A PALAVRA DE REFLEXÃO DO DIA: “O Tempo de Deus Não é o Nosso Tempo” (parte 1)

Assim como os pensamentos e os caminhos de Deus não são os nossos, da mesma forma o Tempo de Deus também não é o nosso tempo. Porque nós vivemos o “Chronos”, que é o tempo natural do homem; enquanto que o tempo de Deus é o “Kairós”, isto é, o sobrenatural. Então, tudo o que Deus falou vai se cumprir no tempo certo por Ele determinado. Afinal, a Bíblia diz que Deus não é homem para que minta e nem filho de homem para que se arrependa.

TEXTO ÁUREO: “Acaso, para o Senhor há coisa demasiadamente difícil? Daqui a um ano, neste mesmo tempo, voltarei a ti, e Sara terá um filho” (Gênesis 18:14)

Para princípio de conversa, aquilo que tem sido difícil para mim tem sido para você também; porque, afinal de contas, o sol e a chuva vêm sobre todos. Só que para Deus, ele o vê como algo fácil em ser resolvido: “PORQUE PARA DEUS NÃO HAVERÁ IMPOSSÍVEIS EM TODAS AS SUAS PROMESSAS” (Lucas 1:37). Isto nos mostra que quando Deus faz uma promessa, Ele põe o seu sobrenatural na questão. Então, isto quer dizer que quando nós enxergamos o nosso problema como sendo de grandes dimensões Deus o vê como pequeno, como insignificante e fácil de solução.

Enquanto o tempo de Deus não se revelar em nossas vidas, o sofrimento e a angústia permanecerão nos inquietando: “EU, PORÉM, ESPERAREI NO SENHOR; ESPEREI NO DEUS DA MINHA SALVAÇÃO” (Miquéias 7:7). Este “esperar” no Senhor não é outra coisa senão aguardar no tempo que foi determinado por Ele. Ademais, Deus é a nossa Corda e, ao mesmo tempo, o nosso Resgate: "O MEU SOCORRO VEM DO SENHOR QUE FEZ O CÉU E A TERRA" (Salmos 121:2).

O TEMPO CERTO É O DE DEUS

Muitas das vezes, as pessoas tentam colocar sobre a nossa vida responsabilidades e decisões que naquele momento nós não estávamos capacitados completamente para mudar aquela situação. E foi exatamente isto o que ocorreu com o jovem Uzias. Até que ele começou bem em seu reinado sobre a cidade de Jerusalém fazendo aquilo que era reto diante do Senhor. Mas ao obter inúmeras vitórias contra os inimigos com os quais ele guerreou, e com o passar do tempo, o seu coração se exaltou.

Vamos conferir o texto bíblico: “PREPAROU-LHES UZIAS, PARA TODO O EXÉRCITO, ESCUDOS, LANÇAS, CAPACETES, COURAÇAS E ARCOS E ATÉ FUNDAS PARA ATIRAR PEDRAS. FABRICOU EM JERUSALÉM MÁQUINAS, DE INVENÇÃO DE HOMENS PERITOS, DESTINADAS PARA AS TORRES E CANTOS DAS MURALHAS, PARA ATIRAREM FLECHAS E GRANDES PEDRAS; DIVULGOU-SE A SUA FAMA ATÉ MUITO LONGE, PORQUE FOI MARAVILHOSAMENTE AJUDADO, ATÉ QUE SE TORNOU FORTE. MAS, HAVENDO-SE JÁ FORTIFICADO, EXALTOU-SE O SEU CORAÇÃO PARA A SUA PRÓPRIA RUÍNA, E COMETEU TRANSGRESSÕES CONTRA O SENHOR, SEU DEUS, PORQUE ENTROU NO TEMPLO DO SENHOR PARA QUEIMAR INCENSO NO ALTAR DO INCENSO” (2 Crônicas 16:14-16).

Você me perguntaria: Que mal existe no fato do rei Uzias ter queimado o incenso¿ A função de queimar incenso no templo cabia tão somente ao sacerdote e não ao rei, era um ofício extremamente sagrado e, por isso, havia a exigência da presença de uma pessoa habilitada; conforme nós podemos ver nos versículos seguintes: “PORÉM O SACERDOTE AZARIAS ENTROU APÓS ELE COM OITENTA SACERDOTES DO SENHOR, HOMENS DA MAIOR FIRMEZA; E RESISTIRAM AO REI UZIAS E LHE DISSERAM: A TI, UZIAS, NÃO COMPETE QUEIMAR INCENSO PERANTE O SENHOR, MAS AOS SACERDOTES, FILHOS DE ARÃO, QUE SÃO CONSAGRADOS PARA ESTE MISTER; SAI DO SANTUÁRIO, PORQUE TRANSGREDISTE; NEM SERÁ ISSO PARA HONRA TUA DA PARTE DO SENHOR DEUS” (vers. 17,18).

Como lição, sempre que nós nos deixamos persuadir por pessoas que estejam fora da vontade e do tempo de Deus - as quais nos levam a tomar decisões precipitadas -, lá na frente um preço terá que se pagar: “ASSIM, FICOU LEPROSO O REI UZIAS ATÉ AO DIA DE SUA MORTE” (vers. 21). Então, não ultrapasse, não usurpe o tempo que cabe a Deus administrá-lo. Enquanto ele não chegar sobre a sua vida, espere com paciência no Senhor. Que Deus te abençoe hoje e sempre!

Por: Uilson Barbosa – Pastor e Prof. de Teologia (há 34 anos)