos de consentimentos e autorização de dados. Em seguida, agendamos o recolhimento dos questionários respondidos, o qual foi o dia 10 de maio. Os questionários foram aplicados respeitando o sigilo de todos participantes e com a autorização da gestora da Instituição escolar.

Diante do exposto, demonstramos que nossa intenção com essa pesquisa, não é para oferecer nenhum modelo de gestão e sim, verificar o nível de participação da comunidade escolar nas estratégias de gestão da Unidade de ensino pesquisada. Segundo Lück (2009, p.3) “Nenhuma escola pode ser melhor do que os profissionais que nela atuam”.

Todos os questionários foram analisados e os dados foram apresentados através de tabelas com os percentuais correspondentes as respostas obtidas e por fim, a elaboração de um gráfico demonstrando o comparativo de participação de cada segmento respondente.

2.1 Tipo de Estudo

De acordo com os objetivos da pesquisa, nosso estudo apresenta uma abordagem qualitativa e quantitativa, que considera os dados obtidos a partir do contato com os participantes envolvidos nas situações apresentadas.

A pesquisa qualitativa envolve a obtenção de dados descritivos, obtidos no contato direto do pesquisador com a situação estudada, enfatiza mais o processo do que o produto e se preocupa em retratar a perspectiva dos participantes.

Portanto, acreditamos na importância de fazer uma pesquisa de cunho qualitativo e quantitativo, através do contato direto com envolvidos e para obtenção dos dados necessários para o desenvolvimento do estudo. Buscamos uma relação com os sujeitos para conhecer suas ideias, seus conceitos e conhecer a compreensão das informações as quais procuramos.

Entrar no espaço onde se desenvolvem as relações entre os sujeitos pesquisados para então compreender suas representações sociais, aproxima o pesquisador do fenômeno que se pretende estudar, conforme pontua Richardson (2012, p. 79) “A abordagem qualitativa de um problema, além de ser uma opção do Pesquisador, justifica-se, por ser uma forma adequada para entender a natureza de um fenômeno social”.

Nesta visão, resolvemos por desenvolver um estudo qualitativo e quantitativo de tipo descritivo-interpretativo com vistas a compreender qual a representação social dos docentes sobre seu papel desenvolvido no contexto complexo da atual escola pública.

Sendo assim fizemos um estudo de natureza descritivo interpretativa onde as pesquisas em educação apresentam apenas caráter descritivo (TRIVIÑOS, 2011), e têm como objetivos “[...] a descrição das características de determinada população ou fenômeno, ou então, o estabelecimento de relações entre variáveis” (GIL, 2002, p. 46).

Procuramos através do caráter interpretativo de nosso estudo, refletir as condições que geram as representações sociais da comunidade escolar sobre sua participação na complexidade da atual escola pública municipal.

2.2 Participantes da Pesquisa           

            De acordo com nossa pesquisa, o estudo se desenvolveu junto a 7 (sete) Professoras polivalentes dos anos iniciais do Ensino Fundamental, 1 (uma) gestora, 1 (uma) Adjunta, 2 (duas) coordenadoras e 10 (dez) pais, e 4 (quatro) pessoal de secretaria, que atuam de 1º ao 5º ano na rede Municipal de ensino de Igarassu-PE, com a finalidade de Analisar a participação da comunidade escolar frente as estratégias da gestão escolar para uma gestão democrática.

            A partir dos nossos questionários (anexos), realizamos a pesquisa:

Fizemos anotações referentes aos momentos de testagem de nosso questionário instrumento de coleta, foi possível fazer as adequações necessárias para a elaboração da versão final de nossa pesquisa, e então aplicar nosso questionário junto aos participantes da pesquisa, discutimos a respeito da pesquisa, esclarecendo nossos objetivos igualmente às gestoras, professoras, coordenadoras, pessoal de secretaria e pais.

A análise dos resultados fundamenta-se, no referencial teórico adotado e já apresentado e visa a orientar à compreensão das representações sociais dos docentes sobre seu papel na escola pública de hoje.

             Finalmente, apresentamos os resultados no que se refere às dificuldades apontadas pelos docentes para atuar com mais qualidade na escola pública atual, nosso questionamento proporcionou a coleta de informações que, contribuíram para identificarmos de que forma a comunidade escolar participa das estratégias da gestão escolar para uma gestão democrática.

2.3 Área de Estudo          

            Os questionários Apêndices A, B e C, foram realizados com: o grupo gestor, corpo docente, pessoal de secretaria e pais de alunos de uma Escola pertencente à Prefeitura Municipal de Igarassu-PE, localizada no bairro de Cruz de Rebouças, na zona urbana. Unidade da rede Municipal de Ensino.

          Trata-se de uma Escola Pública Municipal de ensino Fundamental I, composta por (03) três turnos e com aproximadamente 700 alunos (setecentos), com 07 (sete) salas de aula e 50 (cinquenta) profissionais efetivos e 20 (vinte) contratados.                                 

2.4 Procedimentos

             Para a investigação inicial entramos em contato com a gestora da Escola Pública Municipal de Igarassu, através de telefone e agendamos uma visita.

            Conforme agendamento realizado, conseguimos ir à escola e nesta oportunidade, explicamos os objetivos da pesquisa e perguntamos se havia interesse em participar da pesquisa. A gestora, juntamente com todo corpo docente do primeiro turno, se dispuseram a participar da pesquisa posteriormente, fizemos contatos com o pessoal de secretaria e pais de alunos e também realizamos apresentação e assinatura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido, Carta de Anuência, Autorização de usos de dados e Consentimento da participação da pessoa como sujeito, em seguida entregamos os questionários, de acordo com cada segmento, gestora, adjunta, coordenadoras pedagógicas, professoras, pessoal de secretaria e pais de alunos.

            Esses questionários foram instrumentos para obtenção de informações necessárias sobre a temática em estudo, com a finalidade de analisar a participação da comunidade escolar nas estratégias da gestão escolar para a gestão democrática, sendo os questionários em três modalidades: Questionário (Gestor, Adjunto e Coordenador), com 10 (dez) perguntas abertas; Questionário (professores e pessoal de secretaria), com 11(onze) perguntas fechadas e Questionário (Pais de alunos), com 7 (sete) perguntas, sendo 1 (uma) aberta e 6 (seis) fechadas.

            As perguntas fechadas apresentam dados precisos uma vez que as alternativas são fixas; já as questões abertas permitem a obtenção de dados qualitativos, uma vez que a possibilitam o aprofundamento do conteúdo explorado pelo respondente (LIMA, 2004).

            Estes questionários, consiste em conhecer o nível de participação que a comunidade escolar apresenta com relação à escola no processo de gestão e busca saber se os participantes da pesquisa conhecem e quais as expectativas os pais, funcionários, a comunidade escolar tem da escola em termo de melhoria educacional. Preservamos a identidades pessoal de cada um dos participantes e da escola pesquisada, ressaltando apenas que, todos são do sexo feminino.

3 RESULTADOS E DISCUSSÃO 

O objetivo desse estudo foi entender as principais possibilidades e desafios enfrentados pelo gestor escolar no tocante ao trabalho com uma gestão de caráter democrático e participativo na escola.

O questionário foi o principal instrumento utilizado na pesquisa, tendo como segmento da pesquisa, gestora, professores, especialistas em educação, funcionários e pais de alunos da cidade de Igarassu-PE.

Nessa visão interpretativa, as ações organizacionais são entendidas como uma construção social coletiva que se efetiva no conhecimento e possibilidades em um funcionamento de participação e cooperação, e que se destaca a relevância na organização escolar como cultura.

A cultura da escola ou a cultura organizacional – em que a escola é vistas não apenas como vinculada ao contexto cultural e que está inserida, mas, também, como um lugar em que seus próprios integrantes podem instituir uma cultura, conforme seus interesses e objetivos (LIBANEO, 2007, p.22).

Esses questionamentos foram elaborados com questões abertas e fechadas, constituído em três partes.

 

3.1 Questionário Realizados com: Gestora, Adjunta e Coordenadoras Pedagógicas

Nesse questionário participaram: 01(uma) gestora, 01(uma) adjunta 02 (duas) coordenadoras, perfazendo um total de 04(quatro) participantes.

De acordo com a Tabela 1, representada por quatro participantes, demonstra um percentual de 40,00 % com relação ao acompanhamento das turmas, sendo uma das atividades diária. A gestão escolar se situa como um dos pontos fundamentais de apoio à prática docente.

Segundo nos afirma Lück (2009), a responsabilidade do gestor escolar pela gestão da escola representa a responsabilidade pela qualidade do processo, pela comunicação e relações interpessoais que ocorrem na comunidade escolar, de modo a orientá-la, a fim de que represente fenômenos sociais de natureza educacional e produtivos na promoção da aprendizagem e formação dos alunos. Promovendo assim, o gestor escolar uma abertura nas atividades e nas decisões da atuação cotidiana da unidade escolar, onde os envolvidos opinem e sintam-se acolhidos e integrados no processo educacional.

 

 

Tabela 1. Atividades desenvolvidas diariamente pelas: gestora, adjunta e coordenadoras pedagógicas.

Categoria das Respostas

(%)

Citações nas Categorias

Acompanhamento das Turmas

40,00

4

Organização da Entrada e Saída do Alunos

20,00

2

Auxílio nas atividades Pedagógicas                          

20,00

2

Preparação dos Documentos da Secretaria                

20,00

2

Total de Citações

100,00

10

 

Observa-se que a categoria “Acompanhamento das Turmas é uma atividade que abrange todos os profissionais questionados, enquanto que as categorias “Organização da Entrada e Saída do Alunos; Auxílio nas atividades Pedagógicas e Preparação dos documentos da secretaria” são desenvolvidas de acordo com a função desempenhada especificamente.

 

Tabela 2.  As dificuldades enfrentadas nas atividades diárias.

Categoria das Respostas

(%)

Citações nas Categorias

Espaço Limitado                                                                                                      

33,33

4

Carência de Equipamentos

33,33

4

Falta de material Didático

16,67

2

Lentidão no atendimento das solicitações

16,67

2   

Total de Citações

100,00

12

                                                                                      

Conforme a Tabela 2, cerca de 33,33% demonstra as dificuldades nas atividades diárias que correspondem aos espaço limitado e carência de equipamentos sendo as mais apontadas pelos questionados, uma vez que as categorias “Falta de material Didático” e Lentidão no atendimento das solicitações” foram menos citadas. Esses fatores são de grande importância no desenvolvimento das atividades pedagógicas, a falta de estrutura material e física causa deficiência no processo educativo.

Se faz necessário uma atuação maior dos envolvidos apresentando propostas de melhorias no desenvolvimentos dos trabalhos e busca de apoio através da comunidade local para ampliação do espaço escolar e compras de materiais por meio de requisições a prefeitura, atendendo a demanda escolar na rotina diária.

A gestão democrática pressupõe participação de todos os segmentos. Sendo assim, essa participação é constituída como um grande desafio, de acordo com Barreto (2013, p. 3):

A escola em que trabalhamos tem problemas e desafios de toda a natureza, desde os mais corriqueiros, como a falta de suprimento de material e de pessoal para o funcionamento das rotinas diárias, até a violência, que passou a integrar o seu cotidiano. Mas acredito que seu problema maior e seu maior desafio têm a ver com a função social que ela exerce que é a de assegurar a todos a permanência na escola com a aquisição de aprendizagens significativas, oportunidades de exercício da cidadania, desenvolvimento das potencialidades de cada um e com um preparo básico para o mundo do trabalho.

Nesse aspecto temos muito que avançar. A escola deverá se abrir para que ocorram os processos democráticos de sua gestão escolar mas, isso é grande um desafio a ser enfrentado nos dias atuais.

Observamos a participação de todos envolvidos nesse processo que usam de suas criatividades para desenvolverem um trabalho de resgate à cidadania, enfrentando dificuldades na falta de materiais e até mesmo de espaço para sua atuação.

 

 

Tabela 3.  Dificuldades no processo de Gestão das Escolas Públicas atuais.

Categoria das Respostas

(%)

Citações nas Categorias

Escassez de recursos financeiros

20,00

2

Indisciplina dos alunos

10,00

1                                                

Carência de profissionais qualificados

40,00

4

Ausência de participação dos pais

30,00

3

Total de Citações

100,00

10

 

 

A Tabela 3, mostra que 10,00% dos participantes questionados, mostra que a indisciplina é vista como dificuldade no processo de gestão das escolas públicas atuais. Verifica-se que, mesmo com a indisciplina em alta, o processo de gestão não se intimida no desenvolvimento de suas atividades pedagógicas e administrativas.

Analisamos a falta de respeitos dos educandos, a indisciplina bastante acentuada, mas observamos que os profissionais bem preparados para atuarem com essa clientela procuram inovar com relação as atividades pedagógicas e buscam inserir o conhecimento de forma democrática na busca de conseguir superar as dificuldades decorrentes da sociedade. Demonstram criatividades e promovem projetos sociais de forma coletiva.

A comunidade escolar enfrenta problemas de indisciplinas dos alunos, nesse sentido, o grupo gestor acreditam que a escola consegue envolver os pais na vida escolar, mostrando a eles a necessidade do acompanhamento da vida escolar do filho para conseguir a aprendizagem.

A gestora verifica que acontece boa relação com os pais, através de ação educativa na busca por uma escola democrática e de qualidade, quando influencia na reflexão sobre a proposta curricular da escola para que seja construída coletivamente de forma a constituir maior autonomia e democracia escolar, conforme a lei.

Nesse contexto, nota-se que a escola em que o PPP é elaborado e implementado pela comunidade escolar, a possibilidade de concretização de um   planejamento palpável. Sabemos que uma educação de qualidade é fundamental que a escola desenvolva respostas às necessidades da comunidade escolar, nos diversos contextos escolares, com o compartilhamento de experiências e construir práticas dentro da realidade escolar.

Portanto, é preciso oferecer os recursos necessários a uma educação de qualidade, desenvolver continuamente a competência profissional, através da formação continuada, como um desafio a ser assumido pelos gestores e demais profissionais das escolas e pelo poder público municipal.

            Fialho (2014) apresenta as dificuldades que a Gestão Escolar enfrenta, mostrando que é nítida a necessidade de inovação de novos modelos educacionais a partir de uns já existentes.

Pelo questionamento apresentado, pode-se observar que as respostas foram alternadas, porém houve uma predominância que a categoria de “carência de profissionais qualificados” é a principal dificuldade apontada em relação as dificuldades do processo de gestão das escolas atuais. Existem obstáculos como fatores sociais, econômicos e psicológicos que dificultam o desempenho das atividades educacionais.

Nessa ótica, a escola precisa da comunidade da qual está inserida para resolução dos conflitos apresentados na sala de aula.

 

Tabela 4.  Opinião pessoal sobre a comunidade escolar na qual está inserida.

Categoria das Respostas

(%)

Citações nas Categorias

Ótima 

50,00

2

Excelente

25,00

1

Regular

25,00

1

Ruim

0,00

Total de Citações

100,00

4

                                                                                                                         

         Na Tabela 4, verifica-se que 25,00% dos respondentes enfatiza que a comunidade escolar está excelente ou regular e que 50,00% ótima, sendo observado divergências nas opiniões. Observa-se que o ambiente escolar está favorecendo uma ótima relação entre os envolvidos.

           É de fundamental importância o relacionamento das pessoas que trabalham numa Instituição Escolar, embora haja divergências entre os envolvidos no processo educacional, mas é preciso haver o equilíbrio na solução dos conflitos existentes, procurando sempre agir com equidade e maturidade na resolução dos problemas.

Diante da avaliação feita acerca da comunidade escolar da qual faz parte os respondentes, conclui-se que a categoria “ótima” foi a mais relevante. Há uma relação favorável de compreensão e solidariedade das pessoas que trabalham nesta instituição escolar.

Dal’Santo (2010), diz que os desafios da gestão escolar que o gestor enfrenta é o compromisso de atender aos interesses de uma maioria, procurando acabar com a desigualdade da educação pública, que predomina como uma classe detentora do poder.

Destacamos que, um dos grandes desafios das escolas nos dias atuais é construir um ambiente participativo, onde a participação de todos proporcione as prioridades e um espaço de satisfação entre os profissionais da organização.

O grupo gestor mostra que é fácil gerir a parte burocrática por ter uma equipe de profissionais eficientes na instituição escolar, sempre desenvolvem as atividades com precisão.

Verificamos que a relação entre a equipe gestora e a comunidade escolar é realizada através do papel a ser desempenhado pelas pessoas responsáveis pela educação e apresenta um fortalecimento da equipe, uma satisfação das pessoas que trabalham na escola, e também dos pais e alunos.

Os resultados expostos mostram que a equipe escolar tem utilizado estratégias como reunião pedagógica, plantão pedagógico, vivencias de datas comemorativas e passeios extra classe para promover a participação dos pais na vida escolar dos filhos, com reuniões e eventos pedagógicos e culturais na escola.

 

3.2 Questionários realizados com as professoras e funcionários de Secretaria

 

Participaram desse questionário 7(sete) professoras polivalentes do Ensino Fundamental, da Educação Infantil até o quinto ano, e 4 (quatro) pessoas da secretaria, sendo elas digitadoras.

Conforme os dados da Tabela 7, verifica-se que 100,00% dos participantes confirmação a falta de participação na escolha do gestor escolar. Considerando o número de participantes, a tabela demonstra que 100,00% dos respondentes participam do Projeto Político Pedagógico (PPP) da escola. De acordo com a tabela, constatamos que todos os respondentes acompanham o Projeto Político Pedagógico (PPP), apresenta o quantitativo de 100,00%. Na tabela se verifica 100,00% dos respondentes afirmam que participam das reuniões de pais e mestre e Reuniões Pedagógicas da escola.

A escolha do Gestor escolar é bastante relevante para a comunidade escolar, tendo em vista a necessidade de atender os anseios e propostas de melhoria da escola.

 

 

Tabela 5. Participação das professoras e membros da secretaria na gestão escolar.

Categoria das Respostas

Resultado das respostas

Sim

Não

Sim (%)

Não (%)

Escolha do Gestor Escolar

0

11

0,00

100,00

Elaboração no PPP da Escola

11

0

100,00

0,00

Acompanhamento do PPP da Escola

11

0

100,00

0,00

Reuniões de Pais e Mestres da Escola       

11

0

100,00

0,00

Reuniões Pedagógicas da Escola

11

0

100,00

0,00

Decisões Financeiras da Escola

5

6

45,45

54,55

Órgão Colegiado da Escola

0

11

0,00

100,00

Melhoria através da Comunidade Escolar na Escola       

11

0

100,00

0,00

 

 

Considerando o resultado da tabela 5, a participação nas decisões financeiras da escola é parcial, pode-se observar que em um total de 11 participantes 45,45% afirmam participação e 54,55% negam participação.  Assim, podemos constatar que, o resultado informa que as decisões financeiras não são tomadas por todos os funcionários.

A promoção do professor para atuar como Gestor escolar na Escola Municipal de Igarassu é realizada de forma política, através de indicação do Prefeito do Município sendo cargo de confiança. Portanto, na maioria das vezes profissionais que não correspondem com as expectativas da comunidade escolar, sendo assim as decisões financeiras não são compartilhadas com todos envolvidos no processo de gestão educacional. Conforme os questionados nenhum participam de órgão colegiado da escola.

Fialho (2014) demonstra que as dificuldades enfrentadas pela Gestão Escolar são diversas, no entanto há necessidade de se inovar os modelos educacionais sem deixar de observar os interesses de uma coletividade. Sendo assim, o processo de Gestão Escolar Democrática, também enfrenta muitos problemas, principalmente a formação de um sujeito ético.

A comunidade escolar apresenta avanços nas sugestões de melhorias na Instituição e nas atividades pedagógicas e administrativas, participam efetivamente nas datas comemorativas desenvolvidas na escola.

Se faz necessário, apresentar esse tipo de envolvimento da Comunidade Escolar na gestão participativa. Portanto, dar oportunidade as pessoas de mostrar seu potencial, desenvolver seus talentos e sua criatividade, na solução de problemas cotidianos da escola. Sendo assim, a participação de cada pessoa é importante, onde todos são responsáveis por esta construção.

Uma gestão escolar democrática, a própria palavra nos diz, promove a redistribuição de responsabilidades, ideia de participação, trabalho em equipe, decidir sobre as ações que serão desenvolvidas analisa situações e promove confronto de ideias, procura-se, assim, o êxito de sua organização, através de uma atuação consciente (SCHNECKENBERG; PAULA, 2008, p. 50).

 

Nessa ótica, o grande desafio do gestor escolar é na construção de uma escola de qualidade dentro dos princípios da gestão democrática, sabendo dividir as funções de todos os segmentos da unidade escolar com equilíbrio.

 

 

Tabela 6.   O papel da escola em relação a comunidade.

Categoria das Respostas

(%)

Citações nas Categorias

I Educa coletivamente

63,64

7

II Cumpre somente ás exigência da secretaria de educação

18,18

2

III Trabalha de acordo com a vontade do gestor.

18,18

2

Nenhuma das alternativas                              

0,00

0

Total dos resultados                                      

100,00

11

                                                                                                                                      

Conforme Tabela 6, representa que 18,18% do resultado com relação a escola, cumpre somente as exigências da Secretaria e Educação e o mesmo percentual que trabalha de acordo com a vontade do gestor. Nota-se que, alguns profissionais ainda precisam ser envolvidos no processo participativo e democrático da Unidade escolar.

Verificamos que a cobrança da Secretaria de Educação deixa os envolvidos no sistema em confronto com a atuação das suas atividades, embora existam comprometimento dos profissionais em atuarem de forma coletiva, há pouco tempo para executar as atividades propostas pela rede Municipal.

Klein (2006) comenta que a escola articulada à comunidade, nunca será apenas como uma instituição meramente transmissora de conhecimentos, no entanto, é um lugar onde se trabalham afetos e valores, normas, modelos culturais e se promovem laços de coesão social.

Conforme podemos constatar, a escola educa coletivamente obteve a maior escolha. Verifica-se o compromisso em participar com todos os envolvidos no processo educacional. Sabe-se que essa cooperação define o desenvolvimento do trabalho com maior eficiência. Portanto, nota-se participação de todos os segmentos na educação dos educandos.

 

Tabela 7. Relacionamento da gestão da escola com a comunidade escolar:

Categoria das Respostas

(%)

Citações nas Categorias

Bom

100,00

11

Regular     

0

0

Ruim

0

0

Nenhuma das alternativas                              

0

0

Total dos resultados                                      

100,00

11

 

De acordo com a Tabela 7, representa o percentual de 100,00% o relacionamento escola e comunidade escolar. O grupo considerou a relação da gestão com os professores muito boa. As divergências de pensamento são administradas com naturalidade e através de feedbacks positivos da gestão. Portanto, a maioria dos profissionais estão coesos e sentem-se seguros nesta integração escolar.

Sabemos da importância de se trabalhar de forma coletiva, os resultados são obtidos com maior eficiência, as decisões são apresentadas e atendem as necessidades da maioria e se constrói uma coesão no grupo. Há respeito e valorização, uma proposta de atuação democrática.

Segundo Marastoni (2004) a participação efetiva da comunidade escolar, na organização do trabalho pedagógico e nas estratégias da gestão democrática que a escola poderá superar as contradições da sociedade e contribuir no processo continuo de construção de uma sociedade mais humana e democrática.

O resultado da Tabela 7 confirma que a prática da participação efetiva da gestão contribui para enfrentar as dificuldades, isto é, uma boa relação, promove e cria um ambiente satisfatório no enfrentamento dos desafios com a realidade da escola.

 

 

 

Tabela 8. Percepção das decisões das reuniões pedagógicas e administrativas da escola.

Categoria das Respostas

(%)

Citações nas Categorias

Vertical

0

0

Horizontal

100

11

Total dos resultados                                      

100,00

11

 

Conforme Tabela 8, as decisões das reuniões pedagógicas e administrativas são 100,00% de forma horizontal, isto é, todos participam democraticamente.

Conforme Pazeto (2009) a gestão escolar deve se estruturar como liderança, mas também com perspectivas teórico-metodológicas que permitam repensar a organização das atividades da escola com todos os segmentos.

Assim, conforme podemos constatar o resultado, que existe compartilhamento nas decisões. Nota-se que, o ambiente da escola é local de tomada de decisões coletivas, existem espaço para diálogos, reflexões e sugestões de melhorias.

 

3.3 Questionários Realizados com pais de alunos

     

 Nesse questionamento participaram 10 (dez) pais de alunos, sendo 03 (três) do sexo masculino e 7 (sete) do sexo feminino, sendo considerados os pais que são mais frequentes nas atividades cotidianas da escola.

           A gestão escolar procura sempre motivar os pais dos alunos a participarem nas atividades da escola, através das festividades das datas comemorativas, reuniões e palestras. Nota-se que existe um grupo de pais envolvidos nesse processo e que os demais não participam por motivo de trabalho.

 

 

Tabela 9.  Participação dos pais nas atividades escolares abaixo apresentadas.

Categoria das Respostas

Resultado das respostas

Sim

Não

Sim (%)

Não (%)

Escolha do Gestor Escolar

0

10

0,00

100,00

Organização no PPP da Escola

10

0

100,00

0,00

Reuniões Pedagógicas da Escola

10

0

100,00

0,00

Decisões Financeiras da Escola

10

0

100,00

0,00

Melhoria através da Comunidade Escolar na Escola       

10

0

100,00

0,00

Acompanhamento do PPP da Escola

10

0

100,00

0,00

 

Considerando o número de participantes a Tabela 9, representa um percentual de 100,0%, dos pais não participam da escolha do gestor da escola

Conforme a Tabela 15, demonstra um resultado de 100,00% na participação da organização do Projeto Político Pedagógico (PPP) e das reuniões pedagógicas da escola. A aproximação da família com a escola como um forte instrumento de auxílio aos professores em seu desafio de melhorar a prática pedagógica. Na Tabela 12, verifica-se também 100,00% de confirmação, referente a participação das decisões da escola e na melhoria da participação da comunidade escolar na escola. O estudo dessas informações é relevante para o conhecimento de alguns aspectos do desempenho de todos envolvidos, a percepção da comunidade escolar acerca da qualidade do ensino da escola.

Observamos que de acordo com os resultados apresentados efetivamente acontece de forma cotidiana o acompanhamento das metas previstas no PPP, com relação a execução dos trabalhos desenvolvidos por todos que compõem a Instituição escolar.

Os dados revelam, assim, que os pais estão satisfeitos e que o desempenho se dá pela influencia a competência e a eficácia do trabalho. Essa ação refere-se à tomada de decisões através da participação dos pais no processo escolar. A partir dessa ação planejada todos os participantes resolvem os problemas juntamente com o grupo. Portanto, faz acontecer novas perspectivas de melhoramento e desenvolvimento da Unidade de ensino.

De acordo com Gandin (2004, p. 29), o planejamento participativo, enquanto instrumento de metodologia e processo técnico, abre espaços especiais para a questão política. Esse modelo participativo integra, na prática, o operacional e o estratégico, organizando-os em um todo que se constitui no que Paulo Freire chama de processo de ação-reflexão.

É bastante relevante a atuação da comunidade escolar na cobrança diária das ações desenvolvidas e propostas, com a finalidade de atender os anseios de todos os segmentos escolar, repensando as atitudes de avanços e política educacional.

No entanto, ainda se faz necessário buscar soluções para os problemas que surgem, em relação aos conflitos da escola com a comunidade e procurar construir uma ação participativa numa visão de gestão democrática.

 

Tabela 10. Setores/áreas em que o gestor deveria ter maior autonomia

Categoria das Respostas

Resultado das categorias

(%)

Recursos financeiros

6

60,00

Materiais didáticos

1

10,00

Seleção de professores

2

20,00

Merenda escolar

1

10,00

Total dos resultados

10

100,00

 

 

Considerando os dados da Tabela 10, apresenta um percentual de 60,00% dos respondentes que entendem que a área em que o gestor deveria ter maior autonomia seria a de recursos financeiros, 10,00% seria a área de recursos didáticos e merenda escolar e 20,00% na seleção de professores.

Verificamos que, os recursos financeiros da escola deveriam ser administrados pelo gestor escolar com maior autonomia, usar esse recurso de forma precisa de acordo com as necessidades previstas, atendendo os interesses da maioria.

Segundo Guimarães (2010) a gestão participativa é baseada em três princípios: a descentralização, a participação e a autonomia. Uma visão crítica e consciente da comunidade no processo de tomada de decisão e nas elaborações e implementações das políticas e ações unidade escolar.

 

Conforme podemos constatar, o resultado foi divergente. Verifica-se que, a busca pela autonomia da gestão é ponto relevante no crescimento da escola e de seus participantes. Com base nos questionários realizados, os resultados apontam os seguintes dados:

Pode-se observar nas respostas dos profissionais que e elas compreendem a necessidade de um processo de tomada de decisões que abarque a participação de toda a comunidade escolar, de modo que se possa levar em consideração as opiniões e posicionamentos de uma diversos integrantes da escola, durante os processos de tomada de decisões, com que é posto em relação aos objetivos do Projeto Político Pedagógico, é a partir do conhecimento das particularidades do público alvo, que a gestão juntamente com os demais profissionais que dela fazem parte, poderá agir mediante pontos específicos a serem analisados e melhorados no âmbito escolar.

 

 

3.4 Resultados dos Questionários

 

Verificamos através dos questionários apresentados que os respondentes demonstram um nível de participação bastante acentuada, com relação a contribuição nas atividades da escola em tela, verifica-se que apenas o turno da manhã participou deste questionamento, com uma atuação de 25 (vinte e cinco) participantes, apenas uma amostragem da escola que compõem três turnos e 20 (vinte) turmas.

 Através do gráfico abaixo, verificamos o grau de participação dos integrantes da escola, objeto do estudo, apresentando uma participação acentuada embora, seja necessário a criação de novas estratégias para um envolvimento não só com o turno entrevistado, mas com todos existentes na escola.

Corroborando com essa ideia de participação, afirma Luck (2006, p. 36):

Em linhas gerais, a lógica da gestão é orientada pelos princípios democráticos e é caracterizada pelo reconhecimento da importância da participação consciente e esclarecida das pessoas nas decisões sobre a orientação, organização e planejamento de seu trabalho e articulação das várias dimensões e dos vários desdobramentos de seu processo de implementação.

Na forma que acontece a conscientização das pessoas envolvidas na tomada das decisões, a gestão escolar adquire uma estratégia de liderança, valorizando a participação de cada segmento no que diz respeito aos anseios da escola, através de articulação de interesses da comunidade escolar.

O direcionamento do trabalho de gestão é um processo intersubjetivo, consiste em liderança, mobilização e organização de recursos visando atender os objetivos sociais. A gestão escolar procura sempre interagir subjetivamente com os segmentos, coordenando, orientando nos procedimentos a serem executados com a finalidade de alcançar bons resultados para o ensino aprendizagem da Unidade escolar.

Observamos que a comunidade, embora não tenha participação na escolha do gestor tem um bom relacionamento no desempenho das ações, pessoas coletivamente organizadas.

O grupo gestor, o corpo docente e os funcionários exercem ações de orientação, coordenação, mediação e acompanhamento com os pais do alunos na tomada de decisão compartilhada e participativa nas ações planejadas da escola.

 

Figura 1. Nível de participação na Gestão Escolar dos segmentos abaixo descriminados.

 

Fonte: Questionários realizados em uma Escola Pública Municipal de Igarassu – PE.

 

            A Figura 1 atesta o nível de participação da gestão escolar, através dos resultados de todos os respondentes.

          Observamos que, apesar das diversas dificuldades apresentadas nesta Unidade de ensino, verificamos um nível bastante relevante de participação da comunidade escolar, juntamente com a gestão escolar nas atividades, nas estratégias de desenvolvimento no processo educacional numa visão de avançar e melhorar na qualidade do ensino público municipal de maneira democrática, superando as dificuldades existentes.

O Gráfico aponta que os profissionais da escola são envolvidos com o projeto educativo e apresentam-se motivados com as ações que promovem a inovação e contribuem na superação das dificuldades existentes. Esse é um trabalho de equipe na busca pela democratização da escola pública municipal com qualidade social.

Grande parte dos alunos são oriundos da comunidade vizinha à escola, assim a unidade escolar também tem alunos provenientes do centro da cidade, da zona rural e de outras localidades, filhos de pequenos comerciantes, em sua maioria, de trabalhadores assalariados, como motoristas, empregadas domésticas, diaristas, funcionários públicos, funcionários do comércio em geral.

Uma das estratégias de envolvimento direto da comunidade escolar cria um clima organizacional que faz a aproximação da comunidade escolar isto é professores, alunos e pais, na realização dos objetivos e das ações da escola conforme as necessidades da comunidade.

A gestora delega poderes na perspectiva de entender que a gestão da escola não funciona com apenas uma única pessoa, mas que trabalham em conjunto, todos em prol do ensino e da aprendizagem.

 

4 CONCLUSÕES

 

A presente pesquisa teve como objetivo principal analisar a participação da comunidade escolar nas estratégias da gestão escolar para gestão democrática em uma escola da rede ensino público Municipal de Igarassu-PE, onde a gestão é regulamenta pela Constituição (1988) e a Lei de Diretrizes e Bases (LDB) da Educação Brasileira (Lei 9.394/96), que estabelecem que a gestão democrática possa orientar o processo de organização e de gestão do trabalho pedagógico nas instituições públicas de ensino, assumindo os compromissos  no Estatuto, no Regimento Geral e nos Regimentos Internos da Unidade escolar e da Secretaria de Educação Municipal.

Essa pesquisa, procurou descrever o nível de participação dos profissionais da educação, administrativos, gestor, coordenadores, professores e pais de alunos no processo de planejamento da escola. Nesse contexto, verificou-se que a gestão da referida Unidade Escolar, carece de estratégias e instrumentos que possibilitem a comunidade escolar participar mais efetivamente dos processos decisórios, a partir de políticas públicas e vivências do dia a dia dessa Unidade de ensino. Nessa ótica, a concepção de gestão institucionalmente adotada, tem a necessidade de avançar sempre mais na direção de consolidar uma participação crítica e consciente de toda a comunidade escolar, no processo de tomada de decisão e nas formulações e implementações das políticas e ações pedagógicas.

Nesse contexto, a referida pesquisa avaliou a gestão da instituição escolar pública para identificar o grau de participação da comunidade na gestão participativa dos recursos orçamentários e a percepção da comunidade sobre a gestão quanto ao grau de participação, bem como a falta de participação no Projeto Político Pedagógico (PPP), construído pela comunidade, e de um planejamento financeiro. Esta pesquisa destina-se a conhecer a opinião dos diferentes segmentos da Comunidade Escolar sobre a autonomia e liberdade de ação da Escola em que atuam, sendo protagonista de uma gestão democrática.

Cabe ressaltar que a relação à extensão bibliográfica sobre o tema em estudo, apresentamos nessa pesquisa uma micro reflexão dos mecanismos estratégicos de gestão escolar, que são bastante presentes no cotidiano escolar em busca de um ensino de qualidade.

Essa pesquisa permitiu chegarmos à conclusão de que, a gestão democrática é uma diretriz de política pública de educação disseminada e coordenada pelos sistemas de ensino, e que as análises produzidas na pesquisa evidenciaram, que as dificuldades e as resistências na implantação de processos de gestão democrática ainda são bastantes intensos.

Concluímos essa pesquisa conhecendo como acontece a participação na Unidade escolar supra mencionada, observando os diferentes posicionamentos entre o grupo gestor, professoras, funcionários e pais de alunos na pretensão de uma gestão democrática. Considera-se que a questão foi respondida, na medida em que foi possível compreender que essas possibilidades são muitas, sendo que tendem a ser permeadas por um trabalho coletivo e levando em consideração a diversidade de interesses dos integrantes da escola, como forma de democratizar os processos decisórios efetivados na instituição. Nessa perspectiva, entendemos ser necessário cada vez mais resgatar os espaços de debate e diálogo no contexto das Unidades escolares, sendo o caminho para se chegar a uma reflexão coletiva das ações educativas.

            Acompanhamento das Turmas é uma atividade que abrange todos os profissionais do grupo gestor, demonstra também que as dificuldades nas atividades diárias correspondem aos espaço limitado e carência de equipamentos sendo as mais apontadas e todos os participantes apresentam a mesma opinião com relação a administração democrática, organização administrativa, liderança e suporte da equipe como papel principal do gestor.

          Os respondentes afirmam que auxiliam na gestão através da elaboração de projetos, participação nas atividades, desempenho e motivação de equipe e o compromisso na execução de atividades. A gestora e a Adjunta destacaram a importância de momentos de festividades e integração entre os membros da comunidade escolar, como uma estratégia de aproximação para se criar uma maior participação nas atividades da escola. De acordo com as categorias apontadas, as categorias “participação nas reuniões e Observância das normas escolares” foram apontadas por todos os respondentes como as mais relevantes.

Entende-se a necessidade de uma formação específica para atuação da função de gestora escolar, visando um trabalho de construção e engajamento profissional foi demonstrando pela resposta dos questionados. Os resultados dos dados obtidos nos questionários indicam que a gestão e a coordenação pedagógica apoiam o processo de ensino e aprendizagem, investem no fornecimento dos materiais necessários para o desenvolvimento das atividades e na formação continuada dos professores, o acompanhamento do Projeto Político Pedagógico” obteve a maior indicação. Observa-se que, de acordo com os resultados, os respondentes evidenciam o compromisso com a escola na execução das ações planejadas.

Pode-se observar que houve uma predominância que na categoria de “carência de profissionais qualificados” que é a principal dificuldade apontada em relação as dificuldades do processo de gestão das escolas atuais. Diante da avaliação feita acerca da comunidade escolar da qual faz parte os respondentes, conclui-se que a categoria “ótima” foi a mais relevante. Existe uma relação favorável de compreensão e solidariedade das pessoas que trabalham nesta comunidade escolar e apresenta avanços nas sugestões de melhorias na Instituição e nas atividades pedagógicas e administrativas, participam efetivamente nas datas comemorativas desenvolvidas na escola.

Pode-se constatar que a escola em estudo educa coletivamente e que apresenta compromisso em participar com todos os envolvidos no processo educacional sendo seu relacionamento com a comunidade escolar em relação a gestão foi considerada muito boa, as decisões das reuniões pedagógicas e administrativas são de forma horizontal onde todos participam democraticamente.

Observamos que de acordo com os resultados apresentados efetivamente acontecem de forma cotidiana o acompanhamento das metas previstas no PPP, com relação a execução dos trabalhos desenvolvidos por todos que compõem a Instituição escolar e os recursos financeiros da escola deveriam ser administrados pelo gestor escolar com maior autonomia, usar esse recurso de forma precisa de acordo com as necessidades previstas, atendendo os interesses da maioria.

Em suma, os profissionais da escola pesquisada são envolvidos com o projeto educativo e apresentam-se motivados com as ações que promovem a inovação e contribuem na superação das dificuldades existentes. Esse é um trabalho de equipe na busca pela democratização da escola pública municipal com qualidade social.

5 RECOMENDAÇÕES

 

         Este trabalho de pesquisa dissertativo tem como finalidade apresentar conclusões a respeito da pesquisa e sugerir algumas recomendações para futuros trabalhos relacionadas ao processo de participação na gestão em unidade educacional. Entendemos que é necessário proceder com a realização de uma pesquisa mais ampla, nas escolas da rede municipal e estadual com o reconhecimento e a importância de entender os procedimentos participativos como forma de assegurar a gestão participativa no âmbito escolar, através de todos os profissionais e comunidade escolar nos momentos de tomada de decisão, para uma gestão efetivamente Democrática.

 

REFERÊNCIAS

 

ABRÃO, Paulo; GENRO, Tarso Os direitos da transição e a democracia no Brasil: estudos sobre Justiça de Transição e teoria da democracia. Belo Horizonte: Fórum, 2012.

    ÁLVARO, Chrispino, Gestão do conflito escolar: da classificação dos conflitos aos modelos de mediação, 2006.

AQUINO, J. G.; SAYÃO, R. Da construção de uma escola democrática: a experiência da EMEF Amorim Lima. Eccos. Revista Científica, São Paulo, v. 6, n. 2, p. 15-37, 2004.

ARAÚJO, Ulisses, F. Ética e cidadania construindo valores na escola e na sociedade / Secretária de Educação Básica, Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, 2007.

BARRETO, Elba Siqueira de Sá. A participação na escola: contribuições para a melhoria da qualidade da educação. 2012.

BENEVIDES, Maria Victoria de Mesquita, Educação para a democracia, Lua Nova, no.38 São Paulo Dec. 1996.

BIZERRA, Maria da Conceição, Gestão Educacional, João Pessoa/PB, 2008.

BORGATO, Cássia,T. ALVES, Dolores D., OLIVEIRA, Juliene A. A gestão social na perspectiva democrática: o profissional de serviços social como gestor. 2005.

BUGANÇA, Natália da Silva e RUIZ, Maria José Ferreira - A democratização da gestão escolar no contexto da modernização do estado. 2000.

BUSSMANN, A. C. Projeto Político-Pedagógico e Gestão da Escola. In: VEIGA, I. P. A. (Org.) Projeto político-pedagógico da escola: uma construção possível. Campinas/SP: Papirus, 2008.

CABRAL NETO; SOUSA Luís Carlos Marques. Autonomia da escola pública: diferentes concepções em embate no cenário educacional brasileiro, In: ROSÁRIO, Maria José Aviz do.; ARAÚJO, Ronaldo Marcos de Lima (Orgs.). Políticas Públicas Educacionais. Campinas SP: Editora Alínea 2008.

CORTEZ, Catarina A. Conquistas e desafios da gestão democrática participativa, 2015.

CURY, Augusto. Pais brilhantes – professores fascinantes. Coleção auto-estima. Rio de Janeiro: Sextante, 2008.

DAL’SANTO, Marisete Lourdes. Desafios da gestão escolar democrática, 2010.

DANIEL, Mirian Queiroz de Souza. A gestão escolar da educação básica: A construção da gestão entre a formação e o trabalho, Belo Horizonte, 2013.

FALKEMBACH, Elza Maria Fonseca. Sobre a história recente da Educação Popular na América Latina. Caxambu, MG: Anped, 2008.

FARIAS, M. S. B.; SILVA, K. V. A. Democratizando a gestão: do projeto pedagógico ao conselho escolar. IV Congresso Ibero-Americano de Política e Administração da Educação. VII Congresso Luso Brasileiro de Política e Administração da Educação. Porto, Portugal, 2014.

FERREIRA, Edla Maria Batista. Novos tempos e aprendizagens. Jornal Mundo Jovem, Porto Alegre, v. 14, p. 17, 2012.

PAIXÃO, G. A. M.; GUIMARÃES-IOSIF, R. M. A gestão democrática e o desafio de gerir juntos os recursos da escola. IV Congresso Ibero-Americano de Política e Administração da Educação. VII Congresso Luso Brasileiro de Política e Administração da Educação. Porto, Portugal, 2014.

PARO, Vitor Henrique.  Educação, política e administração: reflexões sobre a prática do diretor da escola, Educação e Pesquisa, v. 36, n. 3, São Paulo. 2010.

______. Escritos Sobre Educação. São Paulo: Xamã, 2001.